quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Principais temas da semana

 A crise política nabantina é naturalmente o principal assunto da semana, ao qual CIDADE DE TOMAR consagra 3 páginas e parte da capa, particularmente apelativa. O semanário da Praça da República cinge-se aos factos, não fornecendo qualquer análise ou opinião sobre a ruptura do acordo bi-partidário que agora acabou..
Também o tornado de há um ano ocupa várias páginas, em geral para lamentar que auxílios então prometidos ainda não tenham sido entregues.
Outro tema quente é a agitação que vai pela irmandade da Misericórdia, com os irmãos João Baptista, Luís Salazar e Sérgio Martins a informar que tencionam impugnar as eleições marcadas para o próximo dia 15 de Dezembro, por considerarem que não são justas nem livres.

N'O TEMPLÁRIO a manchete é também sobre a crise política local, com os títulos a denotar, quiçá involuntariamente, alguma esperança e boa vontade. Informar que "Carrão lidera por 12 dias" ou que "PSD governa em minoria" tem algo de abuso de linguagem, sobretudo em relação a esta última. Se nem coligados conseguiram governar capazmente durante mais de dois anos, agora em minoria é que vão começar a governar? Tenho as minhas dúvidas. Tanto mais que, como bem demonstraram na recente Assembleia Municipal, PS e IpT não parecem dispostos a tolerar certas práticas autistas da relativa maioria. E como há cada vez mais dossiers escaldantes...
Para quem aprecie textos satíricos, recomenda-se a leitura da página 18: "O nosso triste fado autárquico". Por ser um estilo muito raro por estas bandas, pareceu-me extremamente saboroso.

O MIRANTE não foge à regra e trata também com algum relevo o actual momento político tomarense, conquanto o título de primeira página não seja dos mais felizes. Na verdade, a coligação acabou com  os parceiros a agredirem-se oralmente, e não por consentimento mútuo. Mas o principal interesse do semanário editado na Chamusca reside nas habituais crónicas "Última página", "Cavaleiro Andante", "Mirante Cor de Rosa", "Cartoon da notícia" e "Emails do outro mundo", todas total ou parcialmente dedicadas a Tomar e, salvo a primeira, aos seus políticos. O que mostra bem que no domínio do patusco estamos bastante bem servidos. Valha-nos isso, pois quanto ao resto...

Sem comentários: