quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

COLABORAÇÃO DA PAPELARIA CLIPNETO
Os dois semanários locais publicam o nosso apelo para salvar a Janela do Capítulo, o que naturalmente agradecemos. CIDADE DE TOMAR vai até bastante mais longe, ao publicar uma entrevista com o coordenador cá da casa, na página 14, bem como largos excertos de Tomar a dianteira, incluindo fotos, na página 15. Manda a boa educação agradecer a ajuda, tanto mais que o director do jornal também subscreveu o nosso apelo.
Outras notícias no semanário da Praça da República dizem que "Câmara de Tomar não actualiza a página na internet" (Se fosse só a página da internet, estaríamos muito melhor, acrescentamos nós), "Montes de lixo na ex- estação da CP de Santa Cita", "Projectos gorados, suspensos ou retardados" e "Queixa na câmara por causa de praga de carraças". Em relação a esta última, há dois aspectos a realçar. Um é o facto de o munícipe em causa não se dar conta de que está ele próprio a ser carraça. Questão de vivência, pois claro. O outro é o óbvio jogo de palavras, com Corvêlo de Sousa e restantes autarcas a pensarem: Carraça de munícipes que aqui aparecem; já não bastava o do ruído do Willys Bar!
Tenham paciência ! É para isso também que aí estão.
Fiel à sua usual linha editorial, O TEMPLÁRIO faz manchete com "Acidentes provocam feridos", logo seguido de "Misericórdia gere 2,5 milhões" e "Casa das Ratas com nova alma".
Em relação à multicentenária Santa Casa, verifica-se mais uma vez que, conforme vem acontecendo por toda a Europa e no nosso país, as tradicionais instuições de assistência estão, pouco a pouco, a transformar-se em empresas da indústria assistencial, dado o aumento muito considerável de pessoas idosas.
O mesmo acontece de resto com a popular Casa das Ratas, praticamente um fenómeno sociológico de geração espontânea, agora com gente nova, de sangue na guelra, buscando com prudência novos caminhos para o futuro. (Ah! Se os nossos autarcas também assim agissem...) Oxalá tenham sorte ! Os das ratas e os autarcas, pois então !
Semanário assumidamente regional com três edições algo diferentes, consoante as regiões, O MIRANTE destaca, na primeira página, "Serrações em risco de fechar se não for solucionado o problema da falta de madeira de pinho", seguindo-se uma foto dos trabalhadores da IFM/PLATEX, que continuam a batalhar no sentido de garantirem os seus postos de trabalho, numa empresa cujo futuro não parece nada claro. Na página 11, o habitual "Cartoon da notícia", com montagem fotográfica a cores, é sobre a reunião pública da autarquia tomarense. E sobre as carraças, como não podia deixar de ser. Na página anterior uma foto antiga, a preto e branco, onde se reconhecem várias figuras locais e/ou regionais: Pedro Marques ao lado de Jorge Lacão, António Rodrigues, presidente de Torres Novas, Alberto das Portas e Mário Cobra.
Para finalizar, convidamos os nossos leitores que gostam de decifrar charadas, a indicarem-nos o que há de estranho na fotografia da Janela do Capítulo, publicada na página 10 d'O TEMPLÁRIO. Coragem e paciência, são os nossos votos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Por falar em carraças, será que o Sr. Provedor das vistas Nabantinas, não poderia dar uma palavrinha ao grande "Decisor", para que sejam levantados os cartazes da tentativa do professor, perdão empresário, para um dia ser presidente da Edilidade?

Tendo sido o grande "decisor" da limpeza na ultima decada, fica-lhe mal a atitude de miudo mimado e a fazer birra!
Carrão remova os cartases e mande-se a conta do serviço ao CDS!!

É que a população meteu "Patines" ao grande "decisor" para ir dar aulas, novamente perdão, vender pizzas, e este limita-se a fazer campanha negra na rádio, faça o que lhe compete, REMOVA A CAMPANHA A GANHAR PATINE!!!

GANDA NOIA!

Anónimo disse...

O ATENDEDOR DE CHAMADAS DOS AVÓS:

"Bom dia! De momento não estamos em casa mas por favor deixe-nos a sua mensagem depois de ouvir o sinal sonoro:


_ Se é um dos nossos filhos, prima 1

_ Se precisa que lhe guardemos as crianças, prima 2

_Se quer que lhe emprestemos o carro, prima 3

_Se quer que lavemos a roupa e a passemos a ferro, prima 4

_Se quer que as crianças durmam aqui em casa, prima 5

_Se quer que os vamos buscar à escola, prima 6

_Se quer que lhe preparemos uns bolinhos para domingo, prima 7

_Se querem vir comer cá a casa, prima 8

_Se precisam de dinheiro, prima 9

_Se é um dos nossos amigos, pode falar!"