domingo, 22 de agosto de 2010

IMAGENS TOMARENSES DE FIM DE SEMANA

A já nossa conhecida beldroega medra (favor não trocar as letras aquando da leitura) a olhos vistos. Beneficia da carência de pessoal autárquico de limpeza urbana. Como dizia um dia destes um vereador -Há falta de operários. Queria dizer que não há quem trabalhe. Com as mãos, não com um computador. Nota-se. Um pouco por toda a cidade.

Por exemplo nesta herança paivina da Rua da Fábrica. Nunca ninguém percebeu o interesse desta cavidade, uma vez que os vestígios arqueológicos nada têm para ver e foram cobertos com telas de protecção. Actualmente, os moradores da zona andam indecisos. Não sabem se é um contentor de lixo de recurso, uma zona sanitária para os gatos, ou ambos. E que tal tapar aquilo tudo? Sempre dava mais uns lugarzitos de estacionamento gratuito (por enquanto...).

Vêm aí as obras faraónicas dos museus da Levada, coisa para uns milhões de euros, que fará tudo de novo. Mas mesmo assim dá pena. Após o Convento de Santa Iria, o Colégio Feminino, a Central eléctrica e os Moínhos da Ordem, chegou a vez da Moagem a Portuguesa, ou Moagem velha, cujo telhado se está a despedir da família. Há na verdade edifícios que não tiveram sorte nenhuma. Nasceram nas margens nabantinas, e está tudo dito.

Mais um aspecto do colorido pavimento da requalificada ligação pedonal Cidade/Castelo, através da Mata. Em argamassa pobre de saibro cru. Com uns pòzinhos de cal hidráulica. Ou muito me engano, ou após o primeiro inverno bem chuvoso, terá mudado de cor e ficado cheia de regos. A seu tempo se verá. Se assim vier a acontecer, como a Mata não pertence à autarquia, nem tem pessoal operário suficiente, teremos regos para muito tempo. Logo agora, que já não há tanta falta deles como dantes.

A grande novidade das ditas obras são estes sanitários novos, com balcão de atendimento, o que significa que vamos ter funcionária ou funcionário de serviço, enquanto a Mata estiver aberta. Óptima ideia. Assim os utentes vão poder escolher o tipo da papel higiénico (o preto é que está agora na moda), bem como os restantes acessórios. E, se calhar, poderão optar entre vários tipos de sanita -normal, turística, executiva, ou de luxo. Será então altura para a autarquia, em parceria com o ICN, lançar a campanha "Aumente o seu nível de vida! Venha a Tomar defecar na Mata! É outro nível de alívio! Não tem comparação!"
Só nos faltava mais esta!

5 comentários:

Anónimo disse...

Epá! Aquilo mmais parece uma entrada para uma discoteca! E de traça muito adequada ao local!

Tirem-me deste filme!!!

Anónimo disse...

Para quando a retirada das inestéticas e inapropriadas antenas de televisão do Convento de Santa Iria?

Era o mais fácil de fazer quando recentemente se fez a limpeza dos escombros dos telhados, mas não se fez!

Sr. Dr. Rebelo p. f. alerte o seu amigo vereador aventaleiro para esta situação e peça providências.

Muito Obrigado.

Anónimo disse...

Quanto ao papel higiénico, irá haver dois rolos coloridos à escolha dos utentes aflitos.
Um cor-de-laranja, e o outro cor-de-rosa.

Ana disse...

Para a primeira imagem acho que até tem alguma razão deixar-se crescer as beldroegas, já que segundo ouvi, são boas para fazer sopa... E como até há tanta gente pobre a precisar de comer... Ficam como uma especie de hortas citadinas...

Anónimo disse...

Essa da preocupação com as antenas de televisão "inestéticas" no Convento de Santa Iria é de bradar aos céus, já que dado o estado de ruína em que está o convento não resyam dúvidas quanto ao que é de facto inestético...