quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

AS COISAS COMO ELAS SÃO...

Recebemos este comentário, que reproduzimos e destacamos com todo o gosto. Afinal a liberdade, tal como geralmente a entendemos na União Europeia, é isto mesmo. Cada qual expõe a sua opinião sem entraves nem subsequentes represálias. E tem direito a resposta.
Com os nossos leitores bem sabem, aqui em Tomar a dianteira trabalhamos "sem nada na manga". Por outras palavras, não temos agenda oculta. Quando ganhamos, ganham todos, quando perdemos, perde a comunidade tomarense.
Indo à questão da eventual lavagem da Janela e à nosssa resposta ao comentário, linha a linha. É claro que, à partida, ninguém quer limpar a Janela "de forma a deteriorá-la". Era o que faltava ! Contudo, também é óbvio que, à partida, nenhum cirurgião quer matar o paciente durante ou depois da intervenção. E todavia há muitos que morrem... Correu mal, é o que dizem como justificação. Uma vez que vão ser ou estão a ser realizados testes de avaliação, conforme é referido, parte-se do princípio que os mesmos sejam levados a cabo por técnicos credenciados. O que falta saber é a real credibilidade dos referidos técnicos: que formação têm, onde a adquiriram, qual a sua experiência... O nossso sistema de ensino está de tal forma, de há uns bons anos a esta parte, que todo o cuidado é pouco. Acresce que, se estão a fazer testes, já haverá a intenção de que sirvam para alguma coisa. Ou seja, a tal limpeza/lavagem já terá sido decidida, faltando agora determinar apenas quando e como. Caso contrário os testes não fariam qualquer sentido.
Toda a construção manuelina do Convento de Cristo está portanto na mesma posição daquele condenado, a quem perguntaram se queria ser enforcado, fuzilado, garrotado ou envenenado. Quando retorquiu que não queria morrer, ouviu um sonoro "Não está a responder à pergunta !". Além de que, seguindo Lavoisier, "As mesmas causas, nas mesmas circunstâncias exteriores, produzem sempre os mesmos efeitos." Há alguma garantia de que os testes feitos na fachada norte, onde nunca bate o sol, sejam válidos para a fachada sul, na qual dá o sol todo o ano ? As tais condições exteriores são exactamente as mesmas ? Nestas coisas, nunca fiando...
A alternativa imbecis/carro à frente dos bois carece inteiramente de coerência. Desde logo porque entre técnicos imbecis e técnicos geniais há para aí mais de 30 variedades. Ou mais ! E não sabemos, pois nunca fomos informados, como vem sendo habitual, a que categoria pertencem os que vão ou já estão a fazer os testes. Que neste país a qualidade não é muito abundante, lá isso é verdade. Quanto ao resto, pois que venham as informações. Quanto ao carro à frente dos bois, se não nos preocuparmos e agirmos agora, que ainda não ocorreu nada de irremediável, vamos fazê-lo quando ? Quando já não houver remédio ou, como diz o povo, "o mal já tiver sido feito e o dinheiro embolsado"? Temos, aqui em Tomar, um excelente exemplo: A Capela de Nossa Senhora da Conceição foi lavada a jacto de areia. O respectivo telhado, que era em telha vidrada verde garrafa, passou a ser em telha comum vermelha. Até hoje, ninguém disse nada aos tomarenses. Como aliás está a acontecer neste momento no Convento. Há quatro frentes de trabalho, a saber: 1 - Cablagens subterrâneas no claustro da Micha; 2 - Requalificação das casas de banho do jardim de entrada, com a instalação de um espécie de mini-ETAR, quando o futuro colector, a assentar antes do fim do ano, vai passar a cerca de 50 metros; 3 - Obras para abrir uma comunicação entre o ex-hospital militar e as ruínas do Paço do Infante; 4 - Testes na fachada norte do Coro Manuelino. Alguém informou a população local sobre tais iniciativas ? Os tomarenses não são propriamente criancinhas. Pagam os seus impostos e têm exactamente os mesmos direitos que quaisquer outros habitantes do país. Designadamente o direito à informação.
Sobre a parte final do comentário, manda a boa educação (ou aquilo que entendemos ser a boa educação) que fiquemos por aqui. Até mais ver...

5 comentários:

Anónimo disse...

Permitam-me uma achega, sob pena de estar a ser traído pela minha memória. É ou não verdade que há alguns anos se fez uma "limpeza" a jacto de areia no Mosteiro dos Jerónimos com perdas irreparáveis no seu traço artístico? E não foi essa "operação de cosmética" supervisionada por técnicos "altamente qualificados"?

A Janela do Capítulo devia ser limpa por arqueólogos munidos dos seus mais "leves" instrumentos de trabalho. Assim, como muito bem diz o António Rebelo, fazia-se o servicinho e preservava-se-lhe a patine do tempo!
É assim tão difícil de perceber?

Anónimo disse...

Agradeço o destaque. O objectivo não era ofender, apenas que não se entre já em pânico.
Também não quero que se danifique a nossa Janela, ou outra parte do Convento de Cristo. Não apenas por ser tomarense, mas como cidadão do Mundo. Afinal, estamos a falar de um Património da Humanidade.
No entanto, tenho dúvidas sobre o que se supõe aqui do que vai acontecer.
Espero para ver, para ser melhor informado e confirmar (ou não) o que me foi dito pelos técnicos que conheço há alguns anos (e cujo trabalho tenho acompanhado) e que, até hoje, não me desiludiram.

Já agora, alguém pediu esclarecimentos ao IGESPAR? O que diz a directora do Convento? O que sabe o sr. Presidente da Câmara sobre o assunto?

Com os melhores cumprimentos

Anónimo disse...

Pois é.

O antigo Jardim do Mouchão e toda a antiga Zona Desportiva também foram objecto de operações ditas de requalificação por técnicos ditos abalizados.

E os resultados estão à vista de todos, a modernização tornou os decisores mais contentes, mais felizes e deixou o Município com as Finanças muito mais "leves".

Valeu a pena?!

Para os novos ricos pretensiosos valeu e muito.

Para Tomar e para os Tomarenses só serviu para os empobrecer.

Será isto que também se pretende fazer no Património da Humanidade?

Enfim.....!!!!!!!

Anónimo disse...

PARA ANÓNIMO DE 3/DEZ, 14:19h

Compreendo perfeitamente as suas interrogações. Compreenda também as minhas! Se por seu lado ainda dá o benefício da dúvida, no que a mim toca prefiro alinhar pelo "gato escaldado..." e assim ser céptico, obviamente, relativamente ao que aí vem!
...e por isso acho que nos devemos alarmar!

PARA ANÓNIMO DO DIA 3/DEZ 14:29H

O que afirma é inteiramente verdade e só vem reforçar o que acabo de dizer no parágrafo anterior. O bom senso, o bom gosto e o sentido da realidade há muito tempo que emigraram das mentalidades boçais de quem está em posição de decidir para nenhures. E assim vamos sendo ultrajados com realizações que nos vão deixando de boca aberta...

Anónimo disse...

Fazer uma limpeza a jacto de areia na Janela do Capítulo é a mesma coisa que desenterrar ossadas de dinossauro a martelo/vibrador.