segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

ORA ATÉ QUE ENFIM !!!

Ora até que enfim que uma leitora teve a coragem de "dar a cara" e escrever-nos o que lhe vai na alma. Com assinatura e tudo. Bem haja, simpática leitora licenciada. Pode crer que não é nada fácil, para quem escreve por gosto, ter por vezes a impressão de que anda a falar aos peixinhos, como o meu homónimo de Lisboa e Pádua.
Dirão as habituais Cassandras que o estilo não é o melhor, nem honra propriamente o estabelecimento que a formou. Haja paciência ! Roma e Pavia não se fizeram num dia. É pela prática do debate sereno que havemos de chegar a uma certa qualidade, mas isso leva tempo, sobretudo numa terra onde o pessoal continua a fazer gala em ostentar aquele ar monacal, que mostra todo um programa de vida. Mas vamos ao essencial, que se faz tarde, e nem todos têm vagar para estas divagações. Sobretudo nas repartições públicas onde, como é sabido, salvo raras excepções, o trabalho aperta e impõe ritmos de vida frenéticos. Adiante, pois !
O outro dizia "Sou ateu graças a Deus". Não irei tão longe, admitindo todavia que desde há muito me considero ignorante. Chego até ao ponto de acreditar que quanto mais aprendo menos sei, já a leitora pode ver ! Então em matéria de restauro nem se fala ! Não pesco mesmo nada do assunto ! Tenho porém olhos na cara, amigos que são também licenciados (um até pelo mesmo estabelecimento de ensino que a simpática leitora), bem como uma cabeça que julgo funcionar menos mal. Nestas condições, cuido não pertencer ao grupo imenso dos menos artilhados para contestar, protestar, explicar, debater questões de cidadania, sejam elas quais forem e doam a quem doerem. Quem anda à chuva molha-se e nas sociedades abertas, como a nossa, a pluviosidade é permanente, por vezes cá com cada bátega !
Nesta questão dos monumentos, da Janela do Capítulo, das limpezas, dos restauros e das lavagens, o que me angustia é aquilo a que a senhora não responde -Se temos assim tantos especialistas credenciados, tantos técnicos de gabarito, tanta gente competente e com larga experiência nessa área, porque é que aconteceram já tantos desastres (Jerónimos, Torre de Belém, Convento de Jesus, Ermida da Conceição, Exterior do Corredor do Cruzeiro, etc.) com estragos irreparáveis ??? Dizer que as coisas correram mal (ou não correram bem) não esclarece peva. E a sua resposta infelizmente também não.
É costume dizer-se em linguagem popular -e portanto não universitária, que horror- "Não há pior cego do que aquele que não quer ver". Na incrível obstinação em relação à limpeza do símbolo maior de Tomar -cuja necessidade ainda está por demonstrar- parece-me haver algum factor que subjuga tudo e todos, que por enquanto ainda não consegui identificar cabalmente. Mas continuarei a envidar todos os esforços para lá chegar. Para obstinados, obstinado e meio.
Aceite os meus agradecimentos pela sua amável resposta ASSINADA, muito mais eloquente do que à partida possa ter pensado (já terá ouvido falar certamente em "carne para canhão", quando nos referimos aos soldados que são mandados para a frente de batalha, mal treinados e mal equipados, só para entreter o inimigo e tentar ganhar tempo...).
Saudações Cordiais e votos de Bom Natal e Feliz ano Novo,

António Rebelo

1 comentário:

Anónimo disse...

Em Tomar há muitos "coça-tomates". Mas não é o caso do mentor deste blogue!
É pena assistir a uma perseguição a quem sabe criticar. Estranha forma de demonstrar vivência democrática. Talvez vivesssem melhor numa ditadurazita...
Cresçam!