sábado, 12 de dezembro de 2009

AS VONTADES MUDAM COM O TEMPO

Foto A



Foto B



Foto C


As três fotos acima documentam três épocas, três vontades colectivas, três modos de agir sobre a envolvência. A foto A mostra-nos a Ermida da Conceição por volta de 1900. Com os sinais dos séculos. Até a parte superior direita -o exterior da cúpula e o pequeno terraço, concluídos apenas na primeira metade do século XIX, já tinham adquirido praticamente a mesma pátina das restantes paredes em pedra.
A foto B permite-nos constatar que 100 anos após a primeira, o aspecto exterior da capela se mantinha praticamente idêntico. Com os mesmos tons nos mesmos locais. Como que a contrariar os que afirmam que o tempo suja os monumentos. Bem ao contrário. Dá-lhes carácter, personalidade, o aspecto da idade em suma. Algo que até hoje ainda ninguém conseguiu imitar.
Talvez por isso, quiçá contra essa evidente incapacidade, os homens tenham resolvido que, esteticamente, bem lavadinho, e bem caiadinho quando necessário, é que é bonito. Exactamente o aspecto da fotografia. De um ano para o outro, o multicentenário monumento funerário nunca utilizado de D. João III rejuvenesceu alguns séculos. Parece agora uma capela contemporânea, concluída o ano passado e num estilo a imitar os antigos gregos e romanos.
Azar dos azares para os arautos da limpeza/lavagem dos monumentos, agora é que a parte caiada está mesmo suja, e isso nota-se. Façam o favor de a voltar a caiar, que assim está uma vergonha. Afinal querem ou não querem limpeza ? Ou o que pretendem realmente é "limpar" os fundos de Bruxelas ?

Sem comentários: