quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

POLÍTICA DE ENGANOS...

POR FAVOR, CLIQUE EM CIMA DE CADA IMAGEM PARA AMPLIAR
Na nossa resposta anterior já foi abordada uma parte do problema dos restauros. O nosso leitor, certamente pessoa de bem, veio posteriormente esclarecer que não teve a intenção de ofender. Agradecemos, embora nunca nos tenha passado pela cabeça tal coisa. Se assim fora, não teríamos respondido.
Dado que no seu comentário o leitor pergunta qual será a posição do IGESPAR e do presidente da Câmara, aqui fica desde já a resposta. Corvêlo de Sousa contactou a entidade que administra o Convento, tendo-lhe sido garantido que não há ainda nada decidido e que se houver limpeza será à escova.
Dada a complexidade dos andaimes, custa a crer que estejam a fazer testes só por desporto. Ou então andam a fazer experiências para escolher o tipo de escova... Temos uma vaga impressão de que alguém anda a tentar "adormecer" os titulares do poder local, tanto mais que...


Garantiram igualmente ao presidente tomarense que a Senhora da Conceição foi limpa à escova e manifestamente tal não corresponde à verdade. Basta reparar nos estragos provocados (e não reparados) em todos os rebordos, designadamente nas cornijas e nos frontões das janelas, para constatar que resultam de lavagem com areia projectada. Que correu mal, tal como já acontecera antes nos Jerónimos.

Afirmar que os trabalhos serão feitos e acompanhados por técnicos especialistas devidamente credenciados, é estar a tentar abusar da credulidade dos cidadãos comuns. Com efeito, tal como o algodão do célebre anúncio televisivo, as fotografias não enganam. A requalificação da Capela da Conceição, pretensamente feita à escova, naturalmente sob a égide do IGESPAR e dos tais especialistas de elevado gabarito, terá custado uma fortuna, mas valeu a pena. Ficou uma pequena maravilha. Tudo esbordicado, para parecer mais antigo e até o isolante, colocado na parte de cima dos frontões, já começa a dar sinais de que foi uma excelente escolha. Parece mesmo que está a chorar lágrimas pretas. Será já em sinal de luto pela progressiva e irremediável degradação, provocada pelo pretenso restauro? E depois, olhando com atenção para as pedras lisas... Se na verdade foram limpas à escova, os operários tinham cá uma força...
Permitam-nos apenas uma pergunta inocente: Depois disto ainda querem que o pessoal não fique preocupado com o futuro da Janela do Capítulo ? Quem não se sente, não é filho de boa gente.


Sem comentários: