terça-feira, 29 de dezembro de 2009

CONTINUAMOS A TENTAR SALVAR A JANELA


A questão da limpeza/lavagem da Janela do Capítulo continua na ordem do dia, apesar do silêncio reinante e da lamentável atitude da maioria PSD/PS/CDS na Assembleia Municipal. Lá para o final da próxima semana, esperamos ter novidades para os cidadãos realmente amigos da sua terra, para quem o interesse da comunidade está sempre antes da carteira de meia dúzia, ou das opções lisboetas, venham elas de onde vierem.
Entretanto, após esforços consideráveis, graças ao trabalho do fotógrafo aqui do blogue e à ajuda preciosa do piloto do nosso helicóptero, é-nos agora possível apresentar uma perspectiva exclusiva de parte do Convento de Cristo, naturalmente protegida por rigoroso copyright.
Na foto de cima, o Convento visto de noroeste, mostra toda a sua imponência. Na foto de baixo, tirada de uma posição assaz rara, mesmo em helicóptero, no sentido sudoeste/nordeste, vemos no primeiro plano parte do telhado do Claustro dos Corvos, com a edícula circular da escada de caracol, ainda não lavada. No segundo plano, parte do telhado novo do Corredor do Cruzeiro e o exterior da respectiva capela, já depois da tal "limpeza por escovagem". No terceiro plano, o Coro Manuelino, que permite ver a diferença de patine entre as partes já alvo de limpeza/lavagem, e as outras.
Dado que as mesmas causas, nas mesmas condições exteriores, produzem sempre os mesmos efeitos, a Janela do Capítulo e toda a fachada manuelina, caso consigam resistir sem estragos demasiados aos trabalhos previstos, terão depois o mesmo aspecto do exterior da capela do cruzeiro e da torre anexa. Se acham que fica melhor...nós não !
Finalmente, ao fundo, a parte superior da Charola e, do lado esquerdo, os andaimes e plataformas para os tais testes, tendo em vista a limpeza/lavagem da Janela, já aqui referidos em escritos anteriores.
(A foto de cima é d'O TEMPLÁRIO, a quem agradecemos. A outra é de Tomar a dianteira)

Sem comentários: