quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

QUEBRA-CABEÇAS DE ANO NOVO




Sabe-se que os tomarenses, salvo raras excepções, são cidadãos "bons de boca"; "comem de tudo" e sem dificuldade. Vivem cá, andam por aí, mas não reparam na maior parte das coisas. Então em termos políticos nem se fala. Passa-lhes quase tudo ao lado. Ou despercebido, que dá o mesmo resultado prático. Como contrariamente ao que tem acontecido em anos anteriores, agora quanto menos se repara mais se é prejudicado, vai ser praticamente obrigatório mudar de comportamento. Em 2010 e além, os cidadãos ou abrem os olhos, ou abrem olho e põem-se e jeito. A escolha cabe a cada um.
Tentando ajudar, aqui ficam, com os nossos votos de BOM ANO NOVO, três aspectos da cidade antiga, à vista de toda a gente. Veja se consegue identificá-los e diga-nos.
O primeiro é um telhado ecológico, muito verdejante, mas se calhar menos conveniente em caso de chuva forte. O seguinte é uma chaminé modelo clássico tomarense, devidamente caiada, mas florida; sinal de que nem o inverno obrigou ainda à sua utilização. A terceira é uma fonte muito curiosa, do tipo "máquina multibanco" (depois lhe diremos porquê), que já conheceu melhores dias, visto que agora já não deita água.


Sem comentários: