sábado, 12 de dezembro de 2009

INSÓLITOS TOMARENSES - 13

Não havia necessidade ! Aquando da recente retirada da propaganda eleitoral, alguns painéis e cartazes foram esquecidos. Na rotunda frente ao quartel, por exemplo, havia um do CDS, outro já ultrapassado, duma feira de automóveis usados, em Abrantes, e uma bandeirola da CDU, pendurada no poste. Houve quem se manifestasse aqui no blogue contra o painel do CDS/Ivo Santos. Até que, uma noite destas, houve também quem fizesse o trabalho que se vê na foto. Mas deixaram o outro painel e a bandeirola. Está mal ! Mostra "um misto de ódio, inveja e desprezo que arrepiam de nojo. Que gente é esta ? Que nação é esta que produz gente assim ? Que, pela frente, calam, obedecem e curvam a espinha. Mas por trás caluniam, insultam, e vomitam até à náusea essa tão antiga e fatal característica portuguesa: a inveja."
Acabo de citar Miguel Sousa Tavares, no EXPRESSO de hoje. O contexto é diferente, mas o pessoal é o mesmo. E entre o anonimato e a calada da noite, não vejo grande diferença.


Embora com problemas graves, e uma crise que está ainda longe do fim, manda o realismo reconhecer que vivemos num bom país e numa excelente cidade. Os habitantes é que nem sempre nem todos estão à altura das circunstâncias. Quanto ao ambiente em geral, não nos podemos queixar. Dantes havia a árvore das patacas (em Macau, sobretudo). Agora, até temos árvores que dão garrafas de água mineral. Já com água e tudo. É certo que são garrafas das mais pequenas, mas mesmo assim... O leitor duvida ? Então faça favor de olhar para a fotografia com mais atenção. Nem assim ? Trate de mudar de óculos quanto antes !



Com árvores tão produtivas e um clima tão ameno, mesmo com gente tão infrequentável como a que se entretém a destruir propaganda eleitoral pela calada da noite, não há razões para dormir mal. Direi até que, na circunstância documentada na foto, não será nada conveniente ter sonhos agitados, que impliquem virar-se para um lado e para o outro, ou espernear. Caso contrário, é banho garantido, uns metros mais abaixo. De água mais ou menos corrente e (quase) sem tratamentos químicos. Querem melhor ? Eu não disse já que somos uma grande terra ?


Sem comentários: