sábado, 12 de setembro de 2009

DISTINÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR


Correu francamente bem a apresentação dos candidatos, dos mandatários e da comissão de honra do movimento "Tomar em primeiro lugar", cuja lista para a câmara é liderada por José Lebre. Foi ontem, sexta-feira, no anfiteatro da Biblioteca Municipal, com início às 18 horas, horário pouco conveniente para os comuns mortais. A sala estava composta. Entre 100 e 150 pessoas, incluindo os membros do referido movimento. Menos que na apresentação dos Independentes por Tomar. Mas muito mais distinção.
Na sessão dos "Independentes Pedro Marques", procuraram que estivessem presentes alguns elementos da camada social média-alta. E conseguiram. Ontem foi o exacto inverso. Maioria de casaco azul escuro e calça "caqui", sapato engraxado, camisa sem gravata, como agora se usa. Senhoras com vestuário cuidado e cabelos com indícios de ida ao cabeleireiro. Pessoas "bem nascidas" e outras convencidas disso. Votantes do lado direito do leque partidário. Uma minoria de "gente do povo". Uns para fazer o seu trabalho, outros para observar, outros ainda porque estão convencidos, ou "porque nunca se sabe". À nossa frente estavam três cidadãos com todo o ar de empreiteiros modestos, tipo "pato bravo", naturalmente em mangas de camisa.
Com o filho do candidato como mestre de cerimónias, função que desempenhou com evidente eficácia, usaram da palavra sucessivamente, Manuel Bonet, da comissão de honra, que leu uma mensagem de Jorge Ferreira, ausente por motivo de saúde; embaixador Pinto da França, igualmente da comissão de honta, e o mandatário da candidatura, o Dr. Correia Leal. A fechar, falou o cabeça de lista, arquitecto José Lebre, que reiterou todos os pontos já anteriormente apresentados, tanto no manifesto como na plataforma eleitoral.
Muito curiosa e divertida a animação do acto por um grupo de crianças vestidas "à templário", com bandeiras do movimento TPL e as palavras de ordem costumeiras -"Lebre amigo o povo está contigo" e "Tomar presente, Lebre a presidente". Sabe-se que "é de pequenino que se torce o pepino" e que cabe aos pais formar os filhos. Boa iniciativa, por conseguinte.
A um mês do acto eleitoral, não conseguimos ainda escolher entre uma de quatro possibilidades: 1) - Lebre está a conseguir conquistar os eleitores do CDS; 2) - Está a conseguir conquistar eleitorado ao PSD; 3) - Está a penetrar em ambos; 4) - Não consegue ir além da "mancha tradicionalista" urbana. Pode ser que a campanha eleitoral possibilite uma leitura mais precisa.
No final, como sempre acontece nos eventos promovidos por quem "tem berço", houve um "Porto de honra". Os bolos eram uma maravilha.

20 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Dr. António Rebelo

Se ouvi bem o Sr. Manuel Bonet esteve doente, não contava poder comparecer e escreveu uma carta ao Arq. José Lebre a dar conta da situação e manifestar-lhe o apoio.
Mas, como afinal melhorou e pode acontecer leu a carta e, no final entregou-a ao destinatário - Arq. Lebre.

Do Dr. Jorge Ferreira nem novas, nem mandatos, o que é no mínimo estranho. Também os candidatos à Assembleia Municipal, cuja lista foi justamente excluída pelo Tribunal primaram pela ausência, o que demonstra a falta de convicção pelo êxito do recurso para o Constitucional.

Finalmente uma palavra para sublinhar a elevação do que disseram os oradores, com excepção para o mandatário Leal, que não esteve à altura dos acontecimentos.

Que ele não possa com o Pedro Marques é um direito que lhe assiste, mas que seja intelectualmente desonesto e queira branquear a actuação do ex-presidente Paiva (para ele o melhor presidente que passou em Tomar!?) isso é inadmissível e fica como nódoa na cerimónia e que o Arq. Lebre não merecia.

Realmente há comportamentos que definem as pessoas que os têm!

Só ter dinheiro não chega, é preciso muito mais!!!!!

Anónimo disse...

Sr. Anónimo, está um pouco equivocado.

Tanto o Dr. Jorge Ferreira como o Dr. André Soares (nº1 e nº2 para a Assembleia Municipal) estiveram presentes, apenas chegaram atrasados porque não vivem da politica e como tal só se despacharam da sua vida profissional mais tarde. Estiveram ainda presentes outros membros como por exemplo Manuel Schulz. Parece-me que teve desatento....

Anónimo disse...

Não tive, não!
Não tive, não!

Vi lá o Sr. Manuel Schulz, vi, mas o Dr. J. Ferreira não foi notado!

Chegou atrasado e cumpriu a tradição da sua candidatura à assembleia perante o Tribunal - incompleta e atrasada!

Claro e o juiz é que é culpado e a decisão estranha!

Valha-nos Deus!

Anónimo disse...

Esteve sim senhor o Dr. Jorge Ferreira. Mas chegou atrasado, devido a exames médicos em Lisboa. Como é do conhecimento geral,o Dr. Jorge Ferreira padece, infelizmente, de uma grave doença incurável que implica revisões médicas periódicas.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Civilizem-se. A doença e os tratamentos com quimioterapia não servem para brincar nem para o combate político.

Anónimo disse...

A presença constante do Paiva em fotografias e jornais locais do PSD procura passar a mensagem de que ele é que continua a ser o verdadeiro presidente da Câmara. O Leal diz que o Paiva foi o melhor presidente que Tomar teve. Sendo o Paiva o presidente informal não de entende o elogio. Para que é que o Lebre se candidata se o Paiva é o melhor?

Anónimo disse...

haha, ganda noia

Anónimo disse...

Bem visto. A "elite" tomarense há dezenas de anos que anda perdida, por isso o pode no concelho caiu nas mãos da plebe.

Anónimo disse...

Já agora entre outros candidatos à Assembleia estiveram também presentes na cerimónia, para alé dos já mencionados, Américo Bernanrdo, das Ollhas, e Fernanda Rivotti.
Não sejam amuzinhos. O povo é soberano e é quem vai decidir.
Quanto ao Arquitecto Lebre parabéns pelo excelente discurso!
Há muito que não se ouvia palavras tão acertadas.
Vou votar Lebre!
A Campanha ainda não começou. Não estejam nervosos!

Anónimo disse...

Uma coisa tem de ser dita, o Lebre tem um jornal a fazer-lhe campanha e agora tem mais um blogue.
Betos armados aos pincarelhos. Deram cabo desta terra e continuam

Anónimo disse...

Para 15:34

Você deve estar a ver a realidade local através de óculos partidários. Já agora podia fazer o favor de nos dizer qual é a marca que usa?
Num outro âmbito, mas para aproveitar esta boleia: Tenham respeito e piedade pelo Dr. Jorge Ferreira, que sofre como poucos ante a perspectiva de deixar este mundo em breve. Leiam o que escreveu em wwwnabantia.blogspot.com e tirem as vossas conclusões.

Anónimo disse...

Pobre País este... Que futuro nos está reservado com gente que não respeita nada nem ninguém? Permitam-me uma modesta opinião: em vez de sete candidatos à presidência da Cãmara, os tomarenses teriam muito mais a ganhar, muito mais, repito, se todos tivessem reunido e entre si escolhido os melhores para formar uma equipa forte e capaz para colocar Tomar no lugar que merece... Com esta divisão, não vamos a lado nenhum!

Anónimo disse...

acha que com o ferreira, o becerra e os hugos, mais o paiva, relvas e carrão era possível?

estes tipos não cedem um milímetro nos seus negócios de poder, de influência, de feira de vaidades, de rivalidades!

só olham para o umbigo e pensam sempre: "Tomar sou eu!!!!!"

eles são o centrão deste país!!!!

Anónimo disse...

Se pelo menos conseguíssemos aprender alguma coisa com o que está e vai acontecer em termos eleitorais, já não seria nada mau. Mas duvido que assim possa acontecer.

Anónimo disse...

"acha que com o ferreira, o becerra e os hugos,... estes tipos não cedem um milímetro nos seus negócios de poder, de influência, de feira de vaidades, de rivalidades!"

Ó senhor, os gajos são uns tesos, sem poder nenhum e vaidade vá-se lá saber do quê!

Anónimo disse...

Concordo que o Lebre não merecia que o Caga milhões do Leal lhe estragasse a cerimónia e permitisse que através deste, ele e a sua equipa não passem de marionetas ao serviço da estratégia do Relvas e do PSD.
Triste papel a que se prestam.

Anónimo disse...

Os betinhos falidos cá do burgo a quererem tacho para mamar à custa do orçamento!
É um espectáculo...!!!

Anónimo disse...

"Os betinhos falidos cá do burgo a quererem tacho para mamar à custa do orçamento!
É um espectáculo...!!!"

Que infâmia! Lamentável! Gentalha sem escrúspulos.

Anónimo disse...

O Relvas anda a fazer acmpanha contra a Mnauela ferreira Leite.
O gajo quer que a velha perca, para a fazer cair no congresso, esperançado que o seu pedrinho pasos coelho, um dos adnminsitradores da resistejo (tudo serve para sacar dinheiro)vença as eleições no partido.
Pobre país.
O Moita Flores fex-lhe o jeito de condecorar Sócrates nesta altura.
O Mirante desanca no Pacheco Pereira
e até o Jaime dos Casais marca cerimónia do lançamento do Centro Escolar à mesma hora que a Manela vem a Tomar. Isto é simplemsnte porco. O Relvas no seu melhor.
Quem não o conheça que o compre!
Oportunista e chuleco da politica!