sexta-feira, 27 de agosto de 2010

SE AGORA ATÉ OS JOGADORES...

"Faço aqui um apelo, e vou fazê-lo por escrito ao senhor presidente da câmara: É necessário criar um parque de merendas, porque precisamos dele como de pão para a boca. ...Porque de facto não temos casas de banho na cidade, é preciso parque de merendas e casas de banho. O presidente da câmara já me prometeu que iam avançar com uma solução, mas só que a solução não avança. É verdade que não se pode fazer tudo ao mesmo tempo, mas faz muita falta. É essencial para a população local os sanitários públicos. Tanto me importa que sejam gratuitos ou a pagar. É preciso é que haja!"
"Só agora é que vi. Puseram árvores na Travessa Infante D. Fernando (Choromela), mas esqueceram-se que sem água elas não vivem. Estão todas castanhas. É triste. Dá vontade de perguntar para que lá as puseram. Para inglês ver? Que fazer a esta triste cena?Só vejo disparates uns atrás dos outros."

Vai sendo habitual os senhores autarcas que temos tentarem sacudir a água dos respectivos capotes, argumentando que são sempre os mesmos a criticar, que é só má-língua, que são pessimistas profissionais a querer derrubar a câmara, etc. etc. Cantilenas habituais de quem procura esquivar-se às suas obrigações cívicas, a principal das quais consiste em desempenhar cabalmente os lugares para que foram eleitos.
Os dois trechos transcritos acima não são de Tomar a dianteira. São de eleitores da cidade, dando a conhecer o seu desalento e as suas necessidades. Acontece até que o primeiro é de António Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, eleito numa lista PSD. Feito aos microfones da Rádio Cidade de Tomar, foi depois transcrito na página 8 da edição de hoje. E esqueceu-se de referir que também não há estacionamento capaz para autocarros de turismo. Já houve, mas acabaram com ele.
Se até os próprios jogadores titulares da equipa PSD/Tomar já sentem a necessidade de se irem queixar para as rádios e jornais locais, continuarão os senhores de executivo camarário a tentar justificar o injustificável? Não seria melhor arranjarem coragem, reunir as condições para ceder os lugares a quem saiba realmente da poda, e mudarem de vida?
Com o característico realismo das classes populares, o autarca de Santa Maria lá foi dizendo "que não se pode fazer tudo ao mesmo tempo", procurando assim adocicar a pílula constituída pelas suas reclamações, de resto inteiramente justas. Se fosse um dos tais críticos habituais, teria certamente dito "Não se pode fazer tudo ao mesmo tempo, mas também é mau não fazer nada o tempo todo, como tem estado a acontecer." Essa é que é essa!
Na segunda intervenção, de uma eleitora de Santa Maria, aborda-se a questão da manutenção dos espaços verdes, que em muitos casos não é feita. De tal forma que os canteiros e plantas de instalação recente dispõem de sistemas de rega automática. Que não funcionam porque não há ninguém para os reparar e/ou accionar. Ao que se chegou.
Têm razão os lordes ingleses, quando dizem que nunca se deve dar muito dinheiro aos pobres, porque sujam tudo, estragam tudo e fazem demasiado barulho. Quem houvera de dizer que em Tomar, uma cidade tão pacata e disciplinada, também se acompanharia o progresso, naquilo que ele tem de pior -o esbanjamento dos dinheiros públicos em obras de fachada, que depois são deixadas ao abandono, sem qualquer tipo de manutenção. Deve ser da crise...

8 comentários:

Anónimo disse...

PENSAMENTO 1:

Os Homens são como o vinho: todos começam como uvas. Cabe às mulheres amassá-los, pisá-los e enclausurá-los até que amadureçam!

PENSAMENTO 2:

As Mulheres também são como o vinho: com o passar dos anos umas
refinam o sabor, outras azedam. As que azedam é por falta de uma boa
rolha...

Autor desconhecido (mas não parvo)

Anónimo disse...

ANEDOTA

-Padre! Queria confessar-me.....

-Então meu filho que me tens a dizer?

-Sabe....fui infiel à minha mulher. Eu sou produtor de cinema e na semana passada tive relações sexuais com a Jenifer Lopez com a Cindy Crawford e com a Cameron Diaz, cada uma à sua vez.....

- Pois é meu filho, mas não poderei absolver-te....!

-Mas, mas, Padre, porquê se a misericórdia de Deus é infinita?

-Não me lixes! Nem eu nem Ele vamos acreditar que estejas arrependido...!

Anónimo disse...

E o presidente da Junta de Santa Maria, o mais incompetente dos presidentes de junta de Tomar, já abicou do seu salário a tempo inteiro (único dos presidentes que o recebe), para fazer face a essas necessidades da freguesia?
Ou terá abdicado dos passeios dos idosos?

Porque é que nas freguesias rurais, com muito menos posses, os presidentes têm de fazer tudo por si, e em Santa Maria e São João, como muito mais orçamento, ficam sempre à mama da Câmara? O que fazem ao dinheiro?

Anónimo disse...

O que Antonio Rodrigues e o PSD em Santa Maria fazem ao dinheiro nem se percebe, nem se entende.
Mas é mais um episódio do descalabro em que o PSD se está a tornar. Todos falam, mas cada um para seu lado. Não há coordenação, nem os presidene de unta falam uns com os outros, nem com os seus vereadores
Então mas não é o vereador Carrao responsável pelos jardins e salubridade? Não tem no seu braço direito, o Casimiro das feiras, o orientador-mor?
Está feita a salganhada.

Anónimo disse...

Esse senhor é um troca tintas. Quando foi do Paiva, antes de elensair queria fazer um Jantar de homenagem e a seguir assobiou para o ladone começou a dizer mal dele.

Um finorio, que quando o barco começa a meter agua, são os primeiros a fugir.
Sempre a mesma coisa este PPD.

Anónimo disse...

Todos os tomarenses sabem que no reinado do engenheiro Paiva não se descansou enquanto não se acabou com os operacionais.. gente miúda e sem pedigree. Com os funcionários que tratavam, e bem, da limpeza e da manutenção dos espaços verdes. A cidade chegou assim ao estado deplorável que conhecemos. Na limpeza inventaram a moda dos assopradores, que retiram o lixo das ruas para dentro dos prédios, para cima dos carros e para o meio da estrada. Nos espaços verdes, espera-se que os arbustos e as flores definhem, inventam-se maleitas em árvores e substitui-se por betão, areia e pedregulho...melhor do que isto só mesmo de encomenda.
E falo com conhecimento de causa, porque a seguir ao assoprador cabe-me a limpeza do hall do prédio. E olhem que assertam quase sempre com o dia a seguir à limpeza semanal, que pagamos a uma empresa? Quanto à rua, após várias semanas sem ver vivalma, lá varro e apanho sacadas de lixo para o contentor...e, invariavelmente lá me diz um vizinho do prédio ao lado "Ó vizinha não se esqueça de passar amanhã pela câmara para receber"...é a vidinha, mas só de alguns. Quando não se vive em zonas nobres!!!
Laura Rocha

Anónimo disse...

eles não assertam, antes acertam. Hoje está um dia complicado, estou a ver....
laura rocha

Anónimo disse...

Agora, minha car Laura, imagine o que é viver numa aldeia do concelho de Tomar...
E olhe que os impostos são iguais!