segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A TERTÚLIA QUE ERA PARA HAVER E NÃO HOUVE

Toda a imprensa de âmbito nacional noticia o caso da tertúlia que era para haver e não houve, com António Lobo Antunes, no Café Paraíso em Tomar. Escolhemos reproduzir, com a devida vénia e os nossos agradecimentos, as duas peças publicadas no Diário de Notícias, por nos parecerem as mais completas e esclarecedoras.
Se necessário, clique em cima de cada uma delas, para as ampliar. Boa leitura e melhores conclusões.


22 comentários:

Anónimo disse...

O Lobo Antunes não veio porque, disse, viu que o vice-presidente do turismo estava a usar a deslocação do escritor a Tomar para promoção pessoal.
Muito dos apoiantes do turismo fazem-no porque esperam encontrar num sector que julgam fácil uma oportunidade para se promoverem
Lembro-me quando um grande empresário do turismo algarvio, e nacional, me disse que muitos julgam que o turismo é assar sardinhas. Iliteracia.
Em 1995, o estudo da ONU sobre a literacia (capacidade de entendimento) dos povos informou que, em todo o mundo, só para um povo é que teve de criar o grau zero, para o português. Para os restantes povos a escala ia de um a quatro.
Enquanto os outros produzem, mesmo no Terceiro-Mundo, o turismo chega para os portugueses.
Lancelot du Temple

Anónimo disse...

Agências nacionais e internacionais de informação, jornais on line portugueses, brasileiros, ingleses e outros, cadeias internacionais de televisão, estão a informar que o Banco inglês HSBC pretende comprar 70% do Banco sul-africano NEDBANK, com o objectivo de aumentar as trocas comerciais entre a África e a Ásia.
Há cerca de 25 anos tive uma oportunidade de ir para o NEDBANK, que não se concretizou por motivos vários.
Em Dezembro e Janeiro últimos estive na África do Sul a estudar a situação do continente africano e a sua ligação com o Mundo, que será grande.
Neste processo Portugal tem palavra a dizer, apesar de tentarem apagar o seu papel histótico... Tomar, e as suas instituições, também deviam ter uma palavra a dizer, mas não dizem. O maior drama é o de os tomarenses não saberem o que é Tomar.
Eu dei-lhes todas as possibilidades do Mundo e da Vida, mas eles não quiseram.
SÉRGIO MARTINS

Funiculin disse...

Após efectuar as boas leituras irei passar às respectivas conclusões: Lobo Antunes ficou surpreendido e indignado, sendo completamente mentira a justificação dada por Manuel Faria vice-presidente do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo? Como, Lobo Antunes não é historiador, será que a sua surpresa e indignação pela mentira de Manuel Faria, passa pela verdade da ficção? É que de facto qualquer outra interpretação poderá ser abusiva. A propósito de abusiva: Porque teimam as pessoas em lhe chamar engenheiro e até doutor? Ao vice-presidente do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, entenda-se. Onde concluiu a licenciatura? Licenciatura de quê? Está inscrito na Ordem dos Engenheiros? Onde? E quem é que quis ontem jantar à borla num restaurante para as bandas de Alverangel? Agora só falta tentar apagar tudo o que vem na Internet sobre mais um fiasco a nível do turismo tomarense. E as notícias são mesmo muitas. É o que temos, pago mensalmente a umas boas centenas de euros. Como diria alguém: Temos pena.

Anónimo disse...

Ser licenciado neste momento já é banal. Há para aí diplomas aos pontapés.
O verdadeiro problema é termos determinados indivíduos incompetentes a ocuparem lugares de destaque sem razão aparente.
E mesmo quando mudam os partidos do poder, alteram os Preseidentes e os vereadores, eles permanecem, tais lapas, agarrados à mama.

Anónimo disse...

Como se não bastassem os problemas económicos e sociais, realmente o "nível geral" está a baixar: desde os desnecessários auto-elogios de Sergio Martins até à não polémica mas sim chamarem-se mutuamente mentirosos o escritor LA e o presidente tomarense da regiâo de turismo. Pior, o facto de aquele falar em uso da sua pessoa para promoção pessoal deste. Esclarecimentos do tomarense não há, mas a cidade aparece associada a este público lavar de roupa.
Quanto aos licenciados começa realmente a ser conveniente perguntar por que escola: sem necessidade de citar nomes, tem aparecido, publicamente, rápido e sem aviso, cada um...! Mais, com os programas oficiais de "formação acelerada" e o alto patrocínio das "universidades" privadas, qualquer dia até com dez idas à Junta de Freguesia se obtém o "canudo"...
Pedro Miguel

Anónimo disse...

É verdade, isto é mais uma daquelas vergonhas que Manuel Faria produziu.
É verdade que há mais dois ou três como ele em Tomar bem conhecidos de todos, e igualmente com tendências para presunção de que são grandes intelectuais, grandes organizadores de eventos turistico-culturais, mas que em verdade só enganam quem, e em Tomar há poucos, que ainda não os conheça. Um, veja-se, até fala com Mozart.

Mas o caso de Manuel Faria é mais grave, pois há vários anos é alimentado pelos dinheiros públicos das nomeações políticas, mesmo quando repetidamente se comprova ser incompetente.
E no caso dele é muito fácilo identificar o responsável por continuamente se manter por onde vai andando: o outro senhor doutor, o grande político da praça, Miguel Relvas.

Anónimo disse...

Posso tocar a minha vuvuzela? Posso...posso?

Anónimo disse...

Mas nada disto admira!
A queda do manel do turismo é vender vinhos, castanhas, nozes, figos, chu-chu e outros frutos secos lá na sua baiuca, onde diz vender turismo de qualidade…
Se o rapaz alardeou aquela cena para mordomo da festa grande, se, se julga rei do rio ali ao lado e da corredora, se trapalhou em festivais que dizia de cinema e afins, se vendeu notícias a soldo de interesses não declarados, quem se admira que o enorme, sério e verdadeiro escritor, não esteja a dizer a verdade sobre a sua anunciada vinda ao paraíso…
E são estes os senhores que se dizem os autos representantes de Tomar nas feiras onde se vende a sua imagem (a facturar em subsídios de viagem, hotéis de cinco estrelas, boas jantaradas só para defecar postas de pescada acerca de tudo e de nada…)

Safa!

Anónimo disse...

E quem emprestou as barraquinahas para a "programada" Feira do livro, com direito a iluminação tipo festa da sardinha da merdaleja de baixo?

Quem, Casimiro, foi?
Uau!!!

Anónimo disse...

É preciso não conhecer mesmo nada acerca de Lobo Antunes, o Homem e a sua Obra, para pensar que alguma vez se deixaria instrumentalizar, ou viria cá por algum pretexto que não falar de livros e escrita. Ele que até já recusou prémios e ribaltas... quem o convidou em nome de quem? A organização não se deu a conhecer? Quando se organizam eventos destes convêm amordaçar o ego e colocar o evento ao serviço do convidado. Uma lição de vida que convém ser aprendida e rápido, porque o insucesso é muito mais fácil de reconhecer.
Laura Rocha

Anónimo disse...

Para Pedro Miguel.
Gostei de ler alguns dos seus comentários, principalmente quando reconhecia que Tomar "é um caso de estudo". Os seus últimos comentários decepcionam, são hostis e não dão qualquer contributo para a crise tomarense.
Diz no seu último comentário:"Como se não bastassem os problemas económicos e sociais, realmente o "nível geral" está a baixar: desde os desnecessários auto-elogios de Sérgio Martins...".
Não entendeu que o meu comentário não é auto-elogio, mas mais uma denúncia de que Tomar não soube aproveitar as opotunidades que lhe ofereceram no passado, quando ainda era possível evitar que a crise atingisse a gravidade que está a atingir ?
Não sabe que Tomar podia ter tido grandes ligações internacionais, e que o projecto foi todo sabotado, e agora estão a pagar os erros cometidos?
Tomar "é um caso de estudo", e é-o:
1 - em conferências nacionais e internacionais, já o disse há muito e sei do que falo;
2 - quando um dia for contada toda a História dos últimos anos de Tomar o interesse de Tomar ainda será maior.
Digo-lhe mais: vai ocorrer um Congresso Internacional de Economistas, provávelmente apresentarei tese (se o tempo o permitir, porque escasseia e estou assoberbado)sobre Portugal, onde Tomar é apontado como importante. A tese terá a ver com a minha estadia recente na África do Sul e em Moçambique.
Sabia que Tomar está ligado ao Mundo ?
Sabia que Tomar é muito mais importante do que os tomarenses desejam ?
Não se fique pelos preconceitos nem pelas aparências, veja para lá dos valores comuns. Ressuscite. O meu comentário está totalmente ligado à crise social que Tomar atravessa há vários anos. O Pedro Miguel só chegou agora...
SÉRGIO MARTINS

Anónimo disse...

Oi pessoal.
Bora lá começarem rapidamente as aulas, p'ra nos librarmos da verbe da prófe da fec-ml?

É que não há pachorra p'ra intelectualice da dita.
Este terra tá de mais: o faria da golpada turística, o pífaro da golpada musiquice e a Laura da golpada telectual.

Venha o mega massa pro p'ra nos librarmos desta ralé.
Bute lá?

Anónimo disse...

OH Laura, então não defendes o teu amigo Manel Faria? Aquele dos festivais de cinema? OH Laura defende lá o homenzinho, porque esse está arrumado no futuro político de Tomar. UFA!
OH Laura a fidelidade na amizade é a maior prova do nosso carácter. Quando os amigos caem, devemos correr em seu auxilio!
OH Faria não mereceias isto. Ingratas!

Anónimo disse...

Depois desta coça de Lobo Antunes ao "nosso" Faria, seria legítimo pensar que o segundo meteria o rabinho entre as pernas e iria de vez para o Brasil governar a sua vidinha. Mas não. Parece que teremos de continuar a aguentá-lo. Até quando...

Anónimo disse...

"Depois desta coça de Lobo Antunes ao "nosso" Faria, seria legítimo pensar que o segundo meteria o rabinho entre as pernas e iria de vez para o Brasil governar a sua vidinha."

Ó compadre, está convencido que a rapaz FARIA isso?
Não FARIA nunca, jamais em tempo algum.
Ele ama Tomar e não abandona esta terra templária abençoada por Deus.
Aqui é que ele ganhou raízes e aqui é que ele quer solidificá-las.
E tem a companhia do Céu!
Que mais precisa?!
Eventos, eventos, protagonismo, bom trato, descanso!
Tudo a bem da Nação!

Anónimo disse...

Anónimo disse...
E quem emprestou as barraquinahas para a "programada" Feira do livro, com direito a iluminação tipo festa da sardinha da merdaleja de baixo?


UAU!!! Ó "anónimo" simões, a iluminação é Departamento de Obras que empresta como muito bem sabe e as 'barraquinhas' fui eu enquanto membro do staff da cmt.

O que tem a ver uma coisa com a outras?

Quem empresta equipamento para atanta merdaleja, depende sempre da avaliação do "anónimo" que aqui vomita a sua vontade enviuzada, tem alguma coisa a ver com o conteúdo?

Seja minimamente honesto. Sei que será dificil para o "anónimo", mas se não tentar nunca o conseguirá!!!

Anónimo disse...

"
Ele ama Tomar e não abandona esta terra templária abençoada por Deus.
"

O que ele ama eu sei bem o que é... e não é a terra nabantina. €€€€

Anónimo disse...

ó anónimo anónimo deixe lá o simões descansado, que ele não tem nada com isso, eu que também sou do staff da câmara, como você é que postei aquilo e mantenho!!!!!!

Anónimo disse...

Anónimo da 1:02. Tenha calma, olhe que ainda acorda algum neurónio e faz uma congestão por excesso de "esperteza" Bute lá...ratito de esgoto.

Caro anónimo das 10:09, mas é claro que defendo o meu amigo Manuel Faria, sempre. Quando se justifica. Ele que me conhece sabe perfeitamente que os amigos não têm que concordar sempre. Estaria mais preocupada se tivesse dito que ele se comportou de forma desonesta ou deseducada ou que o evento tinha desmerecido, apesar da ausência de Lobo Antunes. Não disse. Apenas manifestei estranheza porque as posições de Lobo Antunes são sobejamente conhecidas e o Maneul Faria sabe que é muito mais fácil ficar-se colado ao que corre mal do que ver reconhecido o seu trabalho. O que de bom se faz não interessa a ninguém. Ele, melhor do que eu, sabe e não é ingénuo. Foram excessos do momento. Quanto ao resto não se preocupe, porque o meu amigo tem o meu número de telefone e eu o dele...conversaremos por certo, quando chegar o momento. Os amigos são mesmo assim.

Anónimo disse...

Lamentavelmente um circo de loucos, discutindo a loucura.

Ele é Manel Faria e muchacha Laura Rocha.
Ele é Casimiro Serra e João Simões.
E até o Julio Figueiredo se meteu no embrulho.

Um circo total.

Anónimo disse...

E a foca amestrada és tu.

Anónimo disse...

Chapéus há muitos! E "cobardolas"... nem se fala.

PM