terça-feira, 24 de agosto de 2010

LUÍS FERREIRA "INCENDEIA" CASO LOBO ANTUNES

D'O MIRANTE ON LINE, com a devida vénia e os nossos agradecimentos, reproduzimos esta insólita notícia sobre a posição do vereador da cultura e bombeiros em relação à tertúlia com Lobo Antunes, que devia haver, mas não houve. Com semelhante estilo, se a tradicional hospitalidade tomarense já estava combalida aos olhos de quem não nos conhece e segue a imprensa com regularidade, agora com semelhantes bojardas, ficamos pelas ruas da amargura. Só falta mesmo dizer às pessoas "Desamparem-nos a loja, que estamos fartos de vos aturar e só queremos é descanso!" Isto vai bonito, vai!

(Por favor, clique sobre a ilustração para a ampliar, se necessário.)

61 comentários:

Anónimo disse...

A educação não é coisa que se aprenda rapidamente. Leva muito tempo...

Anónimo disse...

Dr. Rebelo,
mas quem é este Lobo Antunes?
deve ser um subversivo anti-PS, talvez um dos independentes pedro marques, ou até um laranja delgado,
esse cobardolas que venha cá a Tomar que o guardião da cidade templária dá-lhe o arroz,
valente verredor ferreira, parece a padeira de aljubarrota a expulsar os castelhanos,
grande gualdim da era moderna, dá-lhe com a adaga ao incréu do lobo antunes,
tu, luis, que andaste na guerra do ultramar a defender a pátria, a fé e o império, não podes permitir que este escriba acocorado diga coisas que a tua experiência de combatente do exército português sabe serem inteiramente falsas,
chega-lhe luis, vai-te a ele, aniquila-o, reduz o gajo a pó,
a bem de Tomar, a bem da herança dos séculos, a bem da Nação
e canta-lhe "lá vamos cantando e rindo, levados, levados sim....."
viva a coragem do verredor da cultura, turismo e bombeiros de Tomar,
avante em defesa de lei e da grei!

Anónimo disse...

A linguagem utilizada pelo vereador da cultura da cm de Tomar é de um arruaceiro primário. O que torna tudo mais grave nesta cidade, é a inexistência de consciência crítica quer dos parceiros de coligação, quer dos vereadores da oposição, quer dos elementos que integraram a lista de independentes do Lebre. Tomar está entregue á boçalidade.
O lastro de Tomar não merecia nada disto, os tomarenses, esses, merecem isto e muito pior.
Os vereadores dos IpT, Pedro Marques e Graça Costa Rosa simplesmente não existem como vereadores vigilantes destas palhaçadas. Onde estão que ninguém os vê? Não têm tempo para se inteirarem dos problemas? Não têm tempo para tomarem posição sobre esta linguagem boçal do vereador da cultura (que faz de todos nós boçais aos olhos dos portugueses e principalmente aos olhos dos homens e mulheres de cultura)? Então vão-se embora.
Lobo Antunes, como cidadão, como Homem e como escritor reconhecido internacionalmente não merecia ser tratado, em nome do município de Tomar, de forma tão brejeira e até ordinária. É o que temos.

Anónimo disse...

A atitude do senhor vereador Luís Ferreira é realmente inqualificável. Podem tê-lo ensinado a ser moderno e a usar o Facebook, mas parece-me faltarem-lhe regras básicas de educação e cortesia. A modernice às vezes prega estas partidas. Que o cidadão Luís Ferreira decida envolver-se num arrazoado de donzela ofendida, é-me completamente indiferente, responderá enquanto cidadão. Que o faça enquanto vereador e em nome do Município de Tomar, é coisa completamente diversa, porque considero que os eleitos devem saber comportar-se à altura do cargo que ocupam. Significa isto que, enquanto cidadã e membro da Assembeia Municipal, não lhe permito que me represente desta forma. Tendo estado presente no evento e assistido a alguns excessos de linguagem por parte de um amigo de Lobo Antunes e tendo comprovado a forma correctíssima e digna como o senhor Presidente da Câmara procurou valoriazar o evento, à margem de polémicas e sendo o Dr. Côrvelo de Sousa a entidade máxima do nosso munícipio, não compreendo porque razão teria o senhor vereador Luís Ferreira de manifestar-se. Atrevo-me a inferir que pelos exactos motivos que levaram Lobo Antunes a não vir a Tomar...aproveitamento político e desejo de protagonismo. Porque Tomar não é uma coutada do senhor vereador e os fins não justificam todos os meios, apresento, enquanto cidadã, as minha desculpas a Lobo Antunes que, tal como refere o porta voz da D. Quixote, não fecha a porta a novos convites. Cá o aguardaremos.
Laura Rocha

Anónimo disse...

Então mas o homem (vereador) não pode ter a sua opinião?!
Vejam os comentários deixados no DN sobre o artigo "Combatentes instam Lobo Antunes a explicar-se" e logo constatarão que as opiniões estão repartidas 50/50!

Anónimo disse...

Pior que a triste performance do senhor vereador da Cultura de Tomar que devia ser uma pessoa no mínimo educada, e talvez um bocadinho culta, é o facto de não se vislumbrar da parte dos restantes membros do elenco camarário uma atitude de repúdio por tão triste tirada sobre um dos maiores vultos da literatura portuguesa, inclusivé já votado para nomeação para o Nobel da Literatura, pessoa com provas dadas e sobejamente conhecida da comunidade literária internacional.
Eu não sou de Tomar mas tenho família aí residente e estou muito a par do que por essa terra se passa, e sei que este senhor Luis Ferreira não tem o mínimo arcaboiço moral e político para desempenhar com verticalidade a função de vereador. É lamentável que lhe tenha sido dada oportunidade de fazer parte da vereação dessa Câmara, mas a democracia tem destas coisas menos boas. Nem sempre os eleitos são as melhores escolhas. São as escolhas possíveis.
Sei também que existe na Câmara pouca resistência a este senhor, daí ser plausível supor de dificilmente se assistirá a uma tomada de posição.
Eu vivo em Lisboa e estou ligada às letras e conheço o sr. António Lobo Antunes o suficiente para perceber a sua tomada de posição face às peripécias que envolveram a sua quase presença em Tomar.
Estou confiante que desta vez a Câmara de Tomar tratará de demarcar-se institucionalmente da atitude inqualificável do senhor vereador da Cultura. Doutro modo apetecia-me fazer chegar às mãos do próprio escritor o texto (ou parte dele) lavrado pelo senhor vereador da Cultura de Tomar demonstrativo de que em Tomar grassa a descortesia mais grosseira, e que afinal a infeliz conduta da Região de Turismo não será caso isolado, mas sim produto duma forma de estar das entidades locais que não abona em nada a cidade e os seus habitantes.

Magda Anjos

Anónimo disse...

Por favor!
Façam-me um desenho para eu preceber! O que é que Lobo Antunes sabia que os que estavam no Paraíso não sabiam, para dizer que estava a ser enganado e utilizado?
Ele não sabia que vinha dar uma sessão de autógrafos e dizer duas ou três palavras de ocasião? Então pensava que vinha a quê?
O artigo que o Expresso publicou no sábado não pode ser escamoteado deste processo!
Não tenho dúvidas que teve medo!

Anónimo disse...

Finalmente alguém começa a ver a coisa como ela é, um concelho ao abandono.
Politicamente uma treta autárquica, uma coisa a esquecer, assim venham nas próximas eleições a aparecer candidatos interessados verdadeiramente em Tomar e que tenham no mínimo as qualidades básicas, antes comuns á maioria dos cidadãos. Uma vergonha para Tomar, o que esta a acontecer com estes eleitos e principalmente com o PSD e o PS, num casamento de interesses dos seus eleitos na câmara, com grande e muito grave prejuízo para a cidade e concelho, uma vergonha para quem apoia esta gente, da maior mediocridade. Mas na realidade não existe oposição, nem alternativa, estamos mesmo tramados, esta é a pior câmara de sempre e com as calinadas destes fulanos ainda vamos ser alvo de chacota nacional.
Estes senhor vereador não se limita e legitimar tudo o que de mal a câmara faz, e faz quase tudo, como aparece como o grande paladino da democracia e da cultura, tenham dó.
Agora defende o tal Manuel Faria, isto ainda nos vai dar para rir, não fosse o caso de ser trágico.
Nota: No PSD ainda se fala que existe uma CPC, que pretendia por alguma ordem na casa, mas no PS, apoiam estas poucas vergonhas sem qualquer reserva. A politica local baixou ao esgoto.

Anónimo disse...

Estou estarrecido!
Não mereço ser representado desta forma tão vil!
O escritor Lobo Antunes merece um pedido de desculpas institucional da CMTomar!
Lobo Antunes, quer como escritor de primeira grandeza, quer como personalidade do mundo da cultura, com reconhecimento ao mais alto nível no nosso país e no estrangeiro, é insultado de forma vergonhosa por um tipo que ocasionalmente exerce a função de vereador da CM Tomar.
A sede de agradar aos seus apaniguados; a fome de protagonismo saloio, são condimentos suficientes para que o boçal vereador do PS mostre o que realmente vale.
Como humilde cidadão tomarense (sem qualquer interesse na política caseira) peço desculpas ao Cidadão e ilustre escritor Pelos insultos a que foi sujeito na minha cidade, e, particularmente, pelo vereador que provou não ter perfil para o desempenho do cargo.
Que fique claro, se o presidente corvelo de sousa não lhe retirar o pelouro é cúmplice nesta palhaçada.
Os tomarenses deverão começar a tirar as devidas ilações (enquanto é tempo) sobre as pessoas que nos (des)governam!!!

Anónimo disse...

Eu quando aqui informei que o Google Notícias estava a referir O Mirante, e que este dizia que o Vereador da Cultura tinha chamado "cobardolas" ao Lobo Antunes, pedi esclarecimento, porque me custou a acreditar que se chegasse a tanto. Afinal chegou-se.
Tal atitude de um Vereador é um erro grave, e que aprofunda os danos que Tomar já está a sofrer. Poucas vezes se viu na comunicação social tantas referência a uma situação destas, ainda por cima negativas para o Concelho. Pior é impossível.
Lobo Antunes tem uma aceitação afectiva na sociedade portuguesa, e não só, que Saramago não tinha.
Tomar está a suicidar-se a uma velocidade impressionante.
Isto ainda não bateu no fundo.
Lancelot du Temple

Anónimo disse...

A situação de Tomar começa a ser já não preocupante mas talvez irrecuperavel:
o texto de Luís F. é descuidado e perigoso;
o Presidente da maior Junta de Tomar apela aos microfones de CT à colocação de mesas e cadeiras para os turistas/excursionistas comerem "o farnel". Instalação de retretes também se precisa...!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

O rapaz, calhando, educação, como atinamos, não tem que se recomende;
O rapaz, calhando, não sendo burro,? sabe espreitar as oportunidades;
O rapaz, calhando, até leva por trás (sem ofensa), alguém bafejando-lhe umas dicas de “marketing político”;
O rapaz, calhando, não estará a pensar no hoje, talvez a sonhar com o amanhã;
O rapaz calhando, saberá que, bem trabalhado, num instante o monte é montanha;
O rapaz calhando, adivinhará, que o que não é falado não é notícia;

O rapaz calhando, nem conhecer conhece, o escritor;
O rapaz calhando, nem adivinhará que o escritor o ignorará;
O rapaz calhando, nem imaginará, em quão ridículo se tornará;

O rapaz; o rapaz, como costuma ostentar, é vereador – sem pesar o peso de o ser! – e assim legitima-se para o tudo e para o nada!

Força rapaz! Até que um fantasie: “ mas o rapaz vai nu….!


sonhodasduas

Luis Ferreira disse...

Estimados comentadores

Não retiro, naturalmente uma única linha ao que escrevi, mas permitam-me corrigir a mensagem, que truncada como naturalmente teve de ser, pode distorcer o objectivo com que foi escrita originalmente.
António Lobo Antunes é um reconhecido escritor da língua portuguesa, reconhecido por muitos em Portugal e no Estrangeiro. Como tal é assumidamente uma vedeta.
É também convencido e naturalmente pedante, fruto
eventualmente do enorme reconhecimento que obteve.
Não gosto da sua escrita, mas reconheço que as abordagens estéticas que tirei pela leitura, já há alguns anos, de "Os cús de Judas", podem não ser a melhor fonte de avaliação a considerar.
De toda a forma, o epíteto de "cobardola" é de todo desproporcionado, uma vez que o senhor esclareceu que
foi "enganado" pelo Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, Manuel Faria.
A ele as minhas públicas desculpas, uma vez que se foi
enganado, a minha ira e revolta tem de ser colocada
noutra paragem. Aliás a terminologia usada só deve ser abordada e justificada no contexto de uma discussão no facebook e com base na errada informação transmitida pelo Vice da Entidade Regional de Turismo.
E é de todo fácil de perceber a minha revolta: o esforço que temos feito, em toda a Vereação da Câmara de
Tomar, para recuperar a imagem de Tomar, promovendo o
que de melhor por aqui se faz e, no preciso fim-de-semana em que um dos eventos-âncora decorria (Festival
Bons Sons), perde-se pela polémica criada através de responsável de entidade que deveria promover o turismo e não prejudicá-lo.
Isso é que não concebo de forma alguma: que poucos destruam o trabalho que dezenas, senão centenas, vêm
ordeiramente tecendo à volta do conceito de Cidade Templária de Tomar.
E desculpem-me a frontalidade reiterando o que escrevi no facebook: Tomar não precisa de má publicidade e
nunca Lobo Antunes, que reconheço não gostar como escritor ou outro qualquer pensador, pode ou deve ser molestado, pelo que escreve ou diz.
Pelo menos na terra onde sou vereador e, no que de mim
dependesse, tal só aconteceria por cima do meu "cadáver", político, bem entendido.
A bem da verdade dos factos, aceitem este meu esclarecimento e desabafo

O vereador da cultura e do turismo

Anónimo disse...

Pois é senhor vereador. Mas acontece que, enquanto figura pública, tem a obrigação de cuidar da realidade dos factos, antes de se estender em comentários pouco abonatórios, tanto para a sua pessoa, quanto para o visado. Lá por o seu comentário estar no facebook não assume menos gravidade. Ou será que o facebook foi criado para que as pessoas se tornem trauliteiras e descortezes...é fino comentar no facebook. Lá pode dizer-se o que nos vier à cabeça, sem medir consequências? Ninguém lê? Por outro lado, mais grave do que dizer o que o senhor disse é não assumir a gravidade do que fez e manter todas as palavras, escudando as suas desculpas em informações mentirosas provenientes do Vice-Presidente da Região de Turismo (???!!!). Estamos a falar de arrogância e pedantismo de quem?
Subscrevo inteiramente o pedido de alguns comentadores, de que a CMT, cuide de corrigir a sua posição, salvaguardando, assim, o bom nome de Tomar.

Laura Rocha

Anónimo disse...

Cada cavadela...cada minhoca...

Anónimo disse...

Luis Ferreira tem um grande jogo de cintura. É louvável o seu pedido de desculpa. Não se entende como ele, Vreador, e o Vice-presidente da Região de Turismo não se entendem; afinal são parceiros, e deviam-no ser para o bem de Tomar.
Luís Ferreira não gosta de Lobo Antunes como escritor. Tem todo o direito. Também não gosto dele como escritor, e acho-o demasiado inseguro como pessoa, apesar de ser Psiquiatra. Mas não o ataco. Respeito a sua pessoa e a sua obra, e penso que, em termos de Marketing é de tirar proveito, como se pode tirar de José Mourinho ou de Mário Soares. Como disse o especialista brasileiro em Publicidade que apoiou Mário Soares : vende-se um Presidente da República como se vende um sabonete. Nem mais.
Lobo Antunes é uma vedeta. Que o seja. Luis Ferreira pode não gostar dele, mas tem de o respeitar bem como à sua posição. O Veredor da Cultura de Tomar, tera do Espírito Santo, terra de tolerância (desconhecida dos tomarenses) não pode ter a mesma atitude que tem como pessoa por causa da sua posição institucional. Como Vereador ele representa o Concelho.
O assunto Lobo Antunes volta a ser motivo da crónica de hoje de Fereira Fernandes, na última página do Diário de Notícias. Pelos vistos o assunto não acabará tão depressa, ainda falta o próximo Expresso e outros jornais.
Tomar suícida-se.
Tomar ainda não bateu no fundo.
Não desanimem que isto vai para pior.
SÉRGIO MARTINS

Anónimo disse...

Se o Faria, em parceria com este vereador-escritor, tivesse contratado um conjunto de musculados jagunços para eficazmente impedir que até um mosquito tocasse no Lobo Antunes, nunca se instalaria esta polémica e nunca o dito vereador se veria obrigado a defender a honra da sua coutada turistico-cultural!

Como o Faria foi nabo, Tomar ficou mais conhecido e, brevemente, ainda teremos a honra de ver o vereador aventaleiro sentado numa mesa do Paraíso a apresentar o grande escritos português (e universal) António Lobo Antunes aos tomarenses presentes (com lotação hiper-esgotada) em mais uma (sua, dele vereador) iniciativa inserida nas Comemorações do Dia da Cidade Templária, a Herança dos Séculos.

E aí sim, vão refulgir os atributos literários e culturais do grande educador da malta nabantina - o honorável Ferreira das Farturas!

Vivó!

Anónimo disse...

Ó Luizito, garanto-te que o Lobo Antunes se está cagando para o facto de tu não gostares dele nem da sua escrita! E compreendo-te muito bem quando dizes que não gostas da escrita dele. Quando a areia é demais para a camioneta é no que dá...

Anónimo disse...

O sr. Luis Ferreira revela uma baixeza digna de registo.
Agora, no rescaldo do seu vómito sobre Lobo Antunes vem dizer-se enganado pelo sub-director do Turismo. É mais um tiro no pé! Se queria opinar sobre o assunto, não por que viesse acrescentar valor ao caso já que isso é impossível da sua parte, pelo menos devia ter um breve, brevíssimo lampejo de inteligência (meu Deus, quanta utopia da minha parte...mas é politicamente correcto dizer isto!!!) para cuidar de se inteirar devidamente dos factos previamente. Mas não! Reagiu como um miúdo da escola primária. Partiu de imediato para a canelada.

Quem deverá ficar muito preocupado com tudo isto é o dr. António Lobo Antunes, que por acaso até é psiquiatra e se se desse ao trabalho até perceberia muito bem todo este imbróglio, ao saber que o excelentíssimo senhor vereador da Cultura e Fogos de Tomar não o grama nem topa a sua escrita...

Anónimo disse...

Sr. Luis Ferreira, você está a ser atacado por todos os lados. Mas a culpa não é sua. Cada um tem as suas limitações. O óptimo seria nós termos a noção das nossas próprias limitações para não cairmos em ridicularias como aquela em que o senhor caiu.
Mas a culpa não é sua! A culpa é de quem lhe deu esse tacho!

templario disse...

A atitude do Senhor Vereador da Cultura é infeliz. Depois da forma desastrada como se referiu a um Escritor de prestígio nacional e internacional, goste-se ou não dele (pessoalmente, tentei por três vezes ler um dos seus livros e correu-me mal...-limitações minhas), só faltava este seu comentário. Perante a evidência da sua idiotice e estupidez política, bem expressa nas suas palavras sobre Lobo Antunes, o Vereador tenta agora saltar por cima da sua própria cabeça para se subtrair ao ridículo em que caíu (ao estilo do "Sr. Silva", como se refer ao Presidente da República), o desprestígio em que colocou o executivo camarário de que faz parte, a Assemb. Municipal, bem como o concelho e os munícipes, não hesita: tenta associar o vice do Turismo local ao seu radicalismo/oportunismo, intenta passar a bola... Atitude política mais cobarde, assim exibida publicamente, é raro ser vista.

Conheço o vice do Turismo de Tomar, de quem sou amigo há cerca de 40 anos. E não posso concordar com as desculpas apresentadas pelo Escritor para faltar à sessão no C.Paraíso. Um "cerimonial" destes (etiqueta, ritual - encenação, se quiserem), tem uma parte material e outra imaterial. O Escritor não queria, tenho a certeza, que do evento fizesse parte espera a 4 ou 5 léguas dos limites da cidade, por parte das autoridades civis e religiosas e militares; mas, à falta de um protocolo rigoroso, previamente decidido, tem de reconhecer algumas liberdades criativas ao promotor, para aguçar o apetite às pessoas a estarem presentes na parte imaterial do acontecimento, inteiramente concedido, por direito, à personagem (ou personalidade) principal. Tudo me pareceu estar em conformidade com esse objetivo. A sala encheu, havia pessoas cá fora, estariam mais de cem pessoas para ver e ouvir o Escritor Lobo Antunes. O Presidente da Câmara honrou o acontecimento.

O quê!!! Um vice do turismo local "promover-se à sua custa?! o "organismo do turismo local" usar a sua pessoa para se promover?! Anunciar que o Escritor iria falar do tempo que passou em Tomar como militar?! E eu pergunto: quem não gostará de se promover na sua ação pública através de personalidades como Lobo Antunes? O que fazem os que investem na edição e promoção das suas obras? Ou um canal de televisão ou jornalista quando o entrevistam? Todos nós nos promovemos através de boas e más ações junto do outro, dos outros. A vida é uma troca permanente.

Estou persuadido que o Senhor Lobo Antunes se precipitou, porventura, admito, terá sido alvo de pressão manhosa de cariz político ou relacionada com inconfessáveis interesses de natureza promocional para faltar. Não devia agir assim sobre o elo mais fraco do acontecimento. É isto que penso, tanto mais que a realização foi, como pude constatar, acompanhada no terreno por um seu amigo de muitos anos.

Continua....

templario disse...

..... Continuação

E há outra coisa, que não deve ser esquecida.

O Manuel Faria foi figura importante no movimento cultural em Tomar nos anos 70 e 80: co-fundador da Secção Cultural da SFGualdim Pais, do Centro de Cultura Popular de Tomar, criador do Festival Internacional de Cinema para a Juventude, fundador do jornal "Povo de Tomar" (de forte conotação partidária), recuperou, em certo momento, o Jornal Templário, etc.. O Manel Faria sempre gostou de se "promover", desde a sua juventude, com iniciativas deste tipo. Acusá-lo agora, com sessenta e tal anos, de querer promover-se... com uma sessão com Lobo Antunes é injusto. Manuel Faria foi desde a sua juventude um activo e excelente dinamizador cultural, com uma capacidade de trabalho invulgar, e levou a Tomar vários intelectuais e artistas. Revelou-se através de iniciativas destas. Tive sempre a percepção que terá até prejuducado em alguma coisa a sua vida pessoal, levado por essa vocação e paixão.

Ninguém é perfeito, Lobo Antunes não se terá como tal, eu também não, e alguns comentadores, com o devido respeito, parecem exorbitar na apreciação que de si fazem, realçando nos outros o que julgam de negativo, mas esquecendo a parte virtuosa. Dizem que todos temos algo dessa parte, que na esfrega da politiquisse convém ignorar.

O Senhor Vereador da Cultura tratou também muito mal as pessoas que estiveram no C.Paraíso. Já assisti a alguns concertos e até espetáculos de ópera, e gostei, embora não perceba pêva de música. Mas são momentos inesquecíveis e deleituosos aqueles em que estamos em presença de pessoas e obras imaginativas, criativas e originais - sejam eles intelectuais ou artistas. As pessoas gostam e querem mais quando a qualidade é boa. Quando gostam.

O Senhor Vereador da Cultura esteve muito mal. Devia demitir-se do pelouro e do executivo. Ou, então, o Presidente da Câmara devia escorraçá-lo do executivo.

templario disse...

Uma correção;
O Pres. Câmara não pode "escorraçar" o vereador do executivo. Mas pode retirar-lhe o pelouro.

Anónimo disse...

O esclarecimento do senhor vereador é em si um acto de cobardia pura!
Depois de achincalhar um dos maiores escritores de lingua lusa, vem agora com pretenso ar de puta ofendida dar o dito pelo não dito. Por outras palavras, como representante do município, pela qualidade de vereador a tempo inteiro, logo pago pelos dinheiros dos contribuintes, tem o dever e a obrigação de pensar antes de actuar, o que não é manifestamente o caso.
Quando se está em lugares públicos, como é o seu caso, embora temporário, deve ter-se comp previdente alguma contanção nas decisões e linguagem, porque não se representa a si (!), mas, representa, mesmo que provisoriamente, a comunidade tomarense.
O que o vereador da cultura da cm de Tomar demonstrou, mais uma vez, é que não possui lastro nem conhecimento bastante para desempenhar o cargo que lhe está distribuído, mesmo que provisoriamente.
Em qualquer país com raízes democráticas, o responsável em questão já se tinha demitido. Como vivemos numa república das bananas, num faz de conta, onde reina a palhaçada e a blasfémia, já nada nos admira.

Oh triste Portugal/Povo da gesta e da epopeia/Que representante tão banal/Que só nos dá diarreia.

A situação está a gravar-se e corre mesmo o risco de ter como timoneiros a escumalha nacional e caseira. A primeira república foi marcada pelo regicídio, esta nem tem classificação!
Onde estão os legítimos representantes eleitos? Olham para o lado? A ausência de posição clara e transparente sobre esta aberração que se abateu sobre Tomar, também os vincula, e, para bem de todos, o próprio presidente corvelo de sousa deveria demitir-se como exemplo, para que tudo se clarifique.

Anónimo disse...

E o Partido Socialista, não tem nada a dizer sobre este assunto?
O Partido Socialista merecia melhor gente!
E o Partido Sociual Democrata, também não tem nada a dizer? Não é o responsável máximo pela governação do município?
Também o Partido Social Democrata merecia melhor gente!
E Tomar não é capaz de fornecer alternativa a esta gentinha?
Por quem os sinos dobram!!!

Anónimo disse...

Concordo com "Templário". O pior que podia acontecer ao Ferreira das Farturas era perder protagonismo na Câmara. Mas isso não vai acontecer porque os PSD's já venderam a alma quando aceitaram coligar-se com o PS. E não tenham dúvidas que quem é a parte mais fraca são precisamente os PSD's que estão reféns dos dois cromos do PS.

Anónimo disse...

Os cães ladram e a caravana pasa, não é Luizito? Eles que se chateiem, que tu é que levas a massita e o resto ao fim do mês e isso é que interessa!
Ai não! Olarilolela...

Anónimo disse...

Ó "templário" vá dar banho ao cão!
Acaso não serás tu Faria?

Há pessoas em Tomar que já não é possível defender. O Faria é uma delas, e o Ferreira que mete a pata na poça cada vez que abra a boca ou escreve onde quer que seja.
Estes e outros só têm sede de protagonismo e essa é a razão da maioria das argoladas que cometem.

Defender o Faria como se fosse possível, um tipo que já provou que anda sempre à mama e que pior que isso é incompetente. Há quantos anos está ligado ao turismo? Que obras, que projectos bem sucedidos se lhe conhecem, além de esquemas e pequenas demonstrações de poderzinho?
Interessa lá o que fez quando era jovem, ou quando andava à procura de tacho. O que interessa é isto: o que é que já fez desde que é pago com os nossos impostos?!

PF

Anónimo disse...

Ó Laura está calada.
Tu e educação são palavras que não combinam, és mais uma daquelas que deve achar que os outros ou são parvos ou não têm olhos.
Para que te pões a dar bitaites sobre os outros? O que é que julgas que as pessoas pensam de ti Laura? Pensa lá bem.

Anónimo disse...

Permitam-me, a propósito do caso Lobo Antunes e dos insultos que, de alguma forma, o poder político tomarense, porque é disso que se trata, lhe lançou, que transcreva parte de um artigo de Luís Campos e Cunha, professor universitário e antigo Ministro das Finanças de Portugal, publicado no Público.

VERGONHA

"Quem não sente vergonha é porque não tem vergonha. É mau, mesmo muito mau, para a democracia e para todos nós...

No passado recente, apenas há alguns anos, uma gafe ou apenas um pequena escândalo eram suficientes para um ministro se demitir. Foi assim quando houve dúvidas sobre um pagamento de sisa por António Vitorino. Ou quando Carlos Borrego contou uma anedota de mau gosto sobre as pessoas que morriam no hospital de Évora. Um ministro que meteu uma cunha para a filha entrar em Medicina, logo que se soube, demitiu-se. En todos os casos eram pessoas de muita vergonha...

Os indicadores internacionais de percepção da corrupção colocam neste momento Portugal numa situação vergonhosa. Por falta de vergonha de muitos agentes políticos...

O poder, em sentido lato, é dominado crescentemente por pessoas que não sentem nem têm vergonha. Os que ainda têm vergonha terão vida política curta, no actual estado de vivência democrática."

Meu Deus, ao que chegamos. Já não há espaço para remendos!
Tomar, neste preciso momento, representa o que de pior existe em Portugal!!!

Anónimo disse...

PARA ANÓNIMO DAS 16:28h

Compreendo a sua angústia. No entanto, aquilo que pede ao sr. Luis Ferreira é impossível. Pensar? Esqueça!!! Aquilo é um corpo de homenzarrão que tem aprisionado lá dentro um intelecto de pré-adolescente que de vez em quando emerge e produz o que se viu. Ademais deve ter apanhado demasiado sol nas férias e piorou o que já era mau...

Não desespere já! Até ao final do mandato iremos assitir a muitas mais "representações" desta especialidade que o PS local produziu...

Anónimo disse...

O presidente Corvelo de Sousa não tem que se demitir. Embora se lhe reconheçam muitos defeitos no que à política diz respeito, é uma pessoa de grande educação que nem de perto nem de longe se poderá rever nesta boçalidade que caracteriza o vereador Ferreira.
Mas o que o presidente da câmara deve fazer é demiti-lo das funções que lhe estão distribuídas e apresentar um pedido de desculpas ao escritor Lobo Antunes...mesmo que isto lhe traga amargos de boca em termos de governação.

Anónimo disse...

O vereador Luis Ferreira fez, infelizmente para ele, o que tinha a fazer: denunciou com voz grossa a fantochada montada pelo senhor engenheiro Manuel Faria.

Realizou-o de forma desastrada e cuidou-se pouco.
Ao ser atacado pelo seus habituais detractores, gente oriunda das extremas esquerdas de um concelho de direita, cumpre o que disse vir fazer: mudar.

O estilo é demasiado forte e mesmo tendo razão no momento inicial, em relação à eventual cobardia de Lobo Antunes na sua expressão sobre os ex-combatentes, emendou a mão, quando ficou demonstrado que o engenheiro Manuel Faria havia feito mais uma das suas fantochadas.

O vereador corre o erro de achar que uma cidade de gente demasiado importante, intelectual e falida, ou um concelho que pouco a pouco definha, acabará por alguma vez lhe dar razão, mesmo que a tenha.

Mas que nunca tínhamos tido um vereador tão opinativo e fortemente interventor nos sectores que lhe foram entregues, disso não tenho a mínima duvida.

Quanto tempo irá sobreviver?

Anónimo disse...

Diz o senhor vereador:

"António Lobo Antunes é um reconhecido escritor da língua portuguesa, reconhecido por muitos em Portugal e no Estrangeiro. Como tal é assumidamente uma vedeta.
É também convencido e naturalmente pedante, fruto eventualmente do enorme reconhecimento que obteve".

Depois desta profunda reflexão, creio mesmo que Lobo Antunes vai passar a ir ao Psiquiatra. Descobriu o senhor Vereador que Lobo Antunes é conhecido em Portugal e no Estrangeiro. Extraordinário!....infere, por isso, que quem é conhecido em Portugal e no Estrangeiro é "assumidamente" vedeta, " naturalmente pedante e convencido.
O senhor vereador aprendeu a traçar perfis psicológicos com a Maya, ou no Novas Oportunidades? A sua refinada capacidade de colar etiquetas morais em pessoas que nem sequer conhece é, na verdade, um dom natural, digno do anedotário nacional.
Laura Rocha

[João M. Gonçalves] disse...

O sr. dr. Luís Ferreira em vez de se preocupar em alardear a sua óbvia a António Lobo Antunes, faria melhor em concentrar-se no seu trabalho de vereador da cultura do concelho de Tomar. Trabalho que, aliás, tem sido invisível. Ou isso ou é tão grandioso que os tomarenses nem o conseguem vislumbrar.

[João M. Gonçalves] disse...

No meu comentário faltava uma palavra, "aversão", na primeira frase: "O sr. dr. Luís Ferreira em vez de se preocupar em alardear a sua óbvia aversão a António Lobo Antunes...".

Anónimo disse...

O Ferreira das Farturas doutor?!

Só de fôr da mula ruça, com post graduação em malabarismo tirada em Carregueiros!!!!

Anónimo disse...

Para anónimo das 16:57

Acha que me preocupa o que pensam de mim, pessoas da sua laia. Se me preocupasse não assinava o nome. Fazia como o(a) senhor(a). E quanto a educação...estamos conversados. Eu sei que há verdadades que são difíceis de digerir, temos pena. A cabeça é para usar, sempre, mas só quando se pode.
Laura Rocha

Anónimo disse...

O que dizem os conceituados especialistas em economia mundial sobre a situação em Portugal?
Portugal vive uma fartuda de excesso de dinheiro?
Portugal vive uma crise financeira por falta do dinheiro?
Portugal está em fase de crescimento sustentado?
Portugal está em fase de crescimento diminuto, logo insustentável para a situação económica e financeira?

Perante as respostas óbvias, conclui-se que os actuais executores das políticas nacionais e locais gastam o que têm e o que não têm, numa lógica de despesismo incontrolável, arrastando a economia para uma situação cada vez mais insustentável.

É o gastar gastar gastar o que há e o que não há...Em abono da verdade diga-se que os grandes culpados da situação em que o país se encontra deve-se principalmente aos partidos que têm alternado no poder: PS e PSD!!!

O resto são trocos.

O senhor luís ferreira apenas segue aquilo que vê os seus companheiros de partido fazerem pelo país fora: gastar gastar gastar!!!

Quanto às polémicas palavras (verdadeiros insultos e blasfémias gratuítas) que proferiu sobre o ilustre escritor e cidadão, só vem caracterizar publicamente o que muitos de nós sabia, quer dentro do PS quer fora.

Só os cegos, por razões que só eles sabem, é que não querem ver.

Estou em concordar com o que aqui já foi dito: o senhor corvelo de sousa deveria assumir as responsabilidades relativas a este caso, ou demitir-se!!!

Anónimo disse...

Exmo. Senhor Luís Ferreira, vereador da Cultura (a tempo inteiro) da Câmara Municipal de Tomar, face ao assunto que é público e que é manifestamente enxovalhante para Tomar e para os tomarenses, aconselho-o a DEMITIR-SE.

Exmo. Senhor Corvelo de Sousa, Presidente (relativo) da Câmara Municipal de Tomar, face à polémica instalada e que tem repercussões negativas na imagem do Concelho e dos Cidadãos Honrados e Respeitados desta Terra, deverá, com efeitos imediatos, retirar os pelouros que atribuiu ao senhor vereador em causa. Caso contrário, vossa excelência é cúmplice na situação, e, o que ainda é pior, pelo facto, imerecedor de conmtinuar a presidir aos destinos da urbe!!!

HAJA DECORO!
TENHAM VERGONHA!

Anónimo disse...

O senhor vereador da Cultura já provou a quantos estão atentos às suas dissertações que é intelectualmente manco.
Como se isso não bastasse, falta-lhe aquilo que é mais básico e essencial para conduzir um cargo público seja a que nível for: educação.

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com o anónimo das 22:40. Mas, que havemos de fazer. Estamos em época de silly season. Quando até temos um ministro que vem anunciar publicamente que Portugal tem espiões no Afeganistão e no Iraque...só faltava mesmo tê-los lá ido levar com mala de cartão e sêlo na testa. Esperemos que cada português que tenha o azar de ir a estes países, não seja abatido a tiro por ser espião...Portugal tem espiões, uhauuuu! Uma espécie de Magalhães com pernas que urge anunciar aos quatro ventos. Se não têm nada de útil para dizer tomem Xanax e durmam, sempre nos poupam aos disparates.
Laura Rocha

Anónimo disse...

Desde sempre, para o Partido Socialista de Tomar:
- quem se destaca por qualquer mérito é vaidoso;
- e como dizia o "socialista" Alex: colocava-se demasiado lá em cima.
- o Luís, como membro do PS, apenas dá continuidade à tradição socilista, nivelar por baixo, quem se destaca leva uma martelada na cabeça.
"Socialistas" ? É de fugir deles. São lobos vestidos com peles de cordeiro. Pequena Burguesia angustiada. Invejosa. Ciumenta, Incapaz. Destrutiva.
Qiuantos anos o PS governou Tomar ? E o que fez ?
Lancelot du Temple

Anónimo disse...

O sebhor vereador da cultura, luís ferreira, ao que consta, nas reuniões da câmara é manso (ou finje), sempre que lhe vão colocar questões assobia para o lado.
O que é de mau gosto, e denota má fé e desonestidade, é que depois da reunião acabar wnvia mails aos protagonestas que estiveram nas reuniões da câmara e disponibilizar os seus serviços!!!
Isto é de loucos!!!
É pura traição aos parceiros de coligação, com um único objectivo: procurar capitalizar votos a qualquer preço!!!
E chamam eles a isto democracia.
Como alguém dizia: Vai dar banho ao cão.

Anónimo disse...

Não batam tanto no luís. Ele quer agradar ao máximo dentro do partido para poder aspirar a um lugar de nomeação, mesmo que seja dentro da máquina partidária. O que era muito bom para as suas ambições.
Ele está com Sócrates e ao mesmo tempo com Manuel Alegre. Assim, nunca fica de fora. Ele é mesmo assim. Já em miúdo o era.
O Luís Ferreira deve andar ás voltas é com outra coisa. Nas eleições últimas os socialistas pediram até à exaustão que Pedro Marques e os IpT apresentassem contas. Coisa que não aconteceu. O Luís e os seus seguidores estão a aguardar peço momento certo para pedirem novamente aos IpT e a Pedro Marques para apresentarem as contas da última campanha. Ao que consta, ainda ninguém teve acesso ás entradas e saídas dos dinheiros que se movimentaram para aqueles lados. O Isaltino Morais disse que a conta que tinha na Suíça era fruto dos dinheiros que sobraram na campanha! Haverá alguém que seja o fiel depositário dos dinheiros que cresceram da campanha dos IpT? Será a Graça Costa Rosa? Será o José Soares? Será o João Simões?
Aguardemos pelas próximas eleições para tirar isto a limpo!

Anónimo disse...

Depois da última actuação do sr. Luis Ferreira, distinto vereador tomarense, juro que nunca mais gozo nem digo mal do Tino de Rans.

MÓNICA

Anónimo disse...

Força Luis! Á presidência! E quando lá chegares manda queimar a biblioteca Cartaxo! Assume-te! Arregaça as mangas, cerra os dentes, deita cá para fora como diz o anúncio...

Anónimo disse...

Para o comentário das 15:11

E porque não o Pedro Marques ou o Pedro Vasconcelos?
E porque não o Salgueiro?
E porque não a Laura Rocha?
Para mim é a Graça Costa Marques a fiel depositária.

Anónimo disse...

Já mal posso esperar pela Festa dos Tabuleiros do ano que vem para ver desfilar pelas nossas ruas a colecção completa...

Anónimo disse...

Onde está " João Simões" deve estar "Luis Simões" (Prof. do Politécnico) o responsável financeiro pelas contas do IpT, que foram apresentadas á entidade e que serão oportunamente julgadas pelo Tribunal Constitucional em acórdão a proferir.
Portanto, as preocupações de quem quer que seja não se justificam, a entidade fiscalizadora tem lá até gente dos partidos (um tal Galamba do PS e outros) e não vai fazer "jeitos" ao pedro.

Anónimo disse...

Está visto que a silly season produziu em Tomar uma serie de pequenas maravilhas técnicas.

Manuel Faria inventou para o mesmo fim de semana do Festival Bons Sons, um hapening com um escritor famoso e elaborou um excelente plano de marketing, pessoal, para tentar abafar o impacto do Festival de Cem Soldos.

Azar: o escritor, sensível como quase todos os artistas o são, sentiu-se usado e voltou para Lisboa a meio do caminho, deixando o grande educador da classe operária a braços com mais um rotundo falhanço.

Inventou então a teoria da cobardia, típica da escola maoista de denegrir tudo quanto fica fora de controle.
Deixou pendurado tudo e todos usando a mentira como arma de justificação, inqualificável.

Manuel Faria demonstrou estar há demasiado tempo a mais e prejudicar gravemente Tomar.

Anónimo disse...

Se querem lá colocar também o Luís Simões, coloquem. Quem é o fiel depositário dos eventuais ganhos (proveitos, sobras) dos dinheiros da última campanha dos IpT? Será o Pedro Marques? Será a Graça Costa? Será o José Soares? Será o João Simões?
Ou será o Pedro Vasconcelos? E porque não a Laura Rocha? As eleições de há 4 anos atrás deram lucro? Quem ficou com a guarda dele? E as últimas, deram lucro? Quem será o fiel depositário?
Quanto à engenharia financeira que as eleições permitem, lá isso é outra coisa. Apesar de o Isaltino ter prestados todas as contas à entidade que as verifica junto do Tribunal Constitucional também não detectou os lucros que o Isaltino diz estar depositado em contas na Suíça!
Vamos lá a saber, por uma questão de transparência que tanto exigem ao poder autárquico, não querem ser os primeiros a mostrar essa transparência? Vá, digam lá quanto é que entrou de pilim (em cheque e em dinheiro vivo) e quanto é que foi gasto? É assim tão difícil? Pelo menos mostravam que eram diferentes dos outros (dos partidos) como tanto apregoam.
Ou isso é assunto tabu?
A Graça Costa comprou um popó novo após as eleições.

Anónimo disse...

Tem graça, muita graça. Ainda há dias foi divulgado que PS e PSD foram os partidos que mais gastaram com as autárquicas e estão preocupados com as contas dos Independentes? Porque não perguntam pelas contas à candidatura do Lebre e da Isabel Miliciano?

Anónimo disse...

Já que estamos a falar de transparência vamos lá perguntar ao Luís Ferreira pelas contas do PS na última campanha autárquica cá em Tomar.
Ele que é tão célere em falar no seu blog das contas da autarquia, melhor lhe ficaria se apresentasse as contas do PS (entradas e saídas e o saldo). É muito simples.

Anónimo disse...

A questão não tem a ver com a entidade fiscalizadora. Esta já admitiu que não tem meios para verificar e fiscalizar convenientemente os dinheiros envolvidos nas candidaturas. A questão não é essa. É bom não confundir as coisas. Será que que a confusão interessa a alguém? A engenharia financeira nestes casos é monstruosa. Há gente que ganha com os dinheiros de uma campanha que levaria anos a ganhar a trabalhar honestamente. Quanto ao automóvel que a Graça Costa comprou esse é um problema dela.

Anónimo disse...

Qual é o papel do João Simões no meio de tudo isto? É o patego de serviço ou o espertalhão que sabe viver? Vai dando uma no cravo e outra na ferradura como consta por aí. Diz que não tem nada a ver, mas quando convém lá está ele sempre sózinho, como espertalhão nunca se faz acompanhar. Ele vai dizendo por aí que é ele quem faz todas as propostas que os IpT levam à Câmara. O resto são cantigas e más linguas.
Afinal é o João Simões o fiel depositário dos dinheiros sobrantes da campanha dos IpT/IPM? Não estou a ver onde está o problema da resposta a uma questão tão simples. É o João Simões o fiel depositário dos dinheiros sobrantes da campanha dos IPM? Responda homem.

Anónimo disse...

Já que estamos em maré de transparência porque não perguntam também o que aconteceu com umas negociatas, com dinheiros da CEE para formação profissional, que deram direito à apreensão de uns computadores numa garagem e a umas retiradas apressadas para Espanha...o silêncio é hoje pago com um cargozito. Mas que puros e imaculados que nós somos.

Anónimo disse...

Se a entidade fiscalizadora amite que não tem meios para fiscalizar, existe como tal para quê? Para gamar mais uns dinheiritos? Só não fiscaliza porque não interessa fiscalizar, assim como não interessa investigar e quando se encontram provas queimam-se...só o zé povo é que é preso quando rouba um pão no supermercado. Há mesmo razões que a razão desconhece.

Anónimo disse...

Não. Cá para mim o fiel depositário das contas do Pedro Marques é o actual presidente da secção do PSD, totó Delgado e seu fiel escudeiro independente Tenreiro.

Têm conta conjunta no balcão da Serra de Tomar, ali mesmo ao lado do empreendimento turístico, Branco & preto aos quadradinhos.

Isto, claro, enquanto não encerrarem o Hospital de dia da Pederneira.

Anónimo disse...

Zé Soares preocupa-te com o teu pífaro e não queiras tocar no do jOão simões!

Anónimo disse...

É preciso não perder o fio à meada. Afinal este post tem a ver com o pirómano Luís Ferreira. Há que não desviar as atenções. A quem é que serve esse caminho?
É urgente clarificar junto do escritor António Lobo Antunes que o Luís Ferreira e o Corvelo de Sousa são peças de um mesmo puzzle.
Estão bem um para o outro. São dois cromos que muito prejudicam Tomar.
Se tivessem vergonha já se tinham demitido.