sábado, 28 de agosto de 2010

POBRES E POBRES DE ESPÍRITO

Foto 1 - Séniores tomarenses aguardam para se inscreverem na habitual e gratuita passeata/comezaina/tintol deste ano.

Foto 2 - Instalações sanitárias numas ruínas romanas, algures em Itália (A comparar com os três exemplares disponíveis na Cerrada dos Cães.)

Quando aqui há dias Tomar a dianteira abordou a questão das gentes do sul, que em cada país vivem em geral à custa das do norte, a coisa não caiu nada bem nalguns estômagos. Compreende-se. A verdade aleija quase sempre. Agora com as recentes declarações do presidente PSD da freguesia de Santa Maria dos Olivais sucedeu o mesmo. O que também se compreende. Frontalmente, o homem disse que fazem falta sanitários e um parque de merendas. Até se esqueceu do estacionamento para autocarros, sem o qual os sanitários e o parque para merendar não têm grande utilidade. Ninguém está a ver os excursionistas, de alcofas na mão, "máquinas fotográficas" na outra, atravessando a cidade, rumo ao tal local aprazível e equipado. Pois foi quanto bastou para ser acusado de afinal também não "andar na graça do senhor". E até de não ser afinal grande autarca...
É porém muito provável, desconfiamos nós, que as declarações mais acutilantes e dolorosas do dito autarca nem tenham sido as acima citadas. Se calhar, o que doeu mesmo foi quando ele disse que teve necessidade do referido parque para corresponder ao pedido de um colega autarca de Alijó, (Norte), que acompanhava um excursão à nossa cidade, cujos participantes -imagine-se a barbaridade!- traziam farnel!!! Sabido como é que o ex-autarca-mor Paiva (tutor dos actuais) resolveu acabar com o parque de merendas no então estádio, justamente para nos vermos livres dessa tropa fandanga dos turistas com almoço portátil e máquina fotográfica de cinco litros, imagine-se o escândalo!
Aqui em Tomar, graças a Deus e aos impostos, sobretudo do pessoal do norte (que os do sul nem chegam sequer para pagar aos funcionários), a autarquia não se mete nesses passeios miseráveis e até aciganados, de farnel e garrafão. Não senhor! Honra lhes seja feita, os passeios organizados pelos autarcas tomarenses, com dinheiros de todos nós, são do tipo "tudo incluído" = transporte + comezaina com fartura + bebidas alcoólicas e das outras + animação + acompanhamento + discurso de circunstância pelo senhor vereador de serviço, por acaso sempre o mesmo. À rica.
Na próxima excursão, prevista para Setembro, lá irão até ao triângulo Alcobaça, Nazaré, Batalha, num grupo aconchegado, discreto e cómodo, de 800 eleitores em 16 autocarros. Dois da autarquia e 14 de aluguer. Com almoço-comezaina-tintol, no complexo turístico de Santo Antão-Batalha. Pois então!
É claro que semelhante regimento a cinco companhias e 25 pelotões (tudo à grande, pois claro!) vai ter os seus inconvenientes. Em cada paragem, levará o seu tempo, tanto a deixar saír como sobretudo a recuperar a tropa. Mas são os inconvenientes do progresso. Também é verdade que o mais sensato era dividir o "passeio dos 800" em 8 passeios de 100 participantes cada, em oito semanas estivais. Mas ia dar uma trabalheira do caraças ao vereador de serviço, que assim resolve o problema de uma assentadada. Bem basta a maçada de ter de aturar os munícipoes todo o ano! E depois já não seriam precisos os autocarros alugados, o que também teria os seus inconvenientes mais tarde ou mais cedo, que elas cá se fazem, cá se pagam.
De forma que, lá vamos ter outra vez uma horda de excursionistas de ocasião, à custa de uma autarquia cujos autarcas continuam com a mania de que são ricos, quando afinal -em matéria de excursões, pelo menos- não passam de pobres de espírito. Tal como os excursionistas, que Deus quando faz panelas, faz também tampas para elas.
Uma nota final para o costumeiro pessoal de Olhão, que até joga no Boavista: Nada tenho pessoalmente contra as ditas passeatas, bem comidas e bem regadas, à custa dos contribuintes. Com mais de 65 anos, também poderia participar na desconfortável e folclórica aventura, designadamente nas intermináveis filas para os sanitários. Querem apostar que para mim haveria sempre lugar, mesmo sem fazer bicha ali à esquina da Praça, para me inscrever? É até pouco provável que o habitual autarca de serviço fosse ao "meu autocarro" fazer a usual perlenga pró-voto. Coisas. Bem dizia o Orwell: "Somos todos iguais, mas há uns mais iguais que outros."

13 comentários:

Anónimo disse...

Como muito bem lembrou, Antonio Paiva destruiu varias das infra-estruturas existentes e que imensa falta fazem à cidade.

Antonio Rodrigues (PSD), depois de ter andado anos a defende-lo com unhas e dentes, devia ter vergonha de vir lembrar os disparates para os quais contribuiu.

Mas pessoas sem qualquer vergonha na cara, já vai sendo hábito em Tomar. Não era a hoje a vereadora independente Graça Costa, que hoje vota contra tudo o que o PSD propõe, a sua líder na Assembleia durante 4 anos?

O rei vai nu e o PSD em Tomar, desmantela-se dia a dia.

Anónimo disse...

Se muita gente for visitar o meu quintal, eu fico todo vaidoso porque tenho um quintal interessante.
Se o forem visitar e me comprarem uns legumes eu posso obter receita, contratar ajudantes e melhorar a minha vida pessoal.
No primeiro caso, para viver ou arranjo profissão ou terei que ir mendigar subsídio ao Estado.
É neste contexto que se pode questionar a prioridade das infra estuturas turísticas da nossa falida cidade.
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Estão a falar do António Rodrigues que diz que a Graça Costa Rosa saiu do PSD porque queria tacho e não lhe deram. Ingratos. Ela agora já tem o tacho do Pedro Marques via IpT. E quem é que tem a ver com isso? Estão é com inveja de ela ter dado sopa a algum ilustre do PSD local. Ingratos. Só dão tacho a quem lhes der qualquer coizita.

Anónimo disse...

A Graça Costa Rosa é aquela do PSD que defendia o Paiva e o Relvas com unhas e dentes na Assembleia? Essa é a mesma que agora diz tanto mal do PSD do Paiva e do Relvas? Não percebo nada disto. Isto está cada vez pior. É a mesma Graça Costa Rosa dos IpT que está ansiosa por fazer uma coligação com o PSD? É a mesma Graça Costa Rosa que dis mal do PSD e dos seus membros pela calada? Isto está cada vez pior.

Anónimo disse...

A pessoas com o percurso político da senhora Graça Costa chama-se "cataventos".
E segundo parece já começa a enfadar-se nos Independentes.

Anónimo disse...

"A pessoas com o percurso político da senhora Graça Costa chama-se "cataventos".
E segundo parece já começa a enfadar-se nos Independentes."

Quando Delgado, se sobreviver até lá, se candidatar a presidente da câmara vai precisar de uma mulher para número dois ou três...
Número dois certamente, já que os seus dois vices do PSD não valem um juntos.

É que vai ser uma açorda!

Anónimo disse...

Para os comentários antecedentes:

Paiva tem uma telha monstra!
Mas vale mais sozinho do que todos os que para lá andam (e querem via a andar) juntos!!!
Quer queiram quer não!
Detestem-no, odeiam-no...mas não passam sem falar dele. É ESTA A VERDADE! Saiba-se, ignorantes, porquê: embora cometendo erros, foi o único sujeito com visão e a fazer alguma coisa por Tomar. TOMAR NÂO O MERECE, CARAGO!!!!!

Anónimo disse...

Realmente Tomar não merece pagar a factura das asneiras e das tontarias que essa figura sinistra vinda da Trofa aqui fez!

Se nunca cá tivesse aparecido Tomar estaria noutro patamar muito mais elevado!

Ninguém de juízo e senso quer esse bestunto de volta, só se for para pagar os estragos!!!!!!!

Anónimo disse...

Pois eu garanto-lhe que se esse bestunto voltasse a candidatar-se, as pessoas de Tomar, analfabetas, acomodadas, ingénuas, trouxas, encarneiradas pot falta de pensamento próprio, voltariam a votar nele.
Digo-lhe mais: aqui em Tomar a coisas chegaram a um tal surrealismo que ató o Ti Rodrigues da junta voltava a dizer bem dele!!!

Unknown disse...

Para anónimo em 15:48

Ainda que possa ter razão quanto às características do eleitorado nabantino, é meu entendimento que o problema nem sequer se chegará a colocar. O homem já demonstrou que só sabe governar com muito dinheiro e poucas ideias capazes. Como as verbas europeias acabam em 2013, exactamente quando haverá novas autárquicas, julga que ele se vai arriscar? Com que dinheiro é que ia contentar as construtoras, que gostam tanto dele e pagam as campanhas? E a Bragaparques, que reivindica 10 milhões, por quebra de contrato?
O respeitável cidadão terá os seus problemas de personalidade, mas não é desprovido. Nem lá perto!
Haja calma, portanto, pois não há mal que sempre dure.

Anónimo disse...

O Ti Rodrigues quer sítio para o pessoal do garrafão e do arroz de coelho? É fácil! Tem a Alameda Um de Março toda por sua conta. Manda instalar umas mesas com bancos nos relvados e nos topos coloca as casas de banho. Aquilo até fica tudo perto da Junta. Fica a ganhar na logística.

Anónimo disse...

Eu posso contribuir para o problema do parque de merendas do Ti António (às vezes Ti Tóino...!!!).
Porque não aquele descampado poeirento em frente ao Modelo? Se é bom para os circos dos leões e macacos, não é bom para a galitada que ele pretende receber condignamente em Tomar? No fundo o que essas pessoas querem é um sítio para morfar, não um sítio com vista para o Índico! E depois aquilo fica mesmo em frente ao Modelo o que daria muito jeito para fazerem compras...mesmo que não precisasem! E se calhar as coisas bem faladas o Modelo até dava apoio...na perspectiva de uns clientes adicionais!!!
É muito soalheiro? É verdade, mas as coisas bem faladas até podia ser que o sr. presidente da câmara mandasse lá pôr uma tenda, isto é um toldo gigante. Como já começa a ser moda por cá pôr tudo em tendas ou contentores...

Anónimo disse...

É pá, só há um problema.
O terreno é do João Gravateiro e ele gosta mais de euros que o macaco de bananas!
O circo deve pagar para ali estar uns dias.
Se o António alugar o terreno e pagar p terrado com dinheiro vivo, talvez o Gravateiro aceite.
Mas não pode ser permanente, porque o circo vem de vez em quando a Tomar e o homem quer facturar!
Agora que o local reune os requesitos todos e mais alguns, lá isso é verdade!