segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

OUTRAS ÉPOCAS, REALIDADE E FANTASIA


Está a ver ?! Não lhe serviu de nada a artimanha de, em simultâneo, usar o anonimato e comentar só agora um post que já está no arquivo do blogue. ( Ver "Monumentos e obras", 3, 2 e 1)
Normalmente nem lhe responderíamos, posto que "a palavras loucas, orelhas moucas". Contudo, como estamos em época natalícia e nunca é tarde para aprender, tanto para si, como para nós e para os restantes leitores, aqui vai o que se nos oferece, para já, dizer sobre o assunto.
Dado o estilo nitidamente crispado e de donzela ofendida do seu comentário, e como ignoramos se é cavalheiro ou dama, vamos usar Vossa Mercê. Esperamos que não se moleste com tão pouco. Pois afirma Vossa Mercê que tem de chegar à conclusão... Tem toda a razão ! Cada qual chega às conclusões que pode e, em raríssimos casos, às que quer. Estamos num país aberto, o que lhe permite escrever publicamente o que entender. Se fosse aqui há 36 anos atrás, já era diferente. Teria de falar para dentro, para evitar problemas. Essa época felizmente acabou, mas há ainda muitas cabeças assim formatadas. A sua, por exemplo. Porque essa do "Garantidamente se fosse eu a realizar o trabalho a que se refere, processava-o." Mais aqueloutra "talvez o IGESPAR precise de investigar", são do mais ignorante e pidesco jamais escrito neste blogue. Absolutamente reprovável e a roçar o ridículo, para usar os seus próprios termos. Como passamos a demonstrar.
Sobre o "processava-o", Vossa Mercê está só a alardear basófia, prosápia e possibilidades que não tem. Do tipo "segurem-me, senão faça uma desgraça". Na verdade, processava quem e porquê ? Por invasão de propriedade privada ? Não podia porque o Convento de Cristo é um espaço público. Por ter visitado uma zona privada, reservada ou vedada "a pessoas estranhas ao serviço" ? Também não podia, em virtude dos direitos constitucionais de qualquer cidadão. Assim: "Artigo 37º - 1 - Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informado, sem impedimentos nem discriminações. 2 - O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado, por qualquer tipo ou forma de censura." Assim sendo, quem é que lhe aceitaria semelhante queixa ? Está a sugerir que os advogados e os magistrados ignoram as leis em que vivem, designadamente a primeira delas todas -a Constituição ? Vai certamente murmurar que não concorda com a Constituição, por mais isto, mais aquilo e mais aqueloutro. Está, mais uma vez, no seu direito. Mas enquanto estiver em vigor, é obrigado a cumpri-la, quer queira, quer não.
Resta a alusão ao IGESPAR. Contrariamente ao que afirma, o IGESPAR não precisa de investigar. Precisa, isso sim, é de estar à altura das missões que lhe estão confiadas, o que até agora tem estado longe de acontecer, designadamente na área turística operacional de cada monumento, mas não só.
Concluindo -estão a tentar mexer-lhe na carteira e disso ninguém gosta, não é verdade ? Pois vá-se habituando que a época de ouro está no fim e a partir de agora, quanto mais para frente pior. Não há bem que sempre dure, nem há mal que não se acabe. Ou vice-versa. Depende da situação de cada um em cada momento.

Tenha um bom Natal e um feliz Ano Novo. E procure não se exaltar! Olhe o coração !

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite,

Sei que o senhor é uma pessoa atenta aos problemas de Tomar, e que o seu blogue é um "ponto de encontro" de algumas ditas individualidades desta terra e por isso gostava fazer deste comentário uma forma de denunciar um caso lastimável que acontece nesta cidade.
Eu falo no caso das obras da Choromela. O que acontece nesta zona da cidade é lastimavel e transmite a imagem deste executivo.
Só para ter uma ideia as obras começaram á mais de um ano e ainda nao terminaram. Convido-o a si e os que querem ver esta situaçao com os seus proprios olhos.
As desculpas da camara sao as mais variadas, que nao tem nada haver que a empresa(ja faliu) é que tem, enfim a conversa fiada. Porque durante o principio do mes de Outubro ainda se viu alguma actividade mas foi só até aquele fim de semana que todos sabemos.
É um pedido que faço ao Dr. Rebelo por saber que é uma pessoa dedicada a este acontecimentos menos bons da nossa cidade um passeio pela Choromela.

Um bem haja

Anónimo disse...

O comentário do anónimo em imagem, é uma ameaça expressa! Sim, que esta gente já nem sequer está para subtilezas.

Acesso a obras?! Mas agora é necessário requerimento ao papa para aceder a obras públicas, cujo acesso não constitua perigo para as pessoas?!!
Que noção da "coisa pública" o/a anónimo/a tem.

Já agora:
Vá fazer ameaças para outra freguesia.