domingo, 27 de dezembro de 2009

MUDAM-SE OS TEMPOS, MUDAM AS PAISAGENS

No princípio do século passado era assim. Um rio que se espraiava sem grande entraves, lavadeiras e pescadores. Mais tarde fizeram a ponte do Albano, sensivelmente entre os dois casarões, um em cada margem. Nos anos 5o foi construído o mercado e uma ponte de madeira, porque entretanto a Ponte do Albano tinha sido levada por uma cheia. Fez-se igualmente a popularmente chamada "muralha do matadouro", pois este era onde está agora a entrada do lado poente da nova ponte. No terreno assim conquistado ao leito do rio foram plantados cerca de 20 salgueiros-chorões.



Este, cuja ramagem se vê na foto foi o único que conseguiu resistir ao tempo e às obras, mas estava condenado. Foram feitos esforços para o preservar, mas o resultado conseguido foi medíocre, sobretudo porque lhe descalçaram parcialmente o tronco.




Velho, já com pouca saúde e mal calçado por culpa dos homens, praticamente não ofereceu resistência aquando do recente temporal. Agora certamente virá um substituto, que dentro de alguns anos terá um porte semelhante ao deste. Todo o mundo é feito de mudança/Tomando sempre novas qualidades, escreveu Camões, há mais de quatrocentos anos...



2 comentários:

Pensamentos soltos disse...

O povo que lavas no rio... que saudaaade...

Postais Saloios disse...

Esta árvore irá ser retirada, segundo ouvi dizer, após ser activada a garntia do empreiteiro da obra que termina, segundo um engenheiro da Câmara no próximo mês de Abril.