domingo, 8 de agosto de 2010

RECADO PARA UMA SENHORA SUSCEPTÍVEL

Distinta senhora:
O seu comentário foi eliminado por conter linguagem pouco adequada ao contexto, e nada digna de uma cidadã com cachet. Mais própria de uma regateira do Bolhão. Mas creia que fiquei incomodado por ter sido levado a silenciar o seu grito. Por isso decidi endereçar-lhe este bilhete, que será breve.
Julgo, com o devido respeito, que V. Exa está a ver mal o filme da minha vida, quando escreve que não fiz nada quando catraio e agora quero fazer tudo. Trata-se de uma dupla falsidade. Por um lado, nunca tive tempo para ser catraio. Aos sete anos já ia para a apanha da azeitona, depois da escola e aos sábados e domingos. Aos onze, era funcionário na Comissão Municipal de Turismo, com o fabuloso vencimento de 331 escudos mensais = 1, 65 euros.
Por outro lado, não tenho qualquer pretensão de fazer tudo, nem perto disso. Já aqui o escrevi não sei quantas vezes, mas aqui vai mais uma. Não sou candidato a qualquer lugar. Porém, o meu dever de cidadania, obriga-me a estar à disposição dos meus concidadãos eleitores, para tudo aquilo de que possam precisar e esteja dentro das minhas capacidades, uma vez que também exerço o meu direito à crítica e à indignação. Apenas isto.
Sobre o que cada um fez ou deixou de fazer em prol de Tomar, como não estamos em campanha eleitoral, nem eu gosto de me gabar daquilo que fiz, solicito-lhe um favor: indique-me o seu e-mail, ou um outro, através do qual possa contactá-la particularmente. Terei então muito gosto em discriminar-lhe o que já fiz por esta terra (e que a senhora nem suspeita), bem como parte daquilo que ainda poderei fazer, se para isso me derem ocasião. Tenha a bondade de escrever para o meu email a.frrebelo@gmail.com
Rogo-lhe que aceite a minha humilde saudação, bem como as minhas desculpas pela ousadia,

António Rebelo

3 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Rebelo então nessa perspectiva e como tem um blogue faça um favor a todos os tomarenses. Pode ser? Publique as suas memórias (o tempo urge para si) pois todas as temos caro senhor. Também não fui catraia pois tive que trabalhar muito cedo como o senhor e estudar como o senhor e ser mulher como o senhor é homem.
Hoje em dia as oportunidades de se ganhar dinheiro cedo não abundam e o fisco aperta não é? Dantes era toma lá dá cá agora temos que ter cuidado com a exploração do trabalho infantil e os direitos das criancinhas.
Não tenho e-mail para si pois a honra que pensa que me dá de aceder ao seu não tem retribuiçao caro senhor. Continuação de boa reforma pois como sabe a longo prazo estaremos todos mortos - já dizia JM Keynes esse sim da galeria dos grandes economistas.

Anónimo disse...

Ora "alimpa-te" a este guardanapo, ó Rebelo!!!

Unknown disse...

Não tenho que me "alimpar". Trata-se de mera manobra de diversão, na expectativa vã de desviar as atenções para assuntos mais prosaicos que as "argoladas" cometidas aqui em Tomar desde pelo menos há 20 anos.
Quando solicitei o email da senhora já palpitava que isto é tudo muito bonito, mas quando se trata de mostrar a cara e dar o peito às balas, Foge Manel "queles" são doidos e nunca se sabe "pra" onde disparam!
Ficou assim feita a demonstração pretendida. Os coveiros da cidade continuam obstinadamente convencidos de que fizeram coisas extraordinárias. Até aquela incrível parolada do PDM tem estatuto de obra-prima. Pobre terra!