quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA DA ZONA DESTA SEMANA

COLABORAÇÃO CLIPNETO
Quem cumpriu o serviço militar obrigatório sabe que a antiguidade é um posto, entre iguais. Daí começarmos com o decano da imprensa tomarense. Numa das suas relativamente raras intervenções escritas no periódico que dirige, António Madureira escreve esta semana na sua "Nota do director" que "Importa...reafirmar que tais intervenções são feitas com profundo sentido ético, sempre na defesa da nossa cidade... ...e nunca, por nunca ser, visando individualmente quem quer que seja." Ser-se de algum modo constrangido a escrever isto no mais importante jornal local, do qual se é director há mais de dez anos, mostra bem onde nos situamos no panorama nacional, em termos de liberdade de expressão.
No mesmo semanário, a manchete da semana constitui outro triste sinal dos tempos: "Custos acrescidos nas obras de construção das Escolas Nuno Álvares Pereira - Actualizações custam mais dois milhões e 380 mil euros". Acrescenta a notícia que tais acréscimos resultam de erros dos projectos. Será que os respectivos autores de tais erros vão ser chamados a assumir responsabilidades ?
"Apesar da falta de verbas para simples manutenções - Mata dos sete montes deixa estragar lenha em vez de a vender" é outro destaque de primeira página do semanário da Praça da República, que inclui igualmente uma ampla reportagem fotográfica dos principais acontecimentos de 2009.
Na penúltima página, com o evidente selo MC, uma irónica conversa com a estátua do Infante D. Henrique, bem como uma brincadeira com os actuais apertos financeiros da Câmara de Santarém, aqui destacados na passada semana, a partir da manchete d'O RIBATEJO. " Grande crise já vem em Santarém" é o título do curto comentário brincalhão, que convém ler tendo em conta o velho dito popular "A brincar a brincar..."



A principal notícia d'O TEMPLÁRIO desta semana(quanto a nós, claro), tem tudo a ver com a da "Grande crise já vem em Santarém". Infelizmente para muitos cidadãos, essa notícia está apenas na edição electrónica, o que nos leva a resumi-la aqui. Segundo o semanário dirigido por José Gaio, um tribunal arbitral, escolhido por ambas as partes, já está em actividade e dispõe de seis meses para decidir se a Câmara de Tomar terá ou não de pagar à Parq T, da Bragaparques, a título de reparação por prejuízos sofridos, um total de 8 milhões de euros, acrescidos dos custos processuais. Leu bem, caro/a leitor/a: um milhão e 600 mil contos, por causa de mais uma argolada da anterior maioria, por acaso da mesma cor da actual. Tenciona a autarquia pedir contas a alguém, por evidente gestão no mínimo negligente, no máximo danosa ?
Os contribuintes nabantinos ficariam muito agradecidos se alguém fosse obrigado a assumir responsabilidades.
"Adega cooperativa bate no fundo", é a manchete d'O Templário, que dispensa outros comentários. Apenas uma achega pessoal -mais uma empresa tomarense atingida pela síndrome nabantina, que se caracteriza por custos demasiado elevados para os benefícios disponíveis. Tal como acontece com a autarquia e com o governo.
Igualmente no semanário de além da ponte é notícia o realojamento do Rogério, que antes dormia com o chapéu aberto quando chovia. A autarquia atribuiu-lhe um pequeno mas funcional alojamento da Rua da Saboaria. Aqui fica o registo, para não estarmos sempre a dizer mal.

Para a região de Tomar, O MIRANTE publica duas notícias de grande interesse. Eis os seus títulos, ambos a uma coluna, mas na primeira página: "Relvas "empurra" Vasco Cunha para mais um mandato à frente da distrital do PSD" e "Janela do Capítulo vai ser limpa apesar dos protestos -Iria Caetano, directora do Convento de Cristo, garante que não serão utilizados métodos abrasivos."
A notícia envolvendo o presidente da assembleia municipal de Tomar, só tem interesse para os nabantinos porque o ex-deputado afirmou, a dado passo que, "Quem precisa de mudar é o PSD nacional, e não o PSD distrital." Dado que ainda a semana passada, conforme aqui referimos, o socialista Hugo Cristóvão escreveu e disse cobras e lagartos sobre a gestão autárquica do PSD, há aqui um nítido desencontro. Tanto mais importante e significativo, quanto é certo que praticamente todas as câmaras da região já têm os respectivos orçamentos e grandes opções do plano para 2010, aprovados pelas assembleias municipais respectivas, e aqui em Tomar nicles batatoides. Que se saiba ainda não existe sequer um rascunho para apresentar ao executivo.
Que quererá isto dizer ?
Sobre a questão da Janela do Capítulo, a notícia d'O MIRANTE nada adianta em relação ao anteriormente referido n'O TEMPLÁRIO, salvo o título de primeira página, realmente mais categórico. Dado que, como é do conhecimento geral, este blogue está desde o início envolvido no problema, parece-nos oportuno dizer que, por enquanto, apenas uma coisa é certa -se a limpeza vier a ser feita, já não será de modo algum a que estava inicialmente prevista, como claramente resulta do novo discurso do IGESPAR, através de Iria Caetano: "A remoção dos líquenes não retirará a patine das paredes. A imagem será diferente da actual, mas sempre acusando a passagem do tempo." Vamos esperar para ver, mas anotando desde já que em todas as limpezas anteriores, designadamente na Ermida da Conceição e no exterior do corredor do Cruzeiro ou na Fachada Sul do Convento de Cristo, não foi isso que aconteceu, nem de perto nem de longe. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades ?
Esperamos ter novidades sobre este assunto dentro de alguns dias e cá estaremos para avaliar à posteriori aquilo que vier a ser feito. Depois não digam que não foram avisados...
Desejamos um novo ano o mais clemente possível para todos. Alá é grande, mas mesmo assim ignora-se se há lá para todos...

3 comentários:

sKEo disse...

Uma pergunta inocente: quem é o Rogério ? É o sem-abrigo que dorme mesmo à frente do Hotel dos Templários, na Capela ?

Sebastião Barros disse...

O Rogério é aquele engraxador que exerce na Rua dos Arcos, ali ao lado do café Tendinha.
O infeliz cidadão que ocupa os sanitários junto à capela de S. Gregório é o José Carlos Sousa, também conhecido pelo Zé Bazaruco. O pequeno alojamento agora atribuído ao Rogério foi-lhe antes proposto, mas ele preferiu continuar na retrete. No antigo Lar de S. José é que era...e como ontem andavam por lá a limpar a vegetação exterior, pode ser que...
Como Fátima não é muito longe, até pode acontecer um milagre. Oxalá !

Anónimo disse...

RESPOSTA A SKEO

V.Exa ou está a gozar com a macacada ou a gente tem de lhe dar desconto. Este seu comentário/pergunta só o vem descredibilizar num seu outro comentário sobre possíveis alianças e seus efeitos na câmara municipal.
Ou anda distraído (por natureza!) ou não conhece a bicharada, e se assim é, mais vale estar quietinho que fazer figura de...