sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

CONVENTO DE CRISTO: ALELUIA !!!





Aleluia ! Aleluia ! Aleluia ! Pela primeira vez desde a sua criação, 35 anos após o 25 de Abril, o IGESPAR dignou-se descer do pedestal onde julga estar e dar explicações aos contribuintes tomarenses. Só para isto já valeu a pena o apelo "SALVAR A JANELA DO CAPÍTULO". Mário Soares viu bem a seu tempo -os eleitores têm direito à indignação. E devem usá-lo !
Perante tal gesto de boa vontade, ainda que constrangida, respondemos da mesma forma. Assim: Apesar dos vários erros, o IGESPAR também tem feito e mandado fazer muita coisa de forma correcta. Os telhados e o restauro da Charola, por exemplo. Em termos de conservação, o Convento está hoje melhor do que logo a seguir ao 25 de Abril. Agravou-se e subsiste o problema da gestão operacional turística, mas lá chegaremos, que o tempo não pára. Quanto aos fracassos, só não erra quem não ousa fazer. É próprio da espécie humana aprender com os seus erros. Só aparecem problemas, como neste caso da Janela, quando tal não sucede.
Sobre as referidas explicações, tanto directas como por intermédio da senhora directora do monumento, já foi dito ontem não estar em causa a probidade de Iria Caetano. Apenas o nítido atabalhoamento de alguns sectores do organismo que a tutela. Fica para outra ocasião.
Indo ao tutano da questão, parece-nos muito alarmante a diferença de preços entre a consolidação das pequenas abóbadas renascença do r/c da Hospedaria -99.240 euros- e a limpeza do exterior da nave manuelina -76.104 euros. Ou há um lapso e este montante refere-se apenas ao custo dos testes actualmente em curso; ou há fundadas razões para duvidar desde já da qualidade do trabalho a efectuar. Milagres só em Fátima, e é quando é !
Ainda de acordo com o documento do IGESPAR, parcialmente citado no TEMPLÁRIO desta semana, a limpeza da Janela, da Fachada e da Nave deve estar concluída até Fevereiro de 2010. Dado que a limpeza da fachada da Catedral de Nôtre-Dame, em Paris, bastante mais simples que a fachada poente manuelina do nosso Convento, durou cerca de dois anos e meio, os dois meses e meio que faltam para Fevereiro são um período ridículo para tão complexo trabalho. Para mais, informa o IGESPAR que TUDO AQUILO SERÁ LIMPO POR ESCOVAGEM MANUAL, sendo aplicados dois produtos químicos -um para conservar a pedra, outro para matar a vegetação criptogâmica. Um herbicida a que n0 caso chamam um biocida. Naturalmente ignoram-se os efeitos a médio e longo prazo de ambos sobre as pedras, mas já há uma certeza: Pelo menos enquanto o dito biocida estiver activo, adeus pombos e outras aves livres. Os herbicidas não perdoam...
Perante tais dúvidas, vamos requerer ao IGESPAR, ao abrigo do direito à informação, a consulta do caderno de encargos das obras previstas para o coro manuelino e do alegado "relatório técnico-científico do LNEC, aconselhando o recurso ao método utilizado que não põe em causa a resistência da pedra." Mesmo com a aplicação dos dois produtos químicos, cuja composição se desconhece ? É o que tentaremos saber.
Registo igualmente para esta magnífica prosa, convenhamos que com algo de prosápia: "A remoção dos líquenes não retirará a patine das paredes. A imagem será diferente da actual, mas sempre acusando a passagem do tempo." Está bem escrito, não está ? Mas será verdade ?
Face a uma afirmação destas, duas reacções imediatas, uma interrogativa, outra chocarreira. A interrogativa: Quem pode garantir semelhante coisa antes de concluída a obra ? A chocarreira: Teremos então a Janela e as fachadas manuelinas (Portal da Virgem incuído ?!) na mesma situação daquelas senhoras de meia idade já muito avançada, com o rosto alisado por "lifting" (pele esticada) e muito "fond de teint", mas com a mesma data de nascimento no bilhete de identidade. A Janela estilo Lili Caneças, em suma. (Com o devido respeito, naturalmente !).
Uma inocente pergunta final -Porquê tanta fixação, tanta obstinação, tanta obcecação, tanta preocupação com a Janela ? Há no Convento zonas muito mais carenciadas, porcas e vergonhosas. Estas paredes, por exemplo (ver fotos acima), que já deviam ter sido limpas e caiadas há mais de vinte anos. Bem mais !
Haja pachorra !

1 comentário:

Carolina Carvalho disse...

bem...nem sem bem o que dizer sobre o que tem andado a ser dito...mas sinceramente...acho ridículo o que tem sido aqui levantado...e Exmo. Sr., tenha cuidado com as palavras que usa, e sobretudo, tente informar-se melhor sobre a ciência da Conservação e Restauro de Património Edificado. As suas observações são completamente infelizes, e denotam uma clara ignorância em relação a esta área. Aconselho-o a visitar o Departamento de Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar, e a tentar conhecer esta área. Nâo somos "senhoras da limpeza" que "lavam" o património português...tenho pena que pessoas com formação superior se dediquem a este tipo de "críticas desconstrutivas", que felizmente, ninguém com o mínimo discernimento, dá ouvidos.
Atenciosamente
Carolina Carvalho, Licenciada em Conservação e Restauro pelo IPT