segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

INSÓLITOS TOMARENSES - 12

Entra um pacato e costumeiro visitante no jardim do Castelo, que foi em tempos a Vila de Tomar, e vislumbra do lado esquerdo um estranho vulto modernaço.


Dado que o caminho mais directo para lá está algo enlameado em tempo de chuva, o que era o caso, foi dar a volta e deparou-se com esta maquinória, último grito da electrónica. "Visita virtual do Castelo e do Convento". É algo estranho, à primeira vista, uma visita virtual para quem está no local a visitar mas, após cogitação, entende-se perfeitamente. Entre a visita real a 5 euros e a visita virtual a 1 euro, a escolha não é difícil. É muito mais barato, tem guia e evita subir e descer escadas. Sobretudo num país como o nosso, onde só não há Ferraris diesel, porque a marca do cavalinho não os fabrica. Mas abundam as altas cilindradas topo de gama, a gasóleo, que sempre fica mais barato. Tudo coerente portanto.

Tudo coerente ? Pois não senhor ! Como sucede amiúde neste país e nesta terra que tão generosamente me acolhe no seu seio materno, ou não há, ou está fechado sem qualquer explicação, ou não funciona. Ou, vá lá, há um letreiro com o tão português "Volto já". Neste caso, está "out of order", que é como quem diz, em tradução livre, indisponível. É por estas e por outras que sinto uma intensa satisfação quando vou a um multibanco e consigo retirar dinheiro... É tão raro haver algo que funcione como deve ser...



3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia António Rebelo,

À vista de semelhante aparato (entenda-se aparelho) e sua funcionalidade, MINHÁLMA FICOU PARVA, MEU ESPÍRITO TARALHOCO. Depois de tanto cogitar sobre optimização de resursos...

Pensamentos soltos disse...

Bom dia Sr Rebelo,

Estas "coisas"aparecem em sítios realmente em que não tem nada a ver.Eu diria em tom ironico que será provavelmente para quando o convento está encerrado ou por motivo de greve , etc...
Mas onde está sítuado e a maneira como é representado é fora do normal sem duvida.

Anónimo disse...

…seguir aquilo que “de modernaço” possa ser transposto de outras paragens para a nossa debilitada urbe, poderá parecer e ser o caso!

(que ao meu pobre, desadaptado e desactualizado sentir se afigura de tão leviano de tão ligeiro de tão insensato quanto o querer deslavar a Janela cinco centenária com jactos de areia e água!)

...para complemento de tão hodierno figurante, como sugestão, adianto a colocação bem perto de tão branco e empecilhante mostrengo de umas maquinetas de jogos electrónicos, mais meia dúzia de outras, - com cães, cavalos, burros e vacas - de sobe e desce e com música, para gáudio dos petizes que, ao engano, por ali deambulem…



de fora