quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ARROTA PELINTRA! FAZ-TE LORDE!

"Arrota pelintra! Faz-te lorde", é uma expressão que foi muito usada no século passado, na época da "miséria engravatada". Servia para caracterizar quem andava sempre a alardear aquilo que não tinha; quem comia sardinhas sarnentas, por não ter meios para melhor, mas arrotava a pregado ou rodovalho.
Agora usam-se outras expressões, como por exemplo "Armar aos cágados", "Armar ao pingarelho" ou "Armar-se em carapau de corrida". São os novos tempos. Mais agrestes, mais serveros, mais perigosos, mais escorregadios.
Prosseguindo a sua marcha desenfreada, rumo ao suicídio colectivo, a autarquia nabantina continua a esbanjar aquilo que não tem. 20 mil euros para o Sporting de Tomar, 20 mil euros para o Sabacheira, 20 mil euros para o Cem Soldos, 6 milhões para os museus da Levada, 2,5 milhões para o Flecheiro - 3ª fase, 2 milhões para a Cerrada dos Cães (rebaptizada para a circunstância como Terreiro Gualdim Pais, que sempre é mais fino...), e agora mais de 48 mil euros para a iluminação de Natal.
Olhando para tudo isto e meditando um pouco, não colocando em dúvida, de forma alguma, nem a sanidade mental, nem a honestidade dos senhores autarcas tomarenses, é-se ainda assim levado o pensar no recente desabafo de Pedro Ferraz da Costa, um homem da direita civilizada, ex-presidente da CIP: "O país é demasiado pequeno para se roubar tanto!"
Neste caso das iluminações de Natal, que no ano anterior se ficaram pelos 34 mil euros, manda a sinceridade dizer que a decisão ora tomada -que resulta de um ajuste directo- é algo escabrosa. No estado em que a cidade se encontra, faz lembrar aquelas raparigas muito bem maquilhadas, despidas e perfumadas, mas com os fios dentais rotos, os soutiens a pedir lavagem, as unhas por cortar e o corpo a necessitar de água, champô e sabonete.
Hoje em dia, os cidadãos que ainda dispõem de algum poder de compra -essencialmente reformados, aposentados e outros funcionários públicos- já não correm a foguetes, nem se deixam enganar por sinais exteriores de (falsa) riqueza. Escolhem cidades limpas, acolhedoras, com casas de banho em condições, estacionamento gratuito, sinalização eficaz, preços em conta, bom atendimento, boa qualidade e produtos originais. Temos alguma destas características em Tomar? Há muito que a resposta é triplamente negativa: Não! Não! e Não! Nem para lá caminhamos!
Conforme mostra a fotografia supra, em 2009 até o mercado municipal, já então cheio de mazelas, apareceu iluminado para o Natal. A coisa pareceu tão estranha que nos mereceu uma foto. Só seis meses mais tarde viemos a perceber que afinal todas aquelas lampadazinhas indicavam simplesmente que o mercado estava em câmara ardente antecipada: Morreu na primeira metade do ano corrente, vítima de doenças que não perdoam: desmazelo, desorientação, exibicionismo, eleitoralismo, incompetência, prioridades erradas...
Há fundados receios de que as anunciadas iluminações de 48 mil euros em 2010, possam vir a ser a câmara ardente da propriamente dita, das iluminações, do esbanjamento ou da cidade. Tudo tem um fim...

7 comentários:

Anónimo disse...

O Povo arde em lume brando...

Anónimo disse...

Sr. Dr. Rebelo
A gravidade da situação é que, por exemplo, as iluminações de Natal foram à reunião apenas para conhecimento.
A decisão de abrir concurso por convite a uma empresa de Coimbra foi tomada pelo Sr. Presidente da Câmara conforme informação do DOM.
Assim se decide nas costas dos membros do executivo camarário.
Sugiro-lhe que peça o dossier que foi à reunião (para conhecimento!, repito) e que o analise convenientemente, como merece.
Assim se gasta à tripa forra o dinheiro do Municipio.
Pão e circo, como convém a uma maioria de cágados (e de cagões) instalada no poder.
Até quando?!

Anónimo disse...

Eu continuo na minha: O Corvelo é seguramente o elemento mais incompetente de todo o executivo!

Ele é o exemplo do tipo que aparente aquilo que nunca foi nem virá a ser...

Uma pergunta que não ofende: O Corvelo tem alguma ideia de como gerir uma autarquia? A resposta é óbvia...

Em abono da verdade se diga, os vereadores dos IpT, quer o Pedro Marques quer a Graça Costa, têm vindo a dizer, há muito tempo, que o presidente da Câmara, o Corvelo, é de uma incompetência confrangedora, mas que os outros elementos do executivo alinham a sua competência pela do Corvelo.

Em cada uma das conferências que deram afirmaram-no até à exaustão. E a imprensa...está bem está...

Pobre Tomar...

José Soares

Anónimo disse...

Tendo em conta o comentário anterior, proponho como novo título:
- "Caga pelintra! Faz-te Lorde!"

Anónimo disse...

Há dias foi aqui relembrada a promessa de "TOMAR CAPITAL DA CULTURA 2012".
Mais uma daquelas promessas, como o Parque Temático, e outras, que embriagam o povo, que gosta de se embriagar.
Hoje, o Diário de Notícias traz uma anúncio de página inteira sobre:
"GUIMARÃES 2012 CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA - É ONDE TUDO ACONTECE".
Tomar não tinha massa crítica para tanta pedalada. Seria giro em 2012 TOMAR CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA com o Mercado Municipal encerrado, o Sta. Iria totalmente desmantelado, a cidade em ruínas, e os idosos constantemente em passeios.
Os idosos de Tomar, incluindo nas aldeias, estão a receber cartas do Município para se increverem no passeio dos idosos, e estão a manifestar o seu descontentamento, porque não há dinheiro mas há dinheiro para esbanjar. É que, ao contrário das gerações mais novas, os idosos aprenderam a poupar e rejeitaram o endividamento. Os idosos escutaram:"Poupar, manda o Salazar". Salazar que, segundo o DN de hoje, quarenta anos depois da sua morte está cada vez mais na moda. Com democratas destes até o Demónio é bom...
Enquanto isso, e segundo o DN de hoje, o Governo anunciou que vai cortar no apoio financeiro às escolas de música do ensino privado no próximo ano lectivo, no âmbito da "contenção orçamental" e de "redução de despesas", o que afectará Tomar.
Uma ideia: os alunos das escolas de música privadas, em Tomar, não podem argumentar que são idosos para benificiarem do apoio da Câmara ?
A política tomarense vai ganhar o óscar do absurdo, mas o povo gosta.

Lançelot du Temple

Anónimo disse...

O ensino da música subsidiado (sem controlo efectivo) tem sido uma grande negociata para algumas instituições e seus dirigentes.
O ensino subsidiado, vocacional ou genérico, obrigatório ou superior, deveria pautar-se por critérios de qualidade indiscutíveis. A verdade não é essa. Há instituições, como o caso de Tomar que é exemplar..., que não só recebem a comparticipação do estado (Ministério da Educação) e, como se não basrasse, contabilizam os mesmos alunos subsidiados pela ME para efeitos de apoi da Câmara Municipal. Ou seja, estamos perante uma duplicação de apoios para a mesma actividade. Quem controla este regabofe escandaloso? Ninguém! Se o ME tivesse a coragem de fazer uma auditoria a algumas instituições que recebem estes apoios, presumo que teriam de fechar portas pelo que teriam de devolver ao organismo que lhes vai concedendo financiamentos sem qualquer controlo sério.
Esta é a verdade.
Uns têm o proveito, outros a fama. É o país que temos. Espero que tudo mude para bem de todos e do ensino de qualidade a que deveríamos ter direito. Por enquanto é uma mera ilusão.
Terá a Câmara de Tomar coragem para fazer uma auditoria aos apoios que concede, até para verificar quais as vantagens de tal prática. É preciso ter coragem para medir os resultados dos apoios dados com dinheiros públicos. José Leandro

Anónimo disse...

Amigo José Leandro, está a esquecer-se dos votos, não está?
Pois é! É como o alcatrão! Cada metro dá votos que se farta!
Quanto aos apoios a regra é: apoio cá, apoio lá!

...e segue a procissão!!!