domingo, 1 de agosto de 2010

IMAGENS TOMARENSES DE FIM DE SEMANA

Fundos europeus, empresas públicas, dinheiro fácil, dão nisto. Nas obras, sem qualquer dúvida muito úteis, do viaduto do Padrão plantaram uma série de árvores nas duas primeiras rotundas. Nesta, houve habitantes da zona que estranharam logo tanta árvore em tão pouco espaço. Afinal não havia motivo para alarme. Quem trouxe o mal, trouxe a cura. Um ano depois, as árvores estão todos secas, ou em vias disso. Causas? Vá-se lá saber!

Facilidades de crédito, aumentos anuais, sociedade de consumo. Muitos convenceram-se que são ricos. Ricos e egoistas. Entregar as roupas usadas às ONG? Só o trabalho! Cada qual trata de si e Deus trata de todos.
Obras do Flecheiro. Tal como aconteceu no ex-estádio, os cálculos foram tão bem feitos que a certa altura acabou-se a verba, e a empreitada aí está por acabar. Nem o prometido muro de vedação chegou a ser feito. Mas ficou bonito. E muito típico!
Mais adiante, um exemplo do condenável vandalismo que por aí grassa. Neste caso, porém, estavam à espera de quê? Sem o acesso automóvel de que antes das obras dispunham, os donos ou inquilinos das instalações foram-se. Está tudo devoluto. Ainda por cima com a protecção da inútil e horrível bancada, era fatal "cmó" destino. E ninguém se poderá queixar. Estamos perante uma situação comparável à daquele cidadão que, com a pinguita, dava caroladas nas paredes, para no dia seguinte se lastimar que tinha a cabeça cheia de galos... E a papeleira?! É só para ornamentar.
Além dos diversos erros já apontados, a começar pela localização, as obras da Ponte do Flecheiro primaram pela qualidade do trabalho. Já houve necessidade de voltar a assentar vários troços do lajedo, que entretanto abatera, e respectiva rede de escoamento. Agora são os degraus da estranha bancada que começam a mostrar alguma tentação para saírem dali quanto antes. Já terão percebido quão inúteis e inestéticos são?
Ligação pedonal Cidade/Castelo, através da Mata. Sem mais nem porquê, deitaram abaixo as casas de banho existentes. Logo a seguir, vá de fazer outras, cinco metros mais abaixo. Os tais fundos europeus... Devagar, muito devagarinho, as obras lá vão prosseguindo. Ainda bem, pois os tomarenses e os visitantes passam a dispor de mais um magnífico urinol, este com vista panorâmica e tudo. Temos os sanitários mesmo ao lado? Pois temos. Mas há lá alguma coisa tão boa como o ar livre? Sobretudo numa Mata Nacional...

6 comentários:

Anónimo disse...

Não se esqueça, António Rebelo, que está a falar da cidade capital europeia da cultura, conforme prometido pelo ex-presidente Paulino, o Paiva da Trofa, cujo anúncio feito com pompa, circunstância e arrogância não se ficou por aqui! Também temos o projecto do Parque temático inicialmente proposto para uma quinta nos arredores de Tomar. Pelo que se vê nem numa quinta, nem numa sexta, nem num sábado!!!
Afinal e ao que parece o Parque Temático é a própria cidade em si, e o tema será o Pó, o Lixo, as Obras Pimba, os Gastos Deslumbrantes, o Desleixo, o Abandono...e mais não digo sob pena de me tornar fastidioso!!!

Anónimo disse...

Quando os sanitários da Mata estiverem prontos que fazer com aquilo? Mantê-los fechados porque não há quem lhes faça a manutenção? É uma possibilidade!
Outra hipótese é montar uma esplanada por cima, no telhado!
Caga-se em baixo...enche-se a tripa em cima! Tem tudo a ver! estamos em Tomar, c'um raio!!!

E para anunciar esses sanitários? Nada melhor que uma placa com os seguintes dizeres:

"Cagadeira templária! Sente-se nas nossas cagadeiras e sinta o prazer do alívio à moda de D. Gualdim. É de borla! À saída deixe uma esmola para ajudar a pagar a dívida camarária! Seja solidário! Não deixe apenas o seu perfume!"

Anónimo disse...

Os tomarenses, todos os tomarenses, foram lubridiados (enganados) e tratados como gente sem memória pelo executivo PSD/Paiva/Relvas/Corvelo/Carrão e companhia, quando anunciaram Tomar candidata a Capital Europeia da Cultura.

Apetece-me perguntar àqueles que receberam tal "intenção" com regozijo, se estão bem, se são felizes por terem sido usados. A verdade é que foram tratados como tolos e ainda bajulam tais senhores. É só vê-los a vergarem-se aos cumprimentos que o Relvas vai fazendo debaixo deste pensamento (Para esta gente basta um sorriso e como-os!!!)

Falta pouco! 2012 é já amanhã! Viva Tomar Capital Europeia da Cultura!?

A maoioria dos eventos ca Capital Europeia da Cultura vai realizar-se no Estádio Municipal por decisão da Comichão Europeia, visto ser considerado o melhor Estádio em território europeu, na actualidade!

VIVA TOMAR! VIVA A CULTURA!

José Soares

Anónimo disse...

Eu teria vergonha, mas infelizmente há quem consiga sair à rua depois de todas estas borradas. Como se não fosse nada com eles...

Anónimo disse...

» ÚLTIMA HORA
+ NOTÍCIAS »


(Região)
Torres Novas regula apoio ao associativismo
(© Jornal O Templário, em 02-08-2010 18:14, por Jornal O Templário)

A partir desta terça-feira entra em vigor o novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo de Torres Novas



As novas formas de apoio do Município de Torres Novas ao associativismo já estão definidos num regulamento que é hoje publicado no Diário da República, entrando em vigor a partir de amanhã, terça-feira, dia 3.
O documento define as diferentes formas de apoio às colectividades “com vista à valorização da dinâmica associativa, na sua diversidade e especificidade”.
Os apoios podem passar pela actividade cultural, desportiva ou social regular ou pontual, construção/recuperação de instalações, aquisição de equipamentos ou apoio logístico, entre outros.
Para serem financiadas, as colectividades têm de apresentar candidaturas que são avaliadas de acordo com vários critérios.
O regulamento pode ser lido aqui:
http://dre.pt/pdf2sdip/2010/08/148000000/4130641316.pdf

santinho disse...

Parabéns pelo seu blog, senhor António Rebelo.

Como tomarense ausente à já quase trinta anos, nunca deixei no entanto de acompanhar os acontecimentos na minha cidade assim como visitá-la regularmente duas vezes por ano.
O que acontece e deixa de acontecer nesta cidade, é bem o exemplo do que acontece por todo o pais ao nível dos que tem o poder de decidir sobre o destino dos outros.
Lamentavelmente, é através dos partidos políticos que se instalam no poder os incompetentes e os inúteis. Quer a nivel nacional quer a nível local, salvo raras excepções, o estado e as autarquias tem sido dirigidos por uma bipolarização de incompetentes e seus familiares e amigos. São sempre os mesmos. Mas também são sempre os mesmos que os lá colocam. Mas quem os lá coloca, depois vem manifestar-se contra as medidas tomadas por aqueles que elegeram. Nos caso do nosso Município, direi que os municipes tomarenses tem os dirigentes que merecem.
São muitas as cotestações, são muitas asneiras feitas, são muitos milhões desperdiçados, são muitos erros e incompetências mas, de certeza absoluta, os próximos dirigentes do nosso burgo irão ser novamente mais do mesmo. Os competentes e capazes de alterar o rumo do caos tomarense, mais uma vez irão ficar de fora porque não estão inscritos nos dois partidos que dirigem os destinos do pais e das autarquias praticamente desde o 25 de Abril.
Enquanto existir gente de fraca memória, enquanto existir gente que troque o seu direito à contestação por uma torradeira ou uma esferográfica,ou por um favorzinho, enquanto existir gente que não saiba distinguir quem é capaz de melhor defender os seus direitos e interesses, pois facilmente poderemos antever o futuro. Que dizer de quem, numa dita democracia, nem sequer é capáz de utilizar convenientemente a única arma que tem para alterar aquilo que anda a contestar à muito tempo.

Nelson Santos

Suíça