segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Orgia luminosa - 1 - Monumentos






Vá lá! Antes de prosseguir, tenha a bondade de votar, na consulta pública aqui do lado direito do ecrã. Já votou? Então incite os seus amigos e/ou colegas de trabalho a votar também. Bem haja!


Abundam em Tomar e tendem ainda assim a aumentar os aspectos chocantes. Que vão dos sem abrigo aos "acampados do Flecheiro" e do evidente desleixo à falta de uma orientação. Alguns passam até despercebidos, pois o ser humano é assim -com o tempo habitua-se praticamente a tudo.
Como é agora do domínio público, causando a irritação dos senhores camaristas, a autarquia está atascada em dívidas. Só as de curto prazo -que nenhum eleito faz ideia como liquidar- vão já nos 19,5 milhões de euros = 3,9 milhões de contos = 3.900.000.000 escudos!
Pois mesmo assim, a relativa maioria, em vez de procurar poupar, só não estraga mais porque não pode. No domínio da iluminação pública, por exemplo, é uma autêntica orgia, como mostram as fotos obtidas a noite passada. É sabido que deve haver iluminação, tanto por razões de segurança como de conforto. Mas o que é demais parece mal. Mesmo aceitando-se que o Castelo dos Templários e a Igreja de S. João estejam iluminados à noite para agradar aos eventuais visitantes, qual a utilidade dos projectores acesos em Santa Maria dos Olivais e, sobretudo, debaixo das duas pontes? Será para os cada vez menos peixes do Nabão poderem estudar à noite? Não seria melhor mandar desligar, pelo menos no Inverno? Com a poupança assim conseguida até podiam mandar afinar de novo a iluminação do castelo, que está uma vergonha, a denotar desmazelo. Em matéria de turismo e de promoção, as coisas ou se fazem com a melhor qualidade possível, ou mais vale estar quedo, para não causar má impressão.

Sem comentários: