sábado, 14 de agosto de 2010

IMAGENS TOMARENSES DE FIM DE SEMANA

Imagem cada vez mais usual em Tomar. Com os ecopontos a abarrotar, as pessoas são forçadas a deixar as embalagens no exterior, na calçada. Uma excelente perspectiva para qualquer turista que se preze... Dá logo uma ideia de limpeza, de preocupação com o aspecto geral.

Outra vista muito tomarense. No primeiro plano, ao alto, à esquerda, uma indicação para turistas, que está assim partida há mais de 5 anos. No segundo plano, do lado esquerdo, um cartaz atado a uma árvore, como se isto fosse uma espécie de Aldeia da Porcalhota. Do lado direito, um árvore seca desde há meia dúzia de anos, que nunca foi substituída. Um pouco mais abaixo, umas cruzes e umas bandeirolas desalinhadas, que nenhum turista sabe o que estão ali a fazer. Um exemplo flagrante do desmazelo reinante.

A multi-secular Cerca do Convento -a Mata, como lhe chamam agora- continua muito atractiva, mesmo no estado em que se encontra, e com obras do mesmo tipo das da Rotunda. As chamadas obras "Pilhas Duracell" - "E duram! e duram! e duram! e nunca mais acabam!"
Ainda assim, uma pombinha aproveitou para enriquecer o seu álbum de casamento. Eventualmente porque, como costuma dizer o Malato, já fui tão feliz na Cerca!

Por falar na velha Cerca Conventual ou Cerca do Conde, aqui temos uma perspectiva nova. No primeiro plano, as coberturas das ainda inacabadas instalações sanitárias. Em vez das tradicionais telhas vermelhas, pois estamos em pleno Centro Histórico, não senhor! Resolveram a questão com um isolamento moderno, recoberto de brita número 3. Se fosse um particular a ter tal ousadia, embargavam-lhe logo a obra e depois impunham-lhe as referidas telhas de barro vermelho. Mas como o dono da obra é a própria autarquia, esperemos que as pedras não venham a servir um dia para bombardear quem passa. Com o vandalismo que por aí vai e a pouca altura do WC do lado norte, nunca se sabe...
Entretanto, no segundo plano, o Infante D. Henrique, com o seu ar meditabundo, continua a interrogar-se: -Se nunca fui guarda florestal, que raio estou aqui a fazer?! Ao seu lado, um autocarro de turismo, a demonstrar que somos cada vez mais, apesar das proclamações em contrário, uma cidade de remendos, capital da descoordenação: Se há parque de merendas, não há WC, nem água, nem parque de estacionamento; se há estacionamento, como no mercado ou na Várzea Grande, não há água, nem WC em condições, nem parque de merendas. E temos até o cúmulo dos cúmulos: Onde dantes havia instalações sanitárias, estacionamento para autocarros, água, parque de merendas e coisas para ver, agora só restam as coisas para ver. Estamos a falar, naturalmente do conjunto Várzea Pequena, Mouchão ex-estádio, durante muitos anos a verdadeira sala de visitas da cidade. Bons tempos! Entretanto, só não conseguimos o Nobel da parvoíce, porque tal coisa (ainda?) não existe. Caso contrário era trigo limpo, com as famosas obras milionárias que transformaram um estádio recente num campo de treinos com relva sintética. Ao que julgamos saber, é caso único, pelo menos na Europa à qual pertencemos.


Como há aqui um espaço livre entre as cruzes e as bandeirolas estilo bêbedo, aproveita-se para contar a piada tomarense mais recente. Tão recente que ainda fumega: Parece que o pessoal do avental está preparado para se condidatar noutro concelho do distrito, que isto por aqui está cada vez mais mau. De tal forma que se preparam para migrar em direcção a Mação, a autarquia dos mações. Estava-se mesmo a ver!!! Não estava?!

Mais dois aspectos das tais cruzes, cuja utilidade ninguém consegue lobrigar. Se inicialmente a ideia até pode ter sido útil, uma vez ultrapassado o Dia da Cidade, para quê tal estendal de coisas tortas, partidas, desalinhadas, algumas até arrancadas? Será para lembrar aos eleitores tomarenses que, quer queiram ou não, cada um terá de levar a sua cruz até ao calvário? Se é isso, não contem comigo! Vou já arranjar um atestado médico. E não me calo de maneira nenhuma, conforme avisei no local próprio e na ocasião que me pareceu a mais adequada. Quem te avisa.... ...uma vez que homem prevenido.... Vale por dois? Pois. Mas também tarde ou nunca é.... rima e é verdade!

17 comentários:

Anónimo disse...

Peço desculpa mas naturalmente que a mensagem anterior é naturalmente minha.

Obrigado
Luis Ferreira
Vereador do Turismo

Luis Ferreira disse...

Caro Rebelo

a grande vantagem das cruzes e dos postes é que assim as pessoas falam dos templários e da ordem de Cristo.

A tática aqui é que falem de nós.
Agradeço-lhe o facto de ter relembrado o assunto, porque assim da-me oportunidade de "brilhar" na rentree com tudo aquilo novamente bonitinho e recuperado.

O mesmo quanto ao placard que se encontra partido há mais de 5 anos em frenético ao Turismo. Quando em menos de um mês lá estiver o novo, vão dar mais por ele, uma vez que FINALMENTE alguém deu por aquosa vergonha.

Obrigado por dar Destaque ao que estamos e vamos fazer.

Quanto aos grupos de pensamento que vão visitando Tomar, são muito bem vindos. Os Templarios são de todos: religiosos, ateus, católicos e protestantes, maçons e dogmáticos, republicanos e monárquicos. Toda a gente é bem vinda a Tomar, desde que por cá consumam e constribuam para o nosso desenvovimento. É para isso que estamos a trabalhar.

Mais uma vez obrigado pelo incentivo à melhoria e reconhecimento plo trabalho que estamos a fazer.
O caminho é por aí.

Anónimo disse...

Senhor Ferreira, vá lá não se lembrou de espalhar artefactos das Caldas...aí sim, acho que todos iam falar muito mais de nós. Terá sido erro de táctica?...não? Mas olhe que de estética foi, como é evidente. O que não se tem realmente não se pode dar, e o caminho não é mesmo por aí.

Luis Ferreira disse...

Pois meu caro comentador, olhe que é mesmo por aí o caminho.

De forma consistente e permanente estamos a demonstrar que é possiel ter uma Tomar diferente, com outra energia e dinâmica, que antes de nós não havia.

Tomar é terra templaria e da ordem de Cristo. Promover os seus símbolos mais do que determinação, representa um acto de respeito pelos nossos antecessores e de promoção que a generaliade entende.

Claro que não se pode agradar a todos, nem é para isso que cá estamos.

http://vamosporaqui.blogspot.com

Anónimo disse...

Pois! Olha se isto fosse as Caldas da Rainha e o Dois Queixos o vereadeiro da koltura!!!
Aí sim, éramos falados no mundo inteiro como a cidade do c......!!!

Anónimo disse...

Si, senhor Ferreira sobretudo se os símbolols forem de tabopan, pendurados num pau e a entulhar os passeios e as bermas da estra...o bom gosto impera, não tenhamos dúvidas. Aposto que são visíveis a partir da lua, como a muralha da China. Realmente a modéstia tem pouco a ver consigo. Isto tem sido cá uma mais-valia para Tomar, que até dá dó. Condiz com a política. Os tomarenses podem ficar bem mais alividados.

Anónimo disse...

Sr. Ferreira já agora dou-lhe uma sugestão (não sei se é sugestionável, mas dou na mesma):
copiar o que fazem os Concelhos do Entroncamento, Barquinha, Constância e Golegã, proibindo a afixação de publicidade, sem licença e de forma não regulamentar, no nosso Concelho!
Acabava-se com a porcaria colada nos muros a anunciar touradas, festas da cerveja e coisas afins. Já reparou nos muros da rotunda da entrada sul? Também é para falarem de "nós" ou é para condizer com o acampamento? Mas quê! A própria Câmara pagou a uma empresa para anunciar o Carnaval que andou por aí a consporcar a cidade e arredores sem um mínimo de respeito pelos regulamentos. Mas é a mesma Câmara que exige o licenciamento para afixação de cartazes e que, no entanto, parece não fiscalizar.
Aceita a sugestão?

Anónimo disse...

Meu caro Rebelo:
Se acaso tiver um pouquinho de tempo disponível para a causa do Concelho, seria muito bem empregue a ver com os seus olhos e a registar com a sua magnífica objectiva, as crateras feitas nas ruas da Asseiceira e da Linhaceira, por um funcionário dos SMAS, armado de picareta e devidamente orientado por um técnico dos mesmos
Serviços! Esta parelha, ou melhor este binómio picareteiro-engenheiro, executou com muita determinação e eficácia centenas e centenas de buracos no asfalto, durante os meses de Abril e Maio, conseguindo pôr a descoberto as tampas de saneamento, alguns com mais de 15 centimetos de profundidade, uns na berma e outros no meio das vias!
E pronto! Acabaram o trabalhinho, se calhar foram a banhos e as crateras cá continuam! Sinceramente, acredito que um dia, talvez em 2012/2013, alguém se lembrará de subir o nível das ditas tampas. Até lá vão rebentando pneus, partindo suspensões, e nada, ninguém fala, ninguém vê, ninguém ousa incomodar o todo poderoso presidente da Junta e muito menos os senhores da Câmara!
Pelo menos que pusessem um sinalzito ao pé de cada buraco!... Aí viam que era mais barato limpar a porcaria que fizeram!
Acho que o Sr Rebelo tem matéria suficiente para, de vez em quando, dar "antena" às nossas aldeias!
O pedido está feito!
Bem haja!

Luis Ferreira disse...

A ultima sugestão está naturalmente aceite e estamos há já algum tempo a analisar vários regulamentos para propor a melhor solução para afixação de publicidade.

Tem absoluta razão em relação a esse caos, que muitas vezes até a própria Camara tem de promover, uma vez que não há locais bem arranjados e de estilo paa o efeito.

A nossa ideia (do município) será que até à Festa dos Tabuleiros teremos a Cidade limpa, dessa publicidade anárquica e após ela nada disso será, definitivamente, tolerado.

Vários anos de displicência não são fáceis de "virar", mas vamos lá, com esforço, mas vamos.

Obrigado pela lembrança e sugestão
Cumprimentos
Lf

Anónimo disse...

Caro António Rebelo,

É de todo um equívoco alguém afirmar que Tomar seja uma cidade de cultura, quando deparamos permanentemente com a cidade a "distribuir" lixo por todo o lado.

Recomendo uma visita aos locais onde estão os contentores do lixo, para verificarem a veracidade do que aqui afirmo.

Vou citar pela segundo vez o lastimável estado em que se encontram os contentores na rua Prof. Fernando Gonçalves da Silva, apenas como exemplo.

Claro que fazer umas coisitas, autênticas banalidades para uma população rendida à mediocridade, é digno de contentamento de quem não tem a mínima noção do que é Cultura!

Há pessoas que confundem Cultura com uns espectáculos desgarrados e sem qualquer objectivo estético e, até, de conteúdo formativo. E não estou a falar das produções que, isso sim, reflectem a dimensão cultural de uma determinada comunidade artística, de um determinado movimento artístico, de uma civilização como é o caso da europeia.

Se querem aprender, pouco que seja, na medida em que não basta ir ver, é preciso muito mais!, recomendo ao senhor vereador Luís Ferreira que faça um estágio em Almada, integrado no Festival de Teatro organizado pelo grande encenador Joaquim Benite!!!

Claro que há outras opções!!!

Voltando ao início, lembram-se daquelas histórias que nos contavam e que diziam mais ou menos isto: "aquela vai toda bonita por fora mas apenas para encobrir a sujidade que vai por dentro". No caso de Tomar, ainda é pior, é que a Cidade está mesmo muito suja e aos olhos de todos nós e de quem nos visita!!!

José Soares

Anónimo disse...

Cada tiro...

Anónimo disse...

Bem vindo zé do pífaro.
Tu é que percebes de cultura. Isso sim. Um potento.
Qual Fatias no Mluchão e na Piscina. Quais Festivais de percursão e de musicas do mundo em Tomar e em Cem Soldos. Qual ciclo de música antiga. Quais encontros de música filarmónica. Qual mês do teatro e mostras de teatro. Qual dança contemporânea.

Nada disso! O zé do pífaro quer é guita. E colinho. E colinho. Muito colinho.

Anónimo disse...

"
Parece que o pessoal do avental está preparado para se condidatar noutro concelho do distrito, que isto por aqui está cada vez mais mau. De tal forma que se preparam para migrar em direcção a Mação, a autarquia dos mações.
"
- Se calhar a piada não anda longe da realidade. Dizem-me que aos fins-de-semana têm sido vistos alguns políticos tomarenses no centro da vila de Mação.

Anónimo disse...

"
Toda a gente é bem vinda a Tomar, desde que por cá consumam e constribuam para o nosso desenvovimento.
"

Questão: Vamos ter um Luis Ferreira musculado a correr com os ciganos, de uma vez por todas, da cidade?
E já agora, podia também correr com alguns dos parasitas que eu bem conheço que ganham ordenados (e subsídios) em Tomar e que para além de não contribuirem para o nosso desenvolvimento (pelo contrário) ainda se gabam de consumir noutros concelhos porque "em Tomar é tudo muito mais caro!"

PM

Anónimo disse...

"
Tomar é terra templaria e da ordem de Cristo. Promover os seus símbolos mais do que determinação, representa um acto de respeito pelos nossos antecessores e de promoção que a generaliade entende.
"

Por isso é que a cerimónia da Ordem dos Templários é, este ano, em... Coimbra.

Anónimo disse...

"
A nossa ideia (do município) será que até à Festa dos Tabuleiros teremos a Cidade limpa,...
"

Quanto a isto não restam dúvidas. Para o ano Tomar estará completamente limpa. Limpa de lixo. Limpa de obras. Limpa de publicidade anárquica. Limpa de turistas. Limpa... Vai ser uma grande limpeza.

AA

Anónimo disse...

AO COMENTADOR ANTERIOR

Tem razão! Só se lava a cara à cidade, mal e porcamente, por ocasião da festa dos Tabuleiros. Mas tudo acaba por ser um trabalho do génerpo daquela dona de casa badalhoca que varre o lixo para debaixo dos tapetes. No dia seguinte volta tudo ao mesmo!!!

Aliás, lixo e pó é com Tomar, cidade lixeira, cidade cigana...