segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

INSÓLITOS TOMARENSES - 15


Fica ali no Padrão, na margem do Nabão, um pouco antes do Acampamento Pascoal, no sentido Lisboa Tomar. É uma magnífica árvore, de grande porte, certamente multicentenária. Julgo que é um carvalho cerquinho, mas não estou 100% seguro. Será melhor perguntar a especialistas. Além da envergadura fora do comum, tem um tronco curioso, primeiro bifurcou e depois os dois voltaram a unir-se, dada a compatibilidade da seiva.
Como se pode ver, é de geração espontânea e nunca foi devidamente cuidado. Não seria agora tempo de cuidar um pouco deste exemplar excepcional ? Afinal quem é que cuida das margens do Nabão ? Ninguém ?

Outro aspecto da vegetação espontânea em Tomar. Neste caso num dos projectores junto à Ermida da Conceição. A mostrar que tudo aquilo é devidamente inspeccionado periodicamente. Salvo erro...


2 comentários:

Maria disse...

À última foto só faltam as imagens do presépio. Ficava bonito e original.
Maria

Anónimo disse...

Boa tarde António Rebelo,

Pois é! Aquela entrada de Tomar deve ter em si qualquer coisa que irrita os nossos queridos e nunca por demais evocados autarcas. No seu outro post dissecou-se um pouco a entrada étnica da cidade logo ali junto ao padrão. Agora vamos falar um pouco sobre o espaço entre a capela de S.Lourenço e o dito padrão. Tirando o relativo bom estado de conservação da capela de S.Lourenço, não existe nada a que se possa atribuir nota positiva.

1.- Os candeeiros que ladeiam a estrada estão desesperadamente à espera de manutenção. Ou não têm luz ou estão decapitados. É só escolher. Não tenho dúvidas que um dia serão substituídos por outros sem estética nenhuma. Estes são de um estilo já em desuso mas estou certo que farão um vistão nalguma propriedade privada...kafun...kafun...kafun(tosse)!!!... tal como os excelentes bancos de jardim do Mouchão, lembra-se, passados à reforma e substituídos pela porcaria que lá está!!! À noite aquilo é escuro como breu, pondo em perigo qualquer transeunte que se aventure a passar ali a pé.

2.- As margens do rio Nabão, pelo menos no pequeno troço desde o fim da avenida até às curvas de S.Lourenço, fazem lembrar um qualquer amazónico confluente do Amazonas, tal a densidade e desordem da vegetação que ali floresce. Só percebemos que estamos na civilização(??!!!) pela quantidade de sacos de plástico que, empreendendo viagem a partir do mercado, vão ficando presos nos ramos. Fazem lembrar a Atalaia e os "neons" das "mininas"!!!

3.- Na nova rotunda da entrada de Tomar, à transbordante luz nocturna "comme il faut", junta-se o mupy que lá jaz inútil e inestéctico há anos, e um contingente de sinais de trânsito, fazendo o pequeno e simples monumento que é o padrão sentir-se a mais. Nunca teve direito a iluminação que o realçasse. Agora passaria despercebida.

De certa forma o abandono a que a entrada de Tomar pelo lado sul está votada pode ter algo de bom que é o facto de ir preparando o visitante, à medida que avança, para o espectáculo final da vista do acampamento cigano e arredores.
Chamar a Tomar cidade-jardim, ou terra voltada para o turismo é aberração de mentecaptos, nitidamente a sofrer de agorafobia!