domingo, 8 de agosto de 2010

CIGANOS EXPULSOS DE ACAMPAMENTO ILEGAL

Há em Portugal um costume arreigado, que consiste em apenas difundir o que agrada e/ou convém, escamoteando tudo o que possa contrariar as nossas posições. Não partilho tal prática. Adepto de soluções humanamente aceitáveis para os problemas dos ciganos e outros marginalizados, naturalmente que a notícia abaixo me desagrada. Todavia, as coisas são como são, pelo que a objectividade me obriga a publicar a respectiva tradução, como forma de respeitar integralmente a verdade informativa.

Le Monde, 09/08/10, página 3

EVACUAÇÃO DE UM ACAMPAMENTO ILEGAL DE CIGANOS ROMENOS EM SAINT-ETIENNE

"Um acampamento ilegal, no qual viviam desde Maio pelo menos cem ciganos, originários da Roménia, situado num terreno municipal do quarteirão de Montmartre, foi evacuado na sexta-feira 6 de Agosto pela polícia. A operação, que começou logo após a alvorada, terminou cerca do meio-dia. O local foi completamente cercado pelas forças da ordem durante várias horas, impedindo os jornalistas e as associações de solidariedade de se aproximarem do acampamento. Trata-se do primeiro acampamento ilegal evacuado em França, desde o anúncio pelo presidente da república, em 28 de Julho, de uma série de medidas contra "alguns" ciganos romenos e outros. Essas medidas prevêem designadamente a evacuação de 300 acampamentos ilegais no prazo de três meses."

COMENTÁRIO DE TOMAR A DIANTEIRA

Estamos perante medidas de represália contra os ciganos instalados em acampamentos ilegais, após alguns incidentes recentes, que culminaram com a morte de um deles pela polícia e elevados estragos, tanto em bens públicos como privados, provocados por actos de vandalismo, como forma de retaliação. Convém notar vários aspectos específicos importantes: 1 - Trata-se de cidadãos estrangeiros, em geral romenos e/ou búlgaros. Os de nacionalidade francesa não podem ser expulsos, pelo que não adianta desmantelar-lhes os acampamentos, pois saem de um e vão logo para outro; 2 - São acampamentos recentes, em geral com menos de uma ano de existência; 3 - Os ciganos em geral têm à sua disposição em França áreas de acolhimento devidamente equipadas e pagas, conforme já aqui foi publicado anteriormente. 4 - As evacuações forçadas são efectuadas pela polícia, por ordem do governo e não das câmara municipais. 5 - Os ciganos já sedentarizados, quer sejam franceses quer cidadãos da UE, não são visados pelos medidas há pouco anunciadas por Sarkozy, ele próprio filho de pai húngaro.
No caso do acampamento cigano de Tomar, a situação é bem mais complexa, uma vez que os seus ocupantes são de nacionalidade portuguesa, e muitos já ali habitam há mais de trinta anos, tendo vindo da Quinta de Santo André, a sul da Praça de Touros, após acordo com um construtor civil local e a autarquia. Acresce a evidente rivalidade entre dois clans, um de duas famílias, outro de três (por enquanto), a implicar que se busque uma solução contemplando a sua separação em locais diferentes. É igualmente necessário prever o futuro tanto quanto possível, sobretudo em duas áreas: 1 - Os ciganos que virão instalar-se seja onde for, mal se perceba com segurança que vai haver realojamento dos que já cá habitam, na esperança de poderem vir a ter a mesma sorte. "Se eles conseguiram, porque não nós?" 2 - O aparecimento de cada vez mais romenos, búlgaros e outros, unicamente para exercer a mendicidade, com o recurso a cães, a bébés e a aleijados.
A política, dizia Mendés-France, é a arte do possível, toda feita de execução e de forma atempada. Já passaram mais de 50 anos, mas continua a ser totalmente pertinente. Excepto aqui em Tomar, por razões conhecidas. Temos de viver com o que temos. Ou agir para tentar mudar.

7 comentários:

Anónimo disse...

A Rússia, mesmo depois do desmembramento do Império Soviético, continua a ser o maior país do mundo, geograficamente falando, com cerca de 10 fusos horários depois da erradicação administrativa de 1 fuso ocorrida há menos de um ano.
A vastidão do seu território é esmagadora. Só quem já tenha feito o trans-siberiano poderá ter uma noção disso. Zonas há que é preciso viajar mais de um dia para encontrar gente. Porque é que os ciganos, oriundos como se sabe da Índia, de onde foram expulsos há aproximadamente 5 séculos pela classe mais baixa, os Intocáveis, não escolheram essas intermináveis estepes para se fixarem ou por aí deambularem?
Sim, é verdade sr. Rebelo, eu sinto-me incomodado pela presença dessa gente no meio de nós por todos os motivos que são sobejamente conhecidos e sentidos por nós. Só que a diferença entre mim e a esmagadora maioria das pessoas é que eu não tenho receio de expôr esse meu sentimento! Pelo menos não sou cínico, contrariamente à maioria das pessoas que pensa o mesmo que eu mas não o demonstra, uns porque é politicamente incorrecto e custa votos, outros porque se estão marimbando, outros ainda porque é moda "apoiar" as minorias

Posto isto, e depois de ter passado uma data de tempo a descolar os rótulos que você me pôs, a propósito doutra intervenção, como se fosse lei a sua doutrina, resta-me dizer-lhe que me estou marimbando se você publica ou não este meu comentário!
Diz você que é um democrata e que o seu blogue pretende dar voz a todos, mesmo aqueles que se mostrem dissonantes dos seus critérios. Eu não acho que seja assim! Você usa o seu blogue para alimentar o seu ego, e só publica o que bem entende, sem critério de avaliação.
Note bem, eu não estou a ofender ninguém usando palavrões, nem estou a fazer insinuações sobre terceiros. A priori não existe motivo para a não publicação deste comentário, mas nada do que sucede neste seu quintalito me surpreende...

Unknown disse...

Lá vem o seu habitual empenho em deportar os ciganos. Tenha paciência, mas não pode ser. São cidadãos como você ou eu, iguais três vezes em toda a vida: quando nascem, quando votam e quando morrem.
A sua prosa leva-me a pensar que para si as pessoas não mudam. Está enganado. Se lhes facultarem oportunidades, haverá sempre quem as aproveite.
Algumas até vão muito longe. Olhe o Lula: operário metalúrgico, escolaridade mínima, e afinal conseguiu endireitar o Brasil...
Haja esperança e optimismo !

Anónimo disse...

Essa é que é a realidade meus caros e por isso Rebelo chegou onde chegou - agora não existem oportunidades dignas como no tempo dele.
Os jovens são escravos destes empresários bilionários ou de tipos com a 4.ª classe que pensam que estão a lidar com pretos na fazenda.
Por isso a sociedade está revoltada com jovens sem emprego e alguns a emigrar como se fossem vigaristas que têm que fugir para o Brasil ou Angola por causa das dívidas que por cá deixaram. Bem está o Rebelo que passa a vida a passear. Eu já não vou ter essa esmola com uma boa reforma e a vida activa a trabalhar para o Estado.
A culpa é das empresas que têm escravizado as pessoas pois as que estão mal fogem e mandam o capital para outro lado.
No fundo o que se passa é que quem dá riqueza às empresas são os seus empregados trabalhando a mais e recebendo a menos. Quando a procura desce quem paga as favas são os empregados porque um pode fazer o trabalho de 1 e meio ou de dois. Nunca vos aconteceu no hipermercado estarem numa fila gigante para pagar? Sim para pagar e esperarmos 30 minutos para ser a nossa vez? A caixeira do lado foi para a rua. A que nos atende faz o trabalho de duas é o que se chama escravidão e quem quer quer quem não quer rua pois há muitos licenciados que infelizmente precisam de 400/500 euros que é nada mais nada menos que um fim de semana em Troia e sem nos esticarmos. Triste país com um Cavaco a receber três reformas e mais o salário de Presidente + mordomias e os netinhos ainda beneficiam do cargo do avó.
Quanto ao que Rebelo escreve sobre o Lula meu estimado senhor então para si é tudo economia?
Então a China, a Índia, o Brasil são exemplos? Veja este vídeo e delicie-se que nem tudo o que os números dizem é: http://www.youtube.com/watch?v=G-SHAak_stc
Se não há boa política não há boa economia e se os números dizem que sim é porque estas economias eram muitos fraquinhas e agora com o vigor da corrupão e o apoio do Estado estão a crescer assim como os tentáculos da servidão ao Estado pela classe empresarial. Daqui a uns anos falamos do bêbedo choramingas e hipócrita do Lula da Silva e depois vai o senhor Rebelo dizer que ele como operário fabril conseguiu tal como o Chavez enganar meio-mundo tal como Hitler o fez embora com as devidas distâncias.
Passe bem Rebelo e cuidado com o calor.

Anónimo disse...

Sim, o Lula enquanto assalariado por conta de outrém era um bêbedo! Agora que assalaria por conta dele é um bebedão.
Realmente tem razão! As pessoas mudam...

Unknown disse...

Para 14:55

Não será exagero da sua parte? Que o Lula bebe a sua cachaça, toda a gente sabe. Mas acha que foi por isso que ele conseguiu ser eleito e, sobretudo, transformar o Brasil de país endividado, em potência emergente, credora do FMI? Pensa que os milhões e milhões de eleitores que nele votaram, foram enganados, como aqui em Tomar Se acha que sim, permita-me um desabafo: Que pena os autarcas do executivo tomarense não serem borrachos!!!

Anónimo disse...

Ó António Rebelo, você anda insuficientemente informado! Então não sabe dos famosos 150.000 dólares de despesas com bebidas que o sr. Lula apresentou ao Senado? E olhe que não era só águas! Aliás, a rúbrica águas tinha pouco valor...

...e isto passou-se em 2007/2008!!!

Anónimo disse...

Sr. Rebelo,

Quero apenas deixar-lhe aqui uma informação de certa forma importante.
O Manel cigano, um indivíduo já de idade que coxeia devido a umas balas de pistola disparadas há alguns anos por agentes da Judiciária a quem ele inadvertidamente tentou vender uma arma ilegal após o que se pôs em fuga, fuga essa interrompida pelas ditas balas, tem um filho e um genro que repartem entre si um carro de luxo, topo de gama da sua classe. Trata-se nem mais nem menos de um Mercedes-Benz! Mas não é tudo! É que não é um Mercedes-Benz qualquer. O carrito tem atrás uma letras mágicas que o denunciam como um carro de alto luxo: AMG!
Se não estiver muito a par do que estas siglas representam peço-lhe que se informe, e depois me explique como se eu fosse uma criancinha de 4 anos, como é que gente daquela que possui um carro em que uma simples muda de óleo vai para os 120 contos na moeda antiga (segundo os parâmetros de manutenção da marca para aquela viatura), vai ter direito a receber uma casa praticamente de borla, para não falar de outros benefícios sociais.
Quem tem dinheiro para ter um carro daqueles e sustentá-lo também tem poder de compra para adquirirt um terreno e lá fazer a sua casa, inclusivé solicitar um empréstimo bancário.
Se para nós vale tudo desde espiar a nossa conta bancária, verificar sinais exteriores de riqueza, entre outras coisas, porque é que para eles não se aplicam as mesmas regras? E olhe que eles n~ºao precisam que nós os ensinemos a escolher carros! Nem carros nem peças de ouro (do bem grosso), nem bebidas caras de qualidade...

Obrigado pela sua atenção e se julgar oportuno...publique-se!!!

Um ser co-contribuinte,

Os meus respeitos.