sábado, 26 de dezembro de 2009

LEIS E REGULAMENTOS PARA TODOS, OU NÃO ?


Os preços exorbitantes pedidos pelos donos, bem como as excessivas formalidades e taxas exigidas pela Câmara, fazem com que, actualmente, quase ninguém se arrisque a recuperar casas antigas na cidade velha. O que explica a cada vez maior profusão de ruínas, um pouco por todo o lado.
Se, mesmo desencorajado por todos os meios, o leitor tem alma de herói e pretende avançar, dando o peito às balas, aqui lhe facultamos uma modesta ajuda que, bem aproveitada, pode vir a revelar-se preciosa. Quando na autarquia lhe começarem a colocar obstáculos legais em termos de cérceas, cores, volumes, integração, conformidade, e quejandos, como inevitavelmente acontece sempre, no quadro da bem conhecida prática de criar dificuldades para depois vender facilidades, bastar-lhe-á copiar as duas fotos acima. Como decerto já sabe, são da primeira grande obra do reinado Paiva -a recuperação do Cine-Teatro. Mande-as ampliar e quando as mostrar aos senhores quadros superiores da câmara, não se esqueça de lhes perguntar: -Afinal as leis e regulamentos aplicam-se a todos, em todo o território nacional, ou a autarquia de Tomar está isenta ? Se não está nem estava, como explicam este autêntico mamarracho em pleno coração do núcleo histórico ? Sendo o município o propietário, está a aguardar o quê para emendar o manifesto erro ? Faz o que eu digo, não olhes para o que eu faço ? Isso era no tempo em que Cristo andava pela terra !

8 comentários:

Anónimo disse...

A imagem fala por si... Como foi possível?

Anónimo disse...

António Rebelo:

Por acaso indagou se os aludidos "senhores quadros superiores da câmara" tiveram (ou não) uma palavra a dizer sobre o projecto? E, se tiveram, qual foi?
Acaso indagou? ACASO INDAGOU?

Anónimo disse...

António Rebelo:

Por acaso indagou se foram consultados os aludidos "senhores quadros superiores da câmara"? E, se foram, o que disseram? Acaso indagou? ACASO INDAGOU?

Sebastião Barros disse...

Pois é, se calhar ou não foram consultados, ou foram e manifestaram oposição. O pior é que ninguém piou cá para fora, como vem sendo habitual, e se nem os jornalistas profissionais a nível local se dão ao trabalho de esclarecer estes assuntos, acham que devem ser os amadores a avançar ?
Este espaço está sempre à disposição, desde que se ja em prol da comunidade. Há é falta de colaboradores.

Anónimo disse...

António Rebelo:

A sua resposta ao(s) meu(s) comentário(s) já me parece bem mais assertiva e em "prol da comunidade" do que a mensagem original. Perdoe-me, mas essa mensagem distorcia claramente o trabalho desses técnicos. Tal como a alusão à "venda de soluções". Esta, a confirmar-se, constitui o tal crime que, em Portugal, vai passando incólume e impune.
Repetidamente se assiste no seu blog a críticas injustas aos técnicos da autarquia. Na maior parte das vezes, era bom (lá está, em prol da dita comunidade) que se assacasse as verdadeiras responsabilidades. Serviço público era que, em vez de se deixar a m*** aos caprichos do ventilador, se apurasse quem produziu a m***.
Sinceramente grato pela atenção.

Anónimo disse...

Será bom datar o facto, porque esclarece imenso.

Julga-se que segundo mandato do inefável Paiva mais quatro vereadores do PSD (Corvêlo, Carrão e Fidalgo) e dois Vereadores PS (Mendes e Fº Santos), tudo gente distinta e defensora do património de Tomar.

Sebastião Barros disse...

Já aqui foi dito, mas repete-se com muito gosto -Este blogue procura, na modesta medida das suas possibilidades, unir os tomarenses e não separá-los. Poderemos ser injustos aqui ou ali, mas será sem intenção, estando sempre à inteira disposição para corrigir eventuais erros.
Neste caso concreto, a formulação pode ter sido realmente infeliz; contudo, não foi dito em lado algum que os responsáveis eram os técnicos superiores.Partiu-se simplesmente do princípio de que quem atende os munícipes nas questões técnicas (como era o caso) são os técnicos e não os eleitos. Salvo raras excepções. De qualquer forma, garante-se mais uma vez que não houve nem nunca há má vontade da nossa parte.

Anónimo disse...

Tá engraçado, como pombal eu não faria melhor.Parece que nesse tempo ainda havia gruas em Tomar.