quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA

"Encerramento da sede da Associação de Folclore dos Templários, inaugurada há quatro meses", é a grande notícia local d'O MIRANTE, desenvolvida na página 17, com fotografia e tudo. Aí ficamos a saber que nem o responsável local, Manuel Faria, nem o "big boss" Rosa do Céu, deram qualquer explicação sobre o assunto. Em anteriores conversas de rua, foi possível ouvir que a inauguração da referida sede não passou de uma manobra eleitoralista, tendo como objectivo o lugar de mordomo da Festa dos Tabuleiros. Abandonada a corrida ao voto popular, a sede foi igualmente posta de parte. Este versão teve agora um reforço de credibilidade, ao saber-se, através do site da Rádio Hertz, que Joaquim Rosa do Céu declarou, já depois da publicação da notícia, nunca ter recebido qualquer pedido de subsídio para pagamento da renda de 500 euros, da loja situada na Rua Silva Magalhães, frente à antiga biblioteca municipal. Gato escondido com o rabo de fora, em suma.

"Oito postos médicos vão fechar no nosso concelho", escreve O TEMPLÁRIO em manchete. Trata-se do agravamento das medidas de austeridade, que estão a ser implementadas em todo o país. São, portanto, situações sem retorno possível, devido à cada vez maior escassez de verbas. Habituados a determinado estilo de vida, muito mais recente e frágil do que aquilo que pensam, os cidadãos protestam e recusam aceitar que o tempo das vacas gordas acabou, para não mais voltar. Vão ter de se habituar, contrariados ou não. A outra notícia do jornal dirigido por José Gaio é mais agradável. Após múltiplas peripécias, parece haver boas perspectivas para a reabertura da Platex, indo os trabalhadores receber tudo aquilo que lhes é devido, mas com o efectivo laboral reduzido em 35%. Competitividade é cada vez mais uma condição essencial para sobreviver num mercado implacável.

No Cidade de Tomar, além da manchete sobre a redução dos postos médicos, com o vereador Carlos Carrão a manifestar preocupação, o que é bem capaz de vir a roubar o sono à ministra da saúde, ou até ao próprio Sócrates, como se calcula, há duas outras notícias a merecer algum desenvolvimento da nossa parte. Uma refere-se à conferência de imprensa em que os bloquistas definiram a situação tomarense como "de calamidade social". Bem se vê que nunca foram atingidos por nenhuma calamidade real. Porque a questão é esta -Os cidadãos tomarenses, sobretudo os trabalhadores desempregados, não precisam que lhes venham caracterizar a situação. Necessitam, isso sim, de soluções viáveis, que não passem pelos subsídios pagos pelo estado, sol de pouca dura, uma vez que não haverá verbas disponíveis dentro de muito pouco tempo. Bem entendido, cada qual é livre de sonhar à sua vontade, convindo no entanto ter em conta que a Grécia já vai na sétima greve geral este ano, sem que o governo se tenha comovido minimamente. Pior ainda, a Eslováquia, uma antiga região comunista, acaba de informar a Comissão Europeia de que se recusa a cumprir a sua quota-parte no auxílio conjunto dos 26 à Grécia. Quando a crise aperta realmente, cada governo procura chegar a brasa à sua sardinha.
A outra notícia é sobre o "Índice nacional de poder de compra concelhio", referente a 2007, mas só agora divulgado pelo INE. Sem o fazer intencionalmente, CIDADE DE TOMAR acaba por enganar os seus leitores com a verdade. Titulando "Tomar em 91º lugar" e publicando, na página 16, a lista do 308 concelhos, dá a ideia que o nosso posicionamento até nem é nada mau. É certo que acrescenta, no ângulo inferior direito, uma pequena relação que coloca à nossa frente o Entroncamento, 24º, Santarém, 42º, Torres Novas, 62º, e Abrantes 75º, mas igualmente, bem atrás de nós, Ourém, 127º e Ferreira do Zêzere 222º. Do mal o menos, pensarão os leitores. E realmente, bem vistas as coisas.... Erro crasso! Em idêntico documento do INE, datado de 2000, a que Tomar a dianteira teve acesso, Tomar aparece em 59º lugar, à frente de Abrantes e de Torres Novas. O leitor fará o favor de ler os detalhes, se assim o entender, no nosso comentário de amanhã. Por agora apenas uma nota final: Regra geral, quando se publicam documentos estatísticos oficiais, por muito fiáveis que sejam, como é o caso, sem os comparar com os anteriores, de forma a conseguir retratar uma continuidade de sinal positivo ou negativo, está-se a cair na conhecida frase popular "com a verdade me enganas". Acontece aos melhores. O jornalismo é cada vez mais trabalhoso e mais mal pago. É a crise!

8 comentários:

Anónimo disse...

-Fecharão 8 postos médicos do concelho ("ajustes" como disse carrão)ou "é a crise" como se diz...mas foi notícia há dias que o Hospital de Abrantes recebeu 4milhões de euros para melhorar o seu serviço de saúde!Uns a progredir, outros (Tomar) a definhar.
-Desemprego galopante, diz o Bloco. Apanhar o comboio para ir trabalhar para outras cidades, diz-se.Sem alarido, Tomar perde população. É um definhar silencioso. E só não se esvazia porque se "anda a pagar a casa (cara) ao banco".
-Na lista das maiores empresas do distrito, o Prado está no primeiro lugar e é o último resistente de Tomar Industrial.Oxalá não se comece a dizer que polui o Nabão e assim afasta os turistas...
-Para as "manobras pessoais" em volta da festa dos tabuleiros, já não há paciência!
Pedro Miguel

Funiculin disse...

A inactiva Associação de Defesa do Folclore Templários, foi a "banhos". Mas alguma vez funcionou? Seria a menina dos olhos bonitos do Engº Manuel Faria para se candidatar a Mordomo da Festas dos Tabuleiros? A propósito, mas onde foi que ele se licenciou em engenharia para gostar de ser apelidado de engenheiro? Alguém será capaz de explicar?

Anónimo disse...

O tipo fala barato do Bloco que veio para cá mandar postas de pescada o melhor teria sido trazer um ou dois colegas médicos para colocar no centro de saúde de Tomar, para haver melhores hipoteses de termos médicos. De tretas estamos fartos.

E ninguém confirmou ainda a veracidade da decisão.

Anónimo disse...

A Hertz já teve oportunidade para contactar Joaquim Rosa do Céu. O presidente da Entidade Regional de Turismo recusa responsabilidades nesta questão uma vez que, garante, oficialmente nunca deu entrada nos serviços qualquer pedido de apoio: «Sob o ponto de vista oficial e formal, nunca deu entrada qualquer pedido nesse sentido. Por isso mesmo, a Entidade nada tem a ver com esse fecho. De vez em quando aparecem este tipo de notícias... Desconheço, em absoluto, se particularmente foi feito algum contacto pelo dr. Manuel Faria. Se isso aconteceu, ele nunca deu conhecimento aos outros directores».
http://www.radiohertz.pt/?pagina=noticias&id=3896

Anónimo disse...

Carrão preocupado? Só se alguém de direito mandasse "encerrar" as festas...

Anónimo disse...

Mas o que é certo é que na inauguração foi Manuel Faria o anfitrião do momento. Cá para mim, o mais certo é ter prometido os apoios á revelia do Rosa do Céu que depois fechou a torneira... ou seja "oficialmente" nada mas verbalmente tudo.

Anónimo disse...

Isto só confirma onde se mete Manuel Faria, mais tarde ou mais cedo, fecha!
Centro de cultura- fechou!
Festival de cinema acabou!
Cinema no cine-esplanada - fechou!
Região de Turismo dos Templários - foi engolida por santarém!
Jornal Templário - fechou
Sede da associação de folcore dos Templarios - fechou!
Também é normal os funcionários com quem trabalha meterem baixa médica!
Irra que é de mais.
Cá para mim isto não fica por aqui!

Anónimo disse...

E o mais giro é que a Bé, a funcionária que tem estado de baixa se vai passar para a equipa do senhor turismo de Tomar, residente na comissão de iniciativa e turismo.

Facilmente se percebe o que se passa: só pode haver um galo no mesmo poleiro e dois a "mandar" no Turismo não dava.

Substitui-se o velho Faria pela mova estrela rosa da vereação.