segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

ESTRANHO PRESENTE DE NATAL !


Estranho presente de Natal este, que a actual maioria PSD+PS, mais aquele senhor santareno do CDS, acabam de entregar aos tomarenses (mesmo aqueles que cá não nasceram) realmente amigos da sua terra e defensores intransigentes do seu património. A moção-apelo para preservar a Janela do Capítulo, nosso emblema no Mundo, apresentada pelos Independentes por Tomar, foi vencida por 26 votos contra, do PSD+PS+CDS, e 11 a favor (IpT+CDU+BE). Os do temporário quinteto mais o senhor PP devem estar todos contentes. No lugar deles, eu não estaria, porque há males que vêm por bem.
Com a sua sabedoria milenar, o povo costuma dizer que mais vale ter inimigos declarados do que falsos amigos. É exactamente o caso presente. Que é igualmente caricato, pois enquanto em Lisboa, na Assembleia da República, PS, PSD e CDS não se esgadanham mais porque não podem, e pareceria mal não respeitar um mínimo de decência, aqui em Tomar, tão amigos que nós somos ! Por quanto tempo ainda ?
Há derrotas que são vitórias e este resultado, que só pode envergonhar quem ganhou, tanto a curto como a médio ou a longo prazo, tem uma grande vantagem -separou as águas. O que é excelente porque, tanto na vida em geral, como na política em particular, vale mais só que mal acompanhado. Ou, por outras palavras e com outra dimensão, diz-me com quem votas, te direi quem és. Politicamente, claro.
Mesmo derrotada no parlamento tomarense, a campanha "Salvar a Janela do Capítulo" vai continuar, recorrendo a todos os meios legais, e conseguiu até agora três grandes resultados:
1 - Obrigou o IGESPAR, pela primeira vez desde a sua fundação, a explicar por escrito aos tomarenses aquilo que está a ser feito e o que pretende mandar fazer a seguir.
2 - Mostrou na prática que os tomarenses não podem contar com a actual maioria PSD+PS, quando se trata de defender o nosso património. (O que não significa que se possa contar com eles para qualquer outra coisa...) Laranjas e rosas preferem defender os interesses governamentais em detrimento dos locais. Que vos faça muito bom proveito. Mas cuidado com as indisgestões.
3 -Tornou claro que há em Tomar e no concelho toda uma série de capelinhas (IPT, Agrupamentos de Escolas, Juntas de Freguesia, Colectividades) que, salvo raras excepções, nunca arriscam sair da ortodoxia, com medo de perderem uns pratitos de lentilhas. Bom proveito igualmente.
Tudo isto poderá parecer pouco, tanto a quem julga estar instalado no poder por muitos e bons anos, como a alguns signatários e votantes do apelo. Contudo, no meu fraco entendimento, representa a passagem da opinião pública tomarense da "carneirada" para a plena cidadania. E isso, podem crer, já está a incomodar muita gente.
Doravante, laranjas rosas e azuis já não poderão olhar para os tomarenses com ar de quem está a cumprir os seus deveres para com a comunidade. Estão feridos de asa, o que em política raramente perdoa. Mesmo em Tomar, onde, aparentemente, quanto mais isto muda, mais está na mesma.
Feliz Natal e Bom Ano Novo para todos, que a época é de concórdia, mas não implica unanimidade política.

1 comentário:

Anónimo disse...

E andamos nós a pagar a estes "coça-tomates", que se divertem a brincar aos políticos mais interessados com os reflexos dos seus actos no dia a dia do pequeno séquito que os circunda do que em defender a causa pública.

Como dizia um velho professor meu no Porto:
« Seus "coça-tomates", vão todos para um pouco mais acima, vão todos para o ca... »

(e desculpem lá o "desabafo", mas já andava há muito atravessado)