quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL





COLABORAÇÃO DA PAPELARIA CLIPNETO
Abrimos com um esclarecimento prévio. Por imperativos técnicos, originados pelas restrições do blogue, só podemos publicar uma máximo de 3 ilustrações em cada post. Por esta razão, dado que esta semana lemos os quatro semanários da região, houve necessidade de omitir a ilustração de um deles. Calhou ao MIRANTE, que por isso tem honras de abertura.
A sua manchete refere-se ao Natal assim: "Puseram em cima da festa do Natal a festa do consumo". A afirmação é do padre Frutuoso Matias, natural de Santarém, e actual pároco de Tomar, após alguns anos na Asseiceira, com fotografia a cores logo abaixo do título. Nas páginas interiores, numa entrevista de duas páginas, ficamos a saber, entre muitos outros temas, que "Os portugueses têm tendência para beijar tudo e mais alguma coisa" ..."E precisam que lhes facilitem a vida para que se possam desenvolver com as suas capacidades. As pessoas não podem estar à espera qe o Governo lhes dê o almoço já feito". Lá isso é verdade, senhor padre. Mas os tomarenses... E quanto a essa de beijar tudo e mais alguma coisa...salvo seja !
"Centro Ambiental de Tomar avalia qualidade do ar" e "Pedreira com nova rede de águas e esgotos" são outros assuntos tratados n'O MIRANTE desta semana. Se nos é permitida uma opinião, parece-nos particularmente pertinente a avaliação da qualidade do ar que se vai respirando por aqui. São tantas as novas indústrias instaladas, que, mesmo dotadas das mais modernas tecnologias de tratamento de fumos, não podem deixar de poluir, e muito, a atmosfera nabantina. Ou estamos a ver mal ?
O TEMPLÁRIO abre com "Platex pede insolvência" e "Ponte inaugurada há um ano - Acesso ao mercado é "caminho de cabras". Se quem nos lê fizer o favor de ir ao arquivo aqui do blogue, clicar em 2008 e depois em "Nova ponte e arredores -só maravilhas", verá que já nessa altura o acesso da nova ponte ao mercado era notícia. Sinal de que as coisas evoluem para melhor e muito rapidamente...É como vos dizemos -Vale a pena pagar impostos e outras alcavalas !
Merece igualmente destaque o fascículo "Um olhar sobre Tomar", com fotografias aéreas da nossa terra. Custa um euro, mas julgamos valer a pena.
"Trabalhadores da IFM na sessão de segunda-feira - Assembleia Municipal assume apoio dos órgãos autárquicos", destaca CIDADE DE TOMAR na sua primeira página. Logo ao lado esta preciosidade: "Obras a cargo dos SMAS - Águas e esgotos da Pedreira 36 por cento concluídas". Serão mesmo 36 por cento ?
Na última página, o decano da imprensa tomarense publica uma boa reportagem sobre o Aqueduto dos Pegões", enquanto que as habituais "Conversas Ajardinadas", na página 26, merecem leitura.
Finalmente, O RIBATEJO é muito explícito: "Câmara de Santarém em apertos financeiros", a toda a largura da primeira página. No interior, outro título significativo -"Orçamento de crise aprovado na Assembleia", logo seguido desta pesada frase- "A câmara está com dificuldade em pagar vencimentos e prestações dos empréstimos, e já suspendeu pagamentos de ajudas de custo e horas extra aos funcionários". É claro que estas notícias tristes nada têm a ver com Tomar. O orçamento ainda nem sequer foi apresentado, mas deve ser apenas porque o executivo tem alguma dificuldade em arranjar obras para tantas receitas previsíveis... Salvo erro !
Em todo o caso, se fôssemos funcionários ou fornecedores da CMT, íamos já açambarcando água (enquanto não aumenta), para pôr as barbas de molho...
Bom Natal para todos !

(O negrito é de Tomar a dianteira)

3 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida que já conheci o Mirante em melhores tempos!

Anónimo disse...

Bom dia António Rebelo e bom Natal,

Contrariando as melhores expectativas do inefável presidente da autarquia Corvêlo de Sousa no que ao futuro da Platex/IFM, a EDP deu esta semana a machadada final no lento agonizar daquela unidade industrial, ao cortar a energia eléctrica aos sectores que ainda dela dispunham. As dificuldades no cumprimento do acordo entre as duas empresas, traduzidas no não pagamento faseado da dívida que já rondava o milhão de euros por parte da Ifm à EDP levou a que esta tomasse a decisão de proceder ao corte total no abastecimento. Agora, segundo me foi informado, nem o pessoal administrativo que ainda cumpria tarefas de rotina pode trabalhar.
O presidente da câmara veio de Lisboa onde se deslocou para "apoiar" os trabalhadores que para manifestarem as suas preocupações, com a certeza do melhor dos cenários. Era, segundo me foi garantido, o único a pensar assim! O sentimento geral era de desânimo, a que nem sequer os delegados sindicais e sindicalistas escaparam.
Isto demonstra a irrealidade em que vivem os nossos governantes que nem sequer sabem ler nas entrelinhas a crueza dos factos e das intençoes a eles subjacentes.

Uma nota final: a Platex/IFM, conbtrariamente ao que afirma O Mirante não tem (nem nunca teve!) sede em Tomar.

Anónimo disse...

No dia em que um sindicalismo mostrar ânimo ou falar bem de alguma coisa...
Em grande parte das vezes são infelizmente os primeiros responsáveis pelo que de mal acontece.