segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MAIS IMAGENS TOMARENSES DE FIM DE SEMANA

Parque de merendas da Mata. Clientes há, água e sanitários é que não. Paciência! Afinal os freires do Convento de Cristo também lá habitaram durante mais de 400 anos sem água corrente nem instalações sanitárias. E depois, os nossos impostos não chegam para tudo. Dantes chegavam, mas agora com os automóveis, os telemóveis, os computadores, os assessores, os adjuntos, os acólitos, os chefes de gabinete, as ajudas de custo, as horas extraordinárias, as secretárias, as secretárias das secretárias... Nalgum lado se tem de cortar!

Eis um dos novos bancos da Mata. Os tradicionais, que por lá restam, em pedra e pesadíssimos, mesmo assim têm sido vandalizados. Tudo indica que estes vão ter vida breve. Pelo menos nos locais em que os colocam. Têm no entanto uma imensa vantagem em relação aos antigos: encosto. Hoje em dia, sem encosto, uma pessoa não se sente nada bem. Seja onde e para que for!

Como estamos em maré de novidades, aqui temos o novo modelo de escoamento pluvial na Mata. Digam lá se não é do mais avançado, em termos de engenharia !?! Já o meu avô fazia umas coisas parecidas na horta dele, mas era tudo em terra. Aqui usaram cimento e plástico. É o progresso!

Mais uma prova evidente de que os nossos impostos, e outras alcavalas obrigatórias. não chegam para tudo. Em tempos, quando o lixo doméstico era recolhido porta-a-porta e ainda não se pagava IMI, nem IRS, nem IVA, nem taxa de tratamento de esgotos, nem taxa de resíduos sólidos, nem taxa de saneamento, nem quota de serviço, etc., havia recursos para manter as ruas, as valetas, os passeios e as sargetas, tudo limpo. Agora é como se pode ver. Em plena cidade velha, agora pomposamente designada por Núcleo Histórico, uma das sargetas está neste estado. Verdade seja dita que, se fosse antigamente, aquela magnífica beldroega, com mais um coiratozinho e duas rodelas de chouriço, dava cá uma jantarada... que não vos digo, nem vos conto!!!

Futuro museu da electricidade, do complexo museológico da Levada. Que a autarquia vai ser forçada a mandar encerrar em pouco tempo. Se alguma vez chegar a abrir. Por falta de recursos, pois claro. O Banco Central Europeu não há meio de mandar fazer e pôr a circular notas que estiquem...

Agora previdentes, mesmo previdentes, são os membros da comissão da Festa dos Tabuleiros. Já vislumbraram, lá longe, lá mais para o fundo do túnel da crise, que se por acaso ainda houver subsídios para a edição 2o11, em 2015 terão de se desenrascar sem eles. Por isso já puzeram a rapariga com o tabuleiro, tudo de luto. Por alma das ajudas a fundo perdido. É que, parecendo que não, 100 mil euros da Câmara e outro tanto do Turismo de Portugal, dá a bagatela de 40 mil contos. E 40 mil contos a dividir por 500 tabuleiros é = a 80 contos cada um. Com flores que já não voltam a servir e pão para deitar para o lixo... É puxadote!
E a Festa Grande dos tomarenses que podia ser largamente rentável, se encarada de outra maneira... Mas quê, qualquer alcoólico vos dirá - quanto mais álcool melhor! Até morrer de cirrose. Mas contente.

9 comentários:

Anónimo disse...

O Centro da cidade está convidativo a quem visita a cidade. Obras e mais obras... e o pior é quem nem os nativos sabem para que é que servirão algumas!

Anónimo disse...

É verdade. Parecem as obras de Santa Ingrácia... Numa zona habitualmente fresca e verde, só temos um mar de pó e um ar irrespirável. O rio, nem vê-lo. O deck bimbo parece o Tarrafal. Uma travessia do deserto que desemboca no empredrado arenoso de Santa Maria, cujas árvores incomodavam as vistas mas o entulho e a vegetação selvática não. Que dizer de todo este sorvedoro inútil, imoral e de gosto mais que duvidoso de dinheiros públicos?

Anónimo disse...

Por favor não se queixa das obras. Todos sabemos que a cidade precisa de obras, desque para melhorametos, são bem vindas mas todos sabemos que têem os seus incomodos(desde que não sejam as obras de Santa Imgrancia).
Quanto à nossa festa, concordo que se pode tirar mas partido dela, cedo única.
Eu pessolmente espero mais deste mordomo, pelo menos a meu já deu provas de isso.

Anónimo disse...

Esperança comletamente inútil no actual Mordomo.

Não é mais do que uma figura fraca, sem qualquer rasgo ou inteligência que nada de maior poderá fazer pela Festa.

Está perfeitamente ao nível da capacidade do actual Presidente. Gente simpática, mas incapaz.

Anónimo disse...

As únicas actuações que se distinguem da mediana, vão sendo promovidas pelo vereador socialista Ferreira.

Mais novo que os seus companheiros e com mais experiência política, a sua actuação vai-se impondo pela melhoria dos serviços. Fui no outro dia visitar a sinagoga com um casal amigo e fiquei a saber que ela agora já não fecha à hora do almoço, só encerrando às sete da tarde. A simpática rapariga que me recebeu informou que tal se devia a uma decisão do novo Vereador.

É muito pouco para "salvar" a actuação desta câmara, que pouco mais faz do que dar sequência ao que vem detrás, sem mudar uma virgula.

Anónimo disse...

"
As únicas actuações que se distinguem da mediana, vão sendo promovidas pelo vereador socialista Ferreira.
"

Tomar precisa de políticos competentes e HUMILDES. Não de mais um fanfarrão...

Anónimo disse...

VOU A BANHOS E SOL MAS VOLTO E SE NÃO VOLTAR ESTOU FELIZ POIS SERVI O PAÍS, A MINHA TERRA E A MIM PRÓPRIO.
É UM ATÉ JÁ. ESPERO QUE NADA ME ACONTEÇA DE RUIM. AOS MEUS FANS E ADMIRADORES BOAS FÉRIAS E SAUDAÇÕES BLOGUISTAS.

MEGA MASSA PRO!

Anónimo disse...

As únicas actuações que se distinguem da mediana, vão sendo promovidas pelo vereador socialista Ferreira......"

NÚCLEO DE APOIO (INCONDICIONAL) AO DITO VEREADOR DO AVENTAL - HIMSELF

O gajo tem a propaganda bem montada.

Gaba-te cesto....!!!!!

E MMP boas férias, fica por lá que aqui não fazes nenhuma falta!

PQP

Anónimo disse...

PARA MEGA MASS PRO

E se não voltares não és só tu a ficar feliz! Nem calculas a quantidade de gente que gostará de te ver pelas costas!