terça-feira, 8 de novembro de 2011

Recortes de imprensa e outras notícias

Correio da Manhã, 08/11/2011, página 44

A situação é de tal modo adversa para os despesistas que até o presidente da câmara de Lisboa -a maior autarquia do país- se vê forçado a reduzir os gastos com a compra de jornais. Manda a verdade dizer que nessa área estamos muito bem servidos de autarcas aqui nas margens do Nabão. Os nossos eleitos do executivo têm os seus defeitos, como todos sabemos, mas não consta que sejam grandes consumidores de jornais ou de outras fontes de informação. Pelo contrário. Seguem Tomar a dianteira pela calada, e chega! Os que seguem, havendo também quem delegue semelhante "chatice".

Correio da Manhã, 08/11/2011, página 9

O que espanta num país em que os cérebros brilhantes não abundam, é que os existentes muitas vezes não passem de promessas, de hipóteses. Como neste caso do relatório sobre as empresas municipais. Grandes figuras foram convidadas pelo governo anterior, aceitaram a incumbência, foram gastando, gastando, e agora nada. Porque será? Quais serão os obstáculos ao parto do ansiado documento? Desinteligências no grupo? Outros compromissos? Pressões externas?
Sejam quais forem as causas, estamos perante uma situação muito semelhante à do executivo tomarense. Respeitáveis cidadãos aceitaram livremente desempenhar determinada função, que agora se mostram incapazes de levar a bom porto. Se não tencionavam empenhar-se a fundo, ou não tinham arcaboiço para as tarefas a desempenhar, porque não deram lugar a outros em tempo oportuno? Simples caça ao vil metal?

Enquanto isto, na terra gualdina, à medida que baixam as temperaturas aumenta a pressão nalguns ambientes. Continua agendada a demissão de Corvêlo de Sousa e a sua rendição por Carlos Carrão, lá para meados do mês. Já falta pouco para sabermos se tudo não passa de mais uma falsa partida. 
Na Misericórdia local parece haver irmãos pouco misericordiosos com os outros.Um familiar do distinto provedor em funções terá ameaçado fisicamente o irmão Sérgio Martins, lider da linha contestatária que impugnou a recente assembleia geral. Ao que consta, há pelo menos uma testemunha da ameação, que ocorreu no edifício da instituição.
Soube-se pela mesma fonte que o senhor bispo da diocese de Santarém estará de visita pastoral a Tomar no próximo dia 24, expressamente para tratar in loco da actual situação daquela santa casa, que pelos vistos tem irmãos pouco ou nada fraternos. Uma contradição, em suma. Mais uma, nesta abençoada terra.

Sem comentários: