sexta-feira, 13 de agosto de 2010

E NINGUÉM FAZ NADA ?!?

A pior coisa que se pode fazer a uma pessoa em termos de relacionamento social, é tentar usurpar-lhe a identidade. O mesmo se poderá dizer de uma cidade. Sobretudo quando se trata de algo tão importante como o património das ordens dos Templários e de Cristo. Pois segundo esta local do DN de hoje, 13/08/10, página 16, é o que estão a tentar fazer os auto-intitulados templários, que resolveram reunir-se em Coimbra, cidade onde, que se saiba, apenas existiu e existe a Igreja Templária de S. Tiago, na Baixinha, bem como o Colégio da Ordem de Cristo, há muito extinto.
Poderosas razões terão estes cidadãos para decidirem reunir-se e debater assuntos da Ordem dita dos Templários, num templo que nunca teve qualquer ligação à milícia alvinegra. Tomar não manifestou vontade de os acolher? Houve dificuldades com a direcção do Convento de Cristo? Ninguém sabe de nada? Uma agremiação que diz ter mais de 20 mil membros, espalhados por 50 países, não interessa ao turismo tomarense? Ninguém faz nada?
Realmente, Tomar, quem te viu e quem te vê. Pobre terra! Pobres gentes!
Aqui fica o nosso protesto. Praticamente sem esperança. Apenas para que conste que nem todos se acomodaram.

9 comentários:

Anónimo disse...

Não, Rebelo! Aqui só interessa congressos de bèbedos, de morfeiros...enfim, tudo o que seja de comer, de beber e depois para cagar, desculpe-me a crueza do termo!

Não se esqueça que isto é Tomar, não estamos numa terra qualquer. Isto é uma cidade templeira, uma cidade cigana!!!

Anónimo disse...

É interessante que este Grupo, auto intitulado de ordem dos templários, procure ser reconhecido pelo Vaticano e faça ordenações em Igrejas consignadas ao culto.

Prova assim não reflectir a verdadeira essência da ordem e nada acrescentar em relação ao que foi o papel
dos templários ao tempo. Trata-se de mais um oportunismo balofo usando o nome de templários.

Nada que eles façam consegue captar a magia de um local como Tomar ou do Castelo Templario e seu Convento.

Um Tomarense do coração

Anónimo disse...

Já, em tempo, e por várias vezes vi referências nos jornais a encontros e reuniões relativos à Ordem do Templo, acontecendo fora de Tomar e sem qualquer referência a esta cidade. Ao princípio estranhei a situação, mas concluí que talvez Tomar não tivesse a exclusividade do assunto ou então era mais uma deslocalização de um serviço!
Aqui no blogue só agora é que repararam?

Anónimo disse...

Como escreve o comentador das 18:21:"Aqui só interessa congressos de bêbedos, de morfeiros...", o que é um facto.
Os partidos políticos quando querem ter a comunicação social em peso (nacional e regional) assentam a sua táctica de convite em beberetes e comida, só assim é que a rapaziada aparece em força.
Mas a tática tem de se ajustar aos novos tempos, porque para eles tem de assentar em comida de plástico e bebidas à base de "tea" ou de coca, e para elas cerveja ou tinto.
Não era o Walter Scott que dizia que os Templários eram uns bêbedos ?

Anónimo disse...

Tomar é uma Cidade Templária, na sua fundação e nos primeiros anos da sua sede, até que em 1214 essa foi transferida para Castelo Branco, onde se manteve até à sua extinção em 1314.

Em nenhum outro local do Pais, se respira o ar templário de Tomar. Basta experimentar visitar e descobrir o Castelo para o entender.

Anónimo disse...

Apesar de alguma perplexidade pelo facto desta reunião não se realizar no verdadeiro espaço dos templários, deve perguntar-se:

Quem são na realidade estes ditos templários?
Quem efectivamente representam e o quê?
Que verdadeiras ligações têm a Tomar?
Há alguém de Tomar, conhecido em Tomar, com alguma vivência pública tomarense?
Porque é que não assistimos ao seu envolvimento com as coisas de Tomar?
O Hotel dos Templários e outras unidades hoteleiras de Tomar ou limítrofes foram abordadas para alojar estas personalidades? Ou os organizadores nem por aqui passaram?
A resposta a estas questões ajudará a entender a razão de não fazer a reunião internacional na nossa terra.
Será que isto é gente de tal forma superior que só pode ficar em locais de referência (deles, claro)?!
Julgo que irão utilizar a Quinta das Lágrimas (do Sr. Júdice de barões endinheirados como ele) e, se assim fôr, realmente não há unidade hoteleira em Tomar que lhes satisfaça a prosápia!!!
Agora ja se justifica a urgência na construção do HOTEL DE CHARME no Convento de Santa Iria.
Eh! Eh! Eh!
Talvez assim estes senhores já tenham um local à altura das suas pretensões!!!!
Apesar de tudo, Viva Tomar! Vivam os Tomarenses!

Anónimo disse...

Lá isso é verdade! Eu também nunca os vi a cavalo!!!

Anónimo disse...

Ainda há tomarenses?

Anónimo disse...

Mundialmente se ignora Tomar com sede Templaria, sempre assim foi fruto da falta de informação de Tomar sobre o assunto e na sua ausencia do aproveitamento de outros.
A Ordem dos Templarios em Portugal existe reconhecida com sede no Porto desde 1942, bastava alguem nesse tempo ou no outro ter convidado para aqui se sediar.Tal nunca aconteceu. Por outro lado os altos custos, a burocracia quer do Convento de Cristo quer do IPPAR desmotivam qualquer organização, a autarquia essa quer é badalação, no entanto como não pode apoiar "elites" não faz nada.
Tomar é mais uma vez esquecida, porque sendo uma das cidades historicamentes mais ricas do mundo nunca quis aproveitar essa riqueza, talvez por orgulho, talvez por ignorançia.