quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

MAIS MONUMENTOS A AGUARDAR LAVAGEM - 2

Serenem os leitores que continuam a ter pachorra para nos ler, a quem a gradecimemos. Não daremos mais exemplos de património degradado. A não ser que...Mas só nesse caso. Prometido.
Desta vez, Tomar a dianteira foi até ao Camboja, mais precisamente a Siem Rap e aos Templos de Angkor. Património da Humanidade, são mais de duas centenas, mais de metade dos quais ainda estão perdidos na selva. Datam do Império Kmer. Foram construídos nos séculos VII e VIII da nossa era. Depois foram abandonados e praticamente desapareceram na vegetação luxuriante. Fora redescobertos pelos franceses, já no século XX. Trabalham ali três grandes missões arqueológicas -uma americana, uma francesa e uma japonesa.
Neste primeiro exemplo, o monumento foi cuidadosamente limpo, sem recurso a qualquer meio mecânico. Dado que a vegetação era pouca e de muito pequeno porte, a edificação foi adquirindo os sinais da sua provecta idade, sem exagero.
Outro monumento da mesma época, que não teve a sorte de ser protegido pela vegetação, ao que nos disse o guia, devido à composição particular do terreno. Naturalmente, ninguém pensa em limpá-lo a jacto de areia. Era o que faltava. Os monges budistas que por ali andam não consentiriam essa nefanda cedência ao "progresso".

Um terceiro exemplo dos muitos monumentos daquela zona que foram redescobertos demasiado tarde. Neste caso já não há limpeza ou lavagem a jacto de areira que lhe possa valer. A própria árvore já faz parte do património. É assim a natureza. Recupera os seus domínios logo que possível...



Sem comentários: