domingo, 6 de dezembro de 2009

MUDAM-SE OS TEMPOS, MUDAM-SE AS VONTADES ??!!


Meus queridos e adorados patrícios d'aquém e d'além Nabão e alhures na Nação:
Desculpai o tempo que vos vou furtar. Sei-vos sempre afadigadíssimos, portanto sem tempo ou paciência para ouvir coisas desagradáveis, quanto mais agora para as ler! Que quereis ? Como não preciso dos vossos votos, nem da vossa simpatia, posso dizer e/ou escrever exactamente aquilo que penso, tanto da urbe como de vós.
Antes de mais, aceitai esta humilde oferta da imagem da Charola há quinhentos anos, quando os vossos e meus antepassados ainda olhavam e iam para o futuro com alegria. Não arrastados e às arrecuas com vós hoje.
Nos idos de 1550/80, Luís de Camões, poeta conhecedor do mundo de então, que percorrera em parte, e que morreu na miséria, deixou escrito que "Mudam-se os tempos mudam-se as vontades/Todo o mundo é feito de mudança/Tomando sempre novas qualidades". Pois viu mal, o autor dos Lusíadas (o que até não admira, uma vez que era zanaga). Pelo menos no que se refere a Tomar, a Bela Entorpecida do vale nabantino, onde a tradição ainda é o que sempre foi. Infelizmente !
Para não consumir demasiado pergaminho com ruins defuntos, vou só aos factos recentes. Há cerca de 25 anos, houve um aumento brutal da água. Lembrais-vos certamente. Como habitualmente, não houve reacção cívica. Apenas lamúrias. Quando solicitados a comparecer na Assembleia Municipal, para protestar, apareceram três consumidores, além deste vosso ingénuo e humilde escriba. Hoje pagais das águas mais caras e mais calcárias do País. Estais satisfeitos ? Certamente que sim. O imperador Paiva nunca foi por vós interpelado, fez o que fez, e se por cá tem continuado, provavelmente teria ganho as últimas autárquicas com maioria absoluta. Vós sois assim. O mundo bem pode mudar. Vós continuais firmes e hirtos, algures entre os séculos XV e XVI. Exactamente como a generalidade do mundo muçulmano. Com o devido respeito pelos maometanos, que não têm culpa nenhuma.
Agora é o problema da eventual degradação acelerada da Janela do Capítulo, caso venha a ser limpa, o que implica retirar "a pele da pedra" -aquela protecção que se foi formando lentamente nos seus quinhentos anos de existência. Lançou-se um apelo com gente conhecida, de todos os quadrantes da sociedade. Conseguiu-se a colaboração dos jornais e das rádios locais. Pois nem assim. Em quatro dias obtiveram-se pouco mais de 40 subscritores, parte dos quais de fora de Tomar. Lindo, não é ? Quanto mais mudais, mais estais na mesma. À coca que outros acabem de cozer o pão, para então o comerdes. A isso chama-se oportunismo cínico, arrivismo, estilo mosca do coche.
Como deveis calcular, ainda que muito contrariados, a generalidade dos signatários do apelo nada tem a ganhar, embora infelizmente alguns possam vir a perder, nesta sociedade de videirinhos. No que me toca, nem uma coisa nem outra, para vosso desespero. Estou assim à vontade para vos comunicar que, tal como nos Jogos Olímpicos se exigem determinados resultados para participar, os chamados mínimos olímpicos, também eu fixei um objectivo mínimo para o apelo "Salvar a Janela do Capítulo". Ei-lo: Se até às 24 horas de Domingo próximo, dia 13 de Dezembro, não houver um mínimo de 250 subscritores, o apelo não será enviado. Recuso-me a participar em iniciativas quixotescas. E tendes todo o direito de gostar mais da Janela do Capítulo devidamente lavada, já que as vossas consciências... É a tal união dos contrários. No que me diz respeito, prefiro enviar uma carta pessoal, aconselhando os restantes signatários a fazerem outro tanto.
Quanto a vós, se o apelo morrer à nascença, que a terra vos seja leve e paz à vossa alma. A vossa costumeira inacção demonstrará que, civicamente e intelectualmente, estais mortos há muitos anos. Apenas vos agarrais às tradições, aos monumentos e às paisagens, como náufragos sem coletes de salvação agarrados aos destroços do outrora imponente paquete nabantino, agora de casco para o ar e à deriva no Oceano Pacífico do progresso. Onde só passam barcos de mês a mês...
Aqui fica escrito. Não para vos tentar modificar, tarefa que reputo impossível. Apenas para memória futura e eventualvergonha dos vossos descendentes, que afinal quem sai aos seus...

Vosso humilde escriba,

António Rebelo

1 comentário:

Pensamentos soltos disse...

Sr Rebelo. há que se debroçar também pelas aldeias deste concelho, têm muito para ver do bom e do mau, mas vale a pena. Um dia destes pode ser que no meu blog comece também a postar em crítica se possivel construtiva, mas saberei certamente avaliar as situações negativas onde as houver.
Farei trabalhar um outro blog paralelo ao que existe actualmente, será para breve. O Sr entretanto continue que faz bem.