sábado, 7 de agosto de 2010

ESTAMOS OUTRA VEZ A PERDER O BARCO

Com o país de férias, como se Portugal fosse rico e não houvesse crise, por essa Europa fora os governantes continuam a trabalhar.No seu regresso da Grécia, o chefe da missão conjunta de inspecção (FMI, UE, BCE), o dinamarquês Poul Thomsen, mostrou-se simultaneamente optimista e bastante prudente. Em declarações à imprensa internacional, indicou três pontos urgentes sobre os quais o governo grego terá de agir quanto antes: 1-Reduzir as despesas das autarquias, dos hospitais e da segurança social; 2-Apertar a fiscalização e a luta contra a fuga aos impostos, de forma a que os ricos passem a pagar como os outros; 3-Liberalizar o acesso às profissões demasiado portegidas: advogados, farmacêuticos, notários, transportistas, por exemplo.
Entretanto, em França, Sarkozy já anunciou que em Setembro haverá remodelação governamental, com acentuada redução do pessoal dos gabinetes ministeriais. Em Itália, Berlusconi e o seu ex-aliado Fini preparam-se para eleições, enquanto o presidente do governo espanhol, Zapatero garantiu perante o parlamento que tomará todas as medidas anti-crise necessárias, por muito impopulares que sejam e ainda que o possam vir a prejudicar eleitoralmente. Tudo mexe, portanto.
Enquanto isto, neste rincão à beira-mar plantado, assiste-se a um curioso tango, como se o Mar da Palha fosse o Mar de la Plata, frente a Buenos Aires. Conquanto não o diga abertamente, o que se compreende, PP Coelho recusa-se a apoiar qualquer iniciativa parlamentar que possa vir a provocar o derrube do governo, enquanto este não tomar uma série de medidas drásticas, que são tão indispensáveis quanto impopulares, pois terão forçosamente de ir todas no sentido de limitar cada vez mais o usual regabofe à custa do dinheiro dos contribuintes.
Sabedor desta posição, de resto já demonstrada na prática parlamentar, (e se calhar mesmo previamente acordada entre ambos), Sócrates compreendeu que as ditas reformas indispensáveis são a sua apólice de seguro contra o fim prematuro do seu governo. Por outras palavras, sabe desde o início da liderança de Coelho, que mal promulgue as citadas leis impopulares, terá os dias contados como chefe de governo, na presente legislatura. O que o leva, naturalmente, a ir adiando, na esperança de melhores dias, que nunca vão chegar, como é óbvio.
Sem decisões drásticas a nível nacional, as quais terão de incluir inevitavelmente a redução das despesas autárquicas, como já está ou vai acontecer em Espanha, em França, na Irlanda ou na Grécia, e por toda a Europa, aqui nas margens do Nabão continua tudo na maior. Aparentemente há verbas disponíveis e abundantes para tudo e mais alguma coisa. É apenas uma aparência, mas isso só se virá a saber na altura de honrar os débitos, o que ainda vai levar o seu tempo.
Em Setembro recomeçará a normal faina autárquica, com a relativa maioria a fazer de conta que continua o governar a cidade e o concelho de acordo com os interesses da maioria dos eleitores e tendo sempre em conta o bem comum. Haverá concerteza novas tentativas do PSD local para substituir Corvêlo por Carrão, apesar de o nosso inquérito, que já ultrapassou os 100 votos, indicar claramente não ser essa a solução preferida pelos tomarenses que têm e/ou sabem usar computador. Discrepância sem qualquer efeito prático, pelo menos até meados de 2012, altura em que o nosso autarca-mor completará 65 primaveras e poderá então requerer a almejada aposentação. A não ser que os eleitores tomarenses resolvam, entrementes, acordar em grande número e começar a agir, coisa que nos parece tão provável quanto as chuvas de Verão no Deserto do Sará.
Ter nascido tomarense e viver em Tomar é por vezes uma cruz bem pesada... sobretudo quando alguns eleitos ou ex-eleitos se gabam neste blogue de muito terem feito em 10 anos pelos tomarenses, quando é agora claro que apenas muito fizeram para os tomarenses. O que não é bem a mesma coisa, nem tem o mesmo cheiro.

15 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente o PM Sócrates ainda não saiu porque ninguém o quer.
Guterres, Barroso, Cravinho, Carrilho, Sampaio ou Constâncio não têm rabos de palha como Sócrates por isso este se mantém para minha tristeza e vergonha em Portugal fingindo saber gerir um governo.
Tomar é uma terra triste, cheia de saloios, cheia de bloguistas, cheia de chuchas e com uma câmara na ruína, um hospital a desaparecer e um politécnico a sofrer.
Senhor Paris VIII também eu já fiz mais por Tomar em dez anos que o senhor em 30 e bem vê que o MMP não tem nada haver com isto. Há gente que vive no anonimato e já trabalhou mais pelo bem estar da nossa população que o senhor sabia?
Profissões sem projecção nos media são bem mais importantes para quem nos reconhece (o povo e o povo somos todos nós) que um lugar, um tacho, um poleiro senhor Paris VIII.

Unknown disse...

É realmente uma situação de pasmar. Tanta gente a proclamar que já fez tanto por Tomar e esta pobre cidade que cada vez está pior. Porque será? Por estar situada numa cova?

Anónimo disse...

Então e o homem não poderá requerer uma reforma antecipada?

Anónimo disse...

Olhe senhor Rebelo, o senhor também proclama que já deu muito de si a Tomar e Tomar está como está! A resposta à sua pergunta poderá estar dentro de si!

Anónimo disse...

"Olhe senhor Rebelo, o senhor também proclama que já deu muito de si a Tomar e Tomar está como está! A resposta à sua pergunta poderá estar dentro de si!"

GOSTEI DESTA ESTIRADA.
NA REALIDADE A RESPOSTA SOBRE O QUE ANDAMOS CÁ A FAZER ESTÁ EM NÓS PRÓPRIOS E PARA ISSO BASTA UMA VIAGEM INTERIOR. O SENHOR REBELO PELO QUE VEJO SÓ FAZ VIAGENS AO EXTERIOR.

MEGA MASSA PRO!

Anónimo disse...

Uma estátua de 1 Gualdim Paes já chega!
Outra estátua de outro "salvador" da pátria seria de mais.

Anónimo disse...

"GOSTEI DESTA ESTIRADA."

Mas não gosto desta calinada!!!!!!
A estirada é, por exemplo, a acção do guarda-redes.
Certamente que o especialíssimo "expert" MMP queria dizer TIRADA!
O Inglês técnico é bem mais fácil que a gramática portuguesa!
Não é verdade?!

Anónimo disse...

Meu caro Dr. Rebelo não se aborreça por levar duns tantos, não passam de tontos no poder, seus apaniguados, ou assalariados, que muito contribuem e contribuirão, para a treta desta terra, que vive da sua história antiga, do Convento e do rio, o resto eles vão continuar a estragar com o apoio dos seus partidos e as costas viradas da população. Mas de nada vale, este acordo de partilha de poder do psd e do ps está para durar, até véspera das eleições, depois vamos ver a coerência de uns e outros e rir que dá saúde e não paga impostos, pois na realidade, nada pode você fazer nem uns tantos que realmente gostam de Tomar e gostariam de ver este concelho melhor. O povo é quem mais ordena e em Tomar, manda assim e assim será.
Uma sugestão escreva um livro, para que os seus e nossos bisnetos conheçam a para do Gualdim Pais, também os bestiais que governaram o concelho no fim do século XX e inicio de XXI, isso poderá ser o seu maior legado ao futuro de Tomar.

Anónimo disse...

Não é inglês técnico...é inglês da África setentrional.

Unknown disse...

Para 14:57

Peço perdão por ir incomodar. Sucede que está a ver o filme ao contrário. O inglês em questão é da África Meridional, ou do Sul.

Cordialmente,

António Rebelo

Anónimo disse...

ERA MESMO "ESTIRADA" E NÃO "TIRADA".
NÃO FAÇO MINHAS AS TUAS PALAVRAS!
CORRIGIR-ME A MIM? ESTÁ PARA NASCER O PRIMEIRO.
CADA CROMO!

MEGA MASSA PRO!

Anónimo disse...

Estão a ver!
MMP - petulante armado ao pingarelho!
Quem é que pariu uma coisa" destas"!
Tenho pena da Mãe que teve o trabalho de o trazer no ventre!
Um asno travestido de grande senhor!
Desculpa ò asno, mas isto não é para ti e sem ofensa cabeçal!
Para o MMP é com a consideração que merece - NENHUMA!!!!!!
PQP

Anónimo disse...

Este MMP realmente não existe. Qual Sócrates que acha que ainda está para nascer um melhor primeiro ministro do que ele em Portugal, este cromanhon, travestido de asno bimbo, também acha que ainda está para nascer quem o possa corrigir...a demência é, na verdade, uma doença, mas em Portugal já existem unidades de saúde mental e Tomar até tem uma. Este Bill Gates de pacotilha devia ganhar o prémio de asno do ano. O tempo que não deve passar ao espelho a dizer "eu sou muita bom, eu sou o maior, eu sou muito rico, eu sou muita lindo, eu escrevo muita bem"... Confesse lá que não respondeu a uns postezitos, lá mais para baixo, porque ficou sem palavras, ou as que lhe ocorreram não podiam ser escritas aqui. Na mouche, estou a ver. Há verdades que, na realidade, custam muito a digerir, ou será a compreender?!!!
Com gente desta realmente Tomar não precisa de inimigos.

Realmente, o senhor das 00:31 também já fez muito por Tomar?. Nos mesmos 10 anos? Entendam-se, vejam lá bem quem será o pai da criança. Ou, então, convoquem um duelo para gerir a contenda, que o pessoal até está a precisar de umas animações. Realmente Tomar está cheia de Chuchas e, ainda por cima, de má qualidade. Mas olhe que há muito não punham as patas na Câmara...Numa coisa tem razão. Haverá por aí muito cidadão anónimo que já fez muito por esta terra ( não a destruíu). Proponho-lhe, devia ser interessante, que se apresente a eleições com uma lista de anónimos benfazejos (lista em branco, intitulada "Eu já fiz muito por Tomar")...o povo votaria com certeza. Seria tipo rifa de quermesse...no final o povo gritaria "olha sai-nos esta encomenda, tivemos sorte, urrra!
Se o incomodam os bloguistas, porque é que comenta num blogue? Dever cívico desinteressado e abenegado, só pode.

Anónimo disse...

VOU A BANHOS E SOL MAS VOLTO E SE NÃO VOLTAR ESTOU FELIZ POIS SERVI O PAÍS, A MINHA TERRA E A MIM PRÓPRIO.
É UM ATÉ JÁ. ESPERO QUE NADA ME ACONTEÇA DE RUIM. AOS MEUS FANS E ADMIRADORES BOAS FÉRIAS E SAUDAÇÕES BLOGUISTAS.

MEGA MASSA PRO!

Anónimo disse...

MMP, vê que sempre seguiu o meu conselho. Boas férias e aproveite para buscar dentro de si o que aconselha aos outros. Se não for pedir muito, não volte. Estou certa que, por esse mundo fora, existirão muitas comunidades que anseiam pela sua competência e sapiência. Sobretudo em paragens longínquas, daquelas onde ainda é preciso fazer quase tudo. Vai ver que ficará com o ego muito mais reforçado e a tez mais bela. O ar por cá ficará muito mais limpo e respirável.
Aproveite para ler umas coisitas...dicionário e gramática aconselham-se vivamente.

BURRA tendencialmente de férias...Yes!