quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA

COLABORAÇÃO DA PAPELARIA CLIPNETO LDA.

O grande tema destra semana, em CIDADE DE TOMAR, são as sucessivas obras falhadas dos últimos dez anos, num trabalho fotográfico que ocupa duas páginas. Mesmo assim, ainda ficou por dizer que desfiguraram o Mouchão, acabaram com os sanitários aí existentes, destruiram a rústica ponte de madeira, suprimiram o parque das merendas, impossibilitaram o parqueamento de autocarros de turismo frente à Várzea Pequena, transformaram o estádio em campo de treinos e o parque de campismo numa pálida sombra daquilo que já foi. É obra, não há dúvida nenhuma. E dificilmente alguém, no futuro, conseguirá destruir tanto em tão pouco tempo e por um preço tão elevado. Contra factos...

O outro texto importante do jornal sediado na Praça da República é a habitual crónica de MC, que decidimos reproduzir na íntegra por dois motivos principais. Porque está escrita num português escorreito, como de resto é habitual, mas vai sendo cada vez mais raro na imprensa. Igualmente dado que, em registo muito suave, nos dá uma admirável descrição das reuniões camarárias, perfeito exemplo do ambiente deletério que já reina na autarquia, neste primeiro ano do actual mandato. É-se tentado a dizer que já se assistiu a funerais mais animados...

O TEMPLÁRIO tende a aparecer cada vez mais como um semanário tipo "news magazine", na área dos eventos societais. Mais "Correio da Manhã" do que "Público". Três assuntos ocupam a primeira página, como se pode ver na ilustração. O principal é a manifestação da população da Serra, protestando contra o eventual próximo encerramento do posto médico. Sem que se consiga perceber claramente porquê, o presidente da junta fala de "sacanice", abstendo-se de fornecer mais detalhes. Em todo o caso, pode ver-se, numa outra foto, um cartaz que começa com o já clássico "Fora Sócrates". Como se o actual primeiro-ministro fosse o autor da tal "sacanice", ele que quase de certeza nem sabe sequer onde fica a freguesia em questão.
Naturalmente que em democracia este tipo de manifestações de descontentamento é perfeitamente legítimo e até salutar. Só é pena que as mesmas pessoas se mantenham mudas e quedas perante a manifesta decadência da cidade e do concelho, desde há mais de dez anos, como acaba de ser confirmado por dados estatísticos oficiais, facultados pelo INE. Será porque acham que a actual maioria coligada está a governar bem? Porque a maioria relativa e a política levada a cabo são do PSD? Por ambas as razões? Por pensarem, erradamente, que já falta pouco para acabar a crise? Se calhar, nunca o viremos a saber, o que é pena. Até porque o actual presidente do PSD local, José Delgado, integra o elenco da junta de freguesia da Serra.

D'O MIRANTE recolhemos esta foto e a respectiva legenda, publicadas igualmente nos dois outros semanários, já referidos. Há no entanto uma diferença importante. A legenda é algo mais longa: "...que se irá realizar a 19 de Setembro, assim como a participação na próxima Festa dos Tabuleiros de 2011. "Foi gratificante fazer este evento. Pena foi o facto de a adesão não ter sido muito significativa. No entanto, foram poucos mas muito bem comportados. A todos, em nome da junta de freguesia, um muito obrigado, concluiu o presidente da junta Luís Antunes." Após tão peculiar relambório, impõe-se questionar: Qual a causa ou quais as causas da fraca adesão? A excursão era à borla ou a pagar? Havia comezaina e tintol? Quais eram os critérios de participação, designadamente em termos de idade? "Foram poucos mas muito bem comportados". Geralmente não têm sido?
A junta de Paialvo é a única no concelho de maioria CDU. Por conseguinte, da esquerda pura e dura. Seria por isso importante que respondesse às interrogações supra, pois a dar-se o caso da fraca adesão ter resultado do entendimento popular de que não é com excursões para "comprar votos" que vamos conseguir mudar de rumo, ainda nem tudo estaria perdido por essas bandas e a longa acção do presidente Custódio teria valido a pena... Aguardemos, que o tempo acaba por facultar todas as respostas.


7 comentários:

Anónimo disse...

Ex,mo Sr. Dr. Rebelo

É claro que o Sócrates nada sabe destes assuntos!
Tadinho!
Claro que quem manda é a Ministra da Saúde, é a da Educação!
O Sócrates está a leste destes problemas, só trata de grandes questões!
Quer lá ele saber dos problemas de saúde dos habitantes da Serra, ou dos problemas escolares de Alviobeira ou da Sabacheira!
Isso são coisas sem interesse!
O tratado de Lisboa, as reuniões do Eurofin, os rattings, os graves problemas dos Bancos, da PT, da EDP, do Belmiro, do FreePort, etc. é que têm interesse e o preocupam.
Esses probleminhas pequeninos deste País são-lhe indiferentes.
Arderam uns hectares, fecharam~se umas escolas, encerraram-se unas extensões de saúde.
Tudo bem, que se lixem os pacóvios!!!!
Ele quer é ir passar 15 dias com a ex-mulher (!) e os filhos num resort algarvio.
Que se lixem o Freitas Lopes e os seus trabalhadores, a IFM, o edifício da antiga messe militar, quejandos e agins.
Enfim!!!!!!!

Anónimo disse...

O pessoal da Serra, com base num rumor criado através de alguém do PSD que é medido no Centro de Saude de Tomar, arranjou uma confusão, de onde só sai mal o PSD que tem a Junta da Serra, a presidência da câmara e cujo presidente da secção local é também o presidente da Assembleia de Freguesia.

Tolice a mais junta, que como Rebelo muito bem constata, não se sabe que alguma vez tenha vindo esta população defender que Tomar devia ser melhor gerida, uma vez que só nos primeiros 10 anos de gestão PSD, foi ultrapassada, de uma assentada por Constância, Abrantes, Torres Novas, Almeirim, Cartaxo e Rio Maior.

O populismo e oportunismo tem destas coisas: coloca-se um apaniguado qualquer a inventar umas reformulações, depois diz-se que a culpa é de um qualquer governo, de permeio põe-se a população na rua e no final nada aconteceu.

Foi no Ruanda? Não! Foi em Tomar.

Anónimo disse...

Segundo a Hertz, o Posto Médico da Serra já não fecha!
Fizeram barulho e conseguiram o que queriam! Neste Portugal desgraçado é assim! Quem não chora não mama.
Com todo o respeito pela Serra e sua População, os das Olalhas que se cuidem! E os das outras terras com Postos Médicos, também. Uma coisa é certa : alguns terão que fechar e o da Serra já não fecha!
Vejam lá se percebem como é que se devem tratar estas questões...
Ah! e não vale a pena argumentar com a qualidade das instalações, é que, pelos vistos, os utentes de S. Pedro vão para Santa Cita e aqui nem instalações há - as existentes são emprestadas pela ACR de Santa Cita em troca do pagamento da luz do Pavilhão pela Câmara Municipal!
Só esquemas...

Anónimo disse...

Parabéns ao Mário Cobra.
Tem, sem dúvida, uma das melhores, mais esclarecida e, quanto baste incisiva pena, das que, conhecidas são, em Tomar. Escreve como se respira e, está tudo dito.
Gostava porém de lhe colocar, caso leia, a questão:
A pasmaceira, o bocejo, o dolce fare niente (adivinha-se que dos eleitos de todos os que votaram), que transpira da sua escorreita crónica é só de agora?
Explicando: em executivos anteriores era comum, era regra, era imprescindível o aceso debate, a incisiva discussão, a profícua dialéctica em prol dos magnos interesses do concelho, no caminho das grandes soluções estratégicas, para os tão pertinentes temas que, epistolarmente, reivindica na sua local?...
Se sim, estamos falados; se não, estamos na mesma!
Porquê a admiração?


Maria da Meia

Unknown disse...

Para anónimo em 23:12

Por favor não se arme em anjinho nem em demagogo de trazer por casa. Essa de amalgamar peixeiras da Nazaré com ratos do Quirguistão já não pega. Pode não convir o que se vai passando por esse país fora, por exemplo o encerramento de escolas ou de postos médicos, mas o governo PS limita-se a tomar medidas indispensáveis para tornar o país solvente perante os mercados internacionais. Já não há milagres, nem mesmo em Fátima.Afinal qual a relação entre as férias do primeiro-ministro e o encerramento de postos médicos, a não ser uma inveja patológica (também conhecida por desejo mimético recalcado) da sua parte?

Cordialmente,

AR

Anónimo disse...

Não vale a pena moerem-se mais...
O povo é interesseiro, gosta de se deixar corromper...
Espírito de comunidade não existe.
Gosta é de receber subsídios e ter o Estado como um paizinho que o proteje. Resquícios do passado, que levará várias gerações a desaparecer!
OH Rebelo não se canse, vá viajar!

Anónimo disse...

Ex.mo Sr. Dr. Rebelo

Não carregue nas contas, a gente já sabe do seu amor pelo PS e pelo governante Sócrates!

Logo, fechem, fechem, fazem muito bem!

Acabem com as infra-estruturas essenciais à vida nos recônditos locais deste País.

Assim, as populações vão-se mudando para as urbes e vão agravar os problemas nestas já existentes!

O Sr. Dr. é um urbano arreigado e, portanto, age como tal!

Em nome do défice e em defesa dos capitalistas avante nos cortes cegos na saúde, na educação, na justiça, na .....
São precisas novas viaturas (topo de gama), novos gabinetes (e bem decorados), novas mordomias, novas consultadorias, novos lugares de administração, novas comissões, novas .....

A bem da Nação!

Paga Zé Povinho!

E os ricos que gozem com a crise!!!!!!!