quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA

Foto 1

Foto 2

Foto 3

COLABORAÇÃO DA PAPELARIA CLIPNETO LDA.

Três temas em destaque na imprensa publicada hoje: Festival Bons Sons, Caso Lobo Antunes e Primeiro casamento gay em Tomar.
O TEMPLÁRIO publica um especial de 10 páginas a cores sobre a magnífica realização do SOCS, na dinâmica aldeia de Cem Soldos. CIDADE DE TOMAR ficou-se pelas três páginas, (duas a cores, uma a preto e branco), sobre o mesmo assunto. Por seu lado, O MIRANTE consagra aos Bons Sons uma foto na primeira página, toda a página 41, e várias piadas na habitual secção Cavaleiro Andante.
Sobre o incidente a propósito da não comparência de Lobo Antunes numa sessão/colóquio, prevista para o Café Paraíso, O MIRANTE é de longe o mais detalhado, enquanto que O TEMPLÁRIO nem sequer aborda o tema, e CIDADE DE TOMAR lhe dedica a página 23/Cultura.
Sobre estes dois assuntos quentes -Bons Sons pela positiva e Lobo Antunes pela negativa- pareceu-nos bastante original e bem articulada, a habitual crónica jocosa "E-mails do outro mundo", assinada por Manuel Serra d'Aire, na página 13 d'O MIRANTE. Passamos a transcrever, com a devida vénia e os nossos agradecimentos, a parte que interessa aos tomarenses: "Aguerrido Serafim das Neves!!
É lamentável a falta de operacionalidade dos reformados das forças armadas. Por causa deles perdeu-se uma grande oportunidade de recolocar Tomar no mapa guerreiro nacional. Se eles queriam ir ao focinho ao António Lobo Antunes, como disseram no Expresso, calavam-se bem caladinhos e atacavam quando o apanhassem a dar autógrafos. Com o Café Paraíso transformado num inferno, o Faria do Turismo tinha lá as televisões todas de Portugal e arredores. Até eu lá ia ajudar à festa. Nada melhor que uma boa briga à antiga portuguesa numa cidade templária. Assim Não!!!
O António Lobo Antunes diz que não foi a Tomar porque o Faria do Turismo o queria usar para propaganda cavaquista do passe férias cá dentro. Eu cá duvido. Ele não foi lá porque não estava para deslocar a mão que lhe guia a escrita, ao dar um sopapo numa dentadura de um qualquer ex-camarada. Fiquei triste por não poder observar de perto as técnicas de corpo a corpo da nossa reserva militar. Haveria bengaladas? Impropérios com gafanhotos? Bandalho sei eu que lhe chamaram. O que chamariam mais ao homem dos Cus de Judas? Nunca saberemos.
O Manuel Faria do Turismo disse que o Lobo Antunes não foi a Tomar falar dos tempos da tropa por uma questão de segurança. A explicação não explica nada. Para segurança dos leitores? Para segurança do focinho que os outros queriam partir?
Durante o encontro foi distribuída uma crónica que o autor escreveu há anos, em que narra como abandonou uma mulher que o tinha levado para a cama em casa de uma prima, à saída da cidade, em direcção à Serra. A mulher tinha ameaçado ir até ao café ajudar os reformados da tropa a partir o focinho ao Lobo Antunes? Iria lá o marido dela, que na altura do encontro com o António, era namorado e andava aos tiros na Guiné? Na crónica o autor confessa que não usou preservativo. Terá um filho tomarense e não sabe? Teria sido por ficar a saber que recuou a meio do caminho? Santo Deus, tantas perguntas que ficam sem resposta, por causa dos outros terem ido badalar para o Expresso, em vez de marcharem heroicamente sobre o Café Paraíso.
O que vale é que o fim-de-semana não se perdeu por completo por aqueles lados. Milhares de masoquistas acorreram a uma aldeia às portas de Tomar para um festival medieval. Dormiram no chão, raparam fome de cão porque não havia comida à venda e cagaram ao toro das oliveiras, que para o ano darão mais sombra e mais azeitona, graças ao ecológico adubo. O Festival era dos Bons Sons. Do que se passou nos palcos não posso dizer nada porque não consegui romper por entre a multidão, tal era o cheiro a bedum. Mas no terreno onde me agachei para me aliviar havia concerto de bombos e muita gaitada. Isso te garanto eu Serafim!!! Música Céltica, provavelmente, uma vez que os Bombos de Lavacolhos não rufam assim"... ... ...
Saudações focinheiras
Manuel Serra d'Aire

Sobre o terceiro tema, o do casamento neste caso entre dois homens, ambos de bigode e tudo, (foto 2), enquanto CIDADE DE TOMAR publica em manchete uma foto de costas (ver foto 1) e a notícia na última página, O TEMPLÁRIO dedica ao evento a manchete, com uma fotografia dos nubentes tirada de frente, e duas páginas inteiras. São posicionamentos diferentes, que por razões óbvias nos abstemos de comentar.
Outras notícias da semana são a crónica falta de instalações sanitárias, destacada em Cidade de Tomar, com declarações do presidente da Junta de Santa Maria dos Olivais, a queixar-se e a pedir providências, os problemas de poupança no hospital de Tomar, n'O Templário, bem como uma reportagem sobre as eternas obras da rotunda, igualmente no semanário dirigido por José Gaio.
Sobre política pura e dura, nada! Certamente por falta de assunto. Só no site da Hertz é que se refere a posição de Corvêlo de Sousa a respeito da não-vinda de Lobo Antunes: "Fui convidado e estive presente no Paraíso. A câmara não tem nada a ver com o assunto", declarou o nosso presidente, que a notícia da referida rádio apelida de líder da autarquia. Era bom era!!

17 comentários:

Anónimo disse...

Eu estou em ir ao Brasil fazer uma operação para mudar de sexo...para um maior!!!

Anónimo disse...

Pretendia "política pura e dura"? A propósito do "caso" Lobo Antunes em Tomar, a frase/comentário de Corvelo, por acaso Presidente da Cãmara, vale por mil análises políticas à situação tomarense. É, também, o complemento PSD que faltava ao momento desnorteado do vereador do PS.
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Faltou dizer que agora o Cidade de Tomar tem novo jornalista, publicando várias "reportagens" (ou "crónicas de opinião") do senhor. Isto é que os paus mandados do CT trabalham!É um fartote!

Anónimo disse...

Dó há um líder na câmara e ele chama-se José Delgado.

O grande responsável pela bagunça em que aquilo se tornou.

Até criou um gabinete de contra-informação na mesma ala do edifício: capitaniada pela Casimiro serra, tendo como defesa direito Telmo Farinha e extremo-direito Julio figueiredo.

O PSD soma e segue em Tomar.

Anónimo disse...

"A Câmara não tem nada a ver com a vinda (frustrada), do escritor Lobo Antunes" - Corvelo dixit

Pois claro que não tem.
Foi por isso que o presidente da camara lá foi.
Faz todo o sentido, sim senhor.

Melhor fez o "seu" vereador da cultura que não pôs lá os pés e pouco tempo depois da "banhada" que o escritor deu ao vaidoso do Manel Faria perguntava no seu Facebook: "Teatro cómico ou teatro do absurdo?".

Mas que diacho: não foi em Tomar que se relizou recentemente uma conferência do surrealismo?

Está percebido!

Anónimo disse...

Será que a Câmara não tem mesmo nada a ver com o assunto? Será que a partir daqui todos os que integram o Executivo e a Assembleia Municipal também podem desatar a envergonhar a cidade? Não tem nada a ver como? O senhor Luís Ferreira não fez questão de se anunciar como Vereador da Cultura e do Turismo? Não é vereador da Câmara Municipal de Tomar? A Câmara não tem nada a ver, ou não interessa ao PSD que tenha. Santas alianças...
Laura Rocha

Anónimo disse...

Quanto à questão do casamento, era escusado o comentário jucoso "ambos de bigode e tudo". Olhe que não é coisa que se pegue e o senhor Fernando é uma pessoa cinco estrelas, um pouco tímida mas correctissíma.
Laura Rocha

Unknown disse...

Para Laura Rocha:

"Com bigode e tudo" é uma mera constatação, desprovida de qualquer posição moral ou outra. O facto de respeitar não me obriga a calar aquilo que vejo. Era só o que faltava!
Por esse caminho, um dia destes também já não poderia dizer de um obeso que tem gordura a mais...

Anónimo disse...

Para AR: É evidente que tem todo o direito, mas os atributos do bigode nada acrescentam à notícia. Convenhamos que foi um aparte a modos que...desnecessário. Falta-me emendar o erro, já que se escreve jocoso, pelo qual peço desculpa.

Mudando de assunto e para o anónimo das 01:41. Não vejo porque não pode o CT publicar crónicas, ou, mais precisamante, os postes deste blogue, já que identificam o autor. Posso não concordar com tudo o que escreve AR, mas reconheço o empenho, o conhecimento, a qualidade e a pertinência do que escreve. Assim sendo parece-me uma mais valia poder proporcionar e divulgar aos cidadãos, que não frequentando a blogosfera, lêm o jornal, os contributos e reflexões do cidadão António Rebelo.
Pronto, já sei que alguns me vão acusar de estar a passar escova, blá, blá, blá. Não se cansem.

Cumprimentos
Laura Rocha

Anónimo disse...

Quem é o corvelo de sousa? Trabalha na câmara? Ouço falar nele sempre pelas piores razões. Mas quem é esse tipo?

Anónimo disse...

O sr. Rebelo disfarça mal uma certa repulsa sobre o casamento gay em Tomar.

Anónimo disse...

Para mim foi uma surpresa estrondosa saber deste forma a orientação sexual do sr. Fernando, pessoa que conheço há muitos anos porque em determinada época da minha vida fiz muito desporto e encontrava-o frequentemente no antigo Pavilhão Gimnodesportivo.
Mas isto não muda em nada a minha opinião sobre ele, pessoa que considero muito educada, muito profissional, sempre com uma palavra amável nem que fosse um simples "bom dia" ou "boa tarde". A mesma opinião devem ter as inúmeras pessoas que com ele contactaram ao longo dos anos.
Aliás, isto só vem reforçar a minha consideração por ele, por ter a coragem de afrontar de cara destapada a sociedade tomarense, rústica, demagógica, cínica, onde campeiam pessoas cujo discurso muitas vezes parece apontar para o sentido contrário à sua prática.

Anónimo disse...

O vereador Ferreira que se saiba não esteve lá nem, como escreveu no seu Facebook, nada a ver com o que foi feito.

Unknown disse...

Para anónimo em 18:43

Estamos felizmente num país livre e plural, onde cada um pode dizer/escrever o que quer, mesmo que não corresponda à realidade. A sua opinião assim, sem base, sem justificação, sem argumentação, vale o que vale. Pouco, ou quase nada. Agora se explicar em que se baseia e, melhor ainda, acrescentar o seu nome por baixo, então já poderemos debater serenamente, como pessoas livres e adultas.
Cordialmente,
A.R.

Anónimo disse...

O grande facto é que na reportagem do casamento entre pessoas do mesmo sexo o Templário foi lá, noticiou e fez reportagem e o Cidade de Tomar deve ter sabido e deu (com grande fraqueza) a notícia.

Gaio cantou e Cobra preguiçou!
Madureira ficou assolapado a ver passar o passarão do Gaio!
Bem feito!
Toma que é para aprenderes!!!!!!

Anónimo disse...

Hein, o que não vale tecer um panegíricos àcerca do Mário "Snake"...!!! E o pasquim tomarense coberto de obra do sr. Rebelo...

Ele há coisas!!!

Unknown disse...

Para anónimo em 18:18

Publica-se o seu vómito só para que não pense que temos alguma coisa a esconder. Na verdade, você até está a ver o filme ao contrário. Mas não vale a pena gastar palavras com isso. Como deveria saber, jornalistas só são notícia em caso de grave acidente pessoal ou quando morrem. No resto o importante é o que se escreve. Nunca quem escreve ou onde escreve.
Futuros comentários sobre o mesmo tema irão imediatamente para o lixo. Por manifesta falta de interesse.
Uma nota final: Ainda o Mário era um jovem imberbe, loiro e esquerdista, já eu escrevia no Cidade de Tomar.
Cordialmente,
A.R.