segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MAIS ÁGUA, QUE ISTO ESTÁ A AQUECER...

Graças à boa vontade do nosso homólogo Joaquim, que oficia no blogue ocidadaoabt.blogspot.com, conseguimos novos elementos sobre os preços da água da rede e respectivas taxas, indexadas ou não. Tal como acontece na justiça, havendo novos dados, reabre-se o processo. Vamos portanto comparar a situação dos consumidores de água da rede em quatro concelhos: Tomar Abrantes, Constância e Loulé. Antes, porém, apelamos aos nossos leitores de boa vontade, residentes em Ourém, Torres Novas, Constância, Região de Lisboa e Região do Porto, no sentido de nos enviarem, em PDF, junto com um mail, cópia do recibo da água de Junho último, que foi pago em Julho. Preferimos os recibos referentes a consumos à roda de 6 metros cúbicos. Pode ser ? Vá lá, um esforçozito, em prol da comunidade tomarense. E fiquem descansados que garantimos o anonimato total. Favor remeter para a.frrebelo@gmail.com Bem hajam!!!
Clicar sobre as ilustrações para as ampliar




Aqui temos, devidamente "descascados", quatro recibos de Junho, conquanto um deles -o de Constância- se refira unicamente às taxas fixas obrigatórias, uma vez que não houve consumo. Tratar-se-á certamente de pessoa que ali tem casa de férias, ou que foi de férias em Junho. Quanto aos restantes, confirma-se mais uma vez tudo aquilo que já aqui tem sido escrito bastas vezes -Comparativamente com outros concelhos de importância equivalente, os consumidores tomarenses estão nitidamente a ser explorados. Repare-se: Enquanto os preços e taxas de Abrantes dão um total mensal semelhante ao de Loulé (há apenas uma diferença para menos de 56 cêntimos, favorável aos abrantinos), os tomarenses levam cá um banho que até arrepia. Pagam mais 4,96 euros do que os louletanos, e mais 5,52 do que os abrantinos. Pouca coisa, não é? Multiplique-se por 12, que sãos os meses do ano e obter-se-á, respectivamente, 59,52 euros anuais = a 11 contos 904 escudos, e 66,24 euros anuais = a 13 contos 248 escudos. Porquê ? Fazemos mais lixo que os outros? Aliviamo-nos mais que os outros? A nossa água é melhor? Tudo perguntas sem resposta.
Certo é que 66 euros correspondem a mais de 30 quilos de pão, ou mais de 30 litros de leite, ou mais de 25 quilos de fruta da época...O que significa que não somos de modo algum competitivos, nem para lá caminhamos. Porque esta maneira de explorar às claras quem não se pode defender, uma vez que não existe alternativa, tem infelizmente o chamado "efeito carambola": quem paga a água mais cara, o IMI mais elevado, as licenças mais gravosas, e assim sucessivamente, é forçado a repercutir o que paga nos preços daquilo que vende. Por isso somos a cidade onde a vida é mais cara em toda a região. Apenas um exemplo: Um paposseco (a que os alfacinhas chamam carcaça) custa em Lisboa 19 cêntimos e em Tomar, nas padarias Rosa, 25 cêntimos...
Como ainda por cima a nossa qualidade de vida anda pelas ruas da amargura, só se houver um concurso europeu para atribuição do óscar da cidade mais porca e desmazelada, onde certamente ficaremos muito bem classificados, é que passaríamos a ter mais visitantes. Há gente para tudo. Ou estarei enganado?! Se calhar é só má-língua... É só ir esperando e ir vendo, conforme recomenda o provérbio bem conhecido: "Dá tempo ao tempo, irmão; o tempo dar-te-á todas as respostas."

PS: Há um lapso de 4 cêntimos na soma das parcelas dos SMAS Tomar, o que em nada afecta as nossas considerações. As nossas desculpas.

15 comentários:

Anónimo disse...

Há sete anos atras Antonio Paiva e o PSD, então com uma maioria de 5, contra dois dos socialistas, aumentou a agua em Tomar, para cerca do dobro do que então sr pagava.

Ele dissimilou esse aumento, deixando de cobrar de dois em dois meses e passando a cobrar mensalmente.

O argumento na altura foi que era para fazer face aos investimentos a realizar.

O problema é que o principal problema da sustentabilidade dos SMAS está, emmque se estão a pagar cerca de 2 milhões€ por ano à Aguas do Centro, pelo saneamento que não é tratado, mas que é por esta cobrado.

Os SMAS e Luis Vicente, sabem isso muito bem, mas foram ate hoje incapazes de denunciar o contrato lesivo dos interesses dos tomarenses com a agua do centro. Esse contrato foi alias realizado no tempo de Antonio Paiva.

Estas e outras nao o impediram, no entanto, de ganhar eleições sucessivas em Tomar e do seu Delfim, Corvelo, ainda ser Presidente actualmente.

Anónimo disse...

Quanto é que custa uma garrafa de litro e meio de água do Luso num café de Tomar?

Anónimo disse...

Quanto é que custa um metro cúbico (mil litros) de água potável (captada e tratada e com um controlo de qualidade mais exigente e permanente do que qualquer água de nascente embalada) distribuída pelos SMAS?

Anónimo disse...

Demagogias...

Anónimo disse...

Pela qualidade de vida e da água, tomar deixoiu há muito de ser uma referência...desde que o senhor Paulino resolveu meter cá a pata. Quanto à àgua, podemos verificar que tem uma cor insuportavelmente amarela...o fundo das banheiras e dos jarros, ficam castanhos e cheios de barro...será a nova água do século XXI? Mas assessores e "santanetes" não faltam nos serviços...duas reuniões mensais pagas a 600 euros. Mais o Jackpot dos tachos na Águas do Centro? Isto realmente está a dar, e muito. Não me espanta que lutem tanto pelo sistema. Esta semana o Expresso traz uma crónica e um artigo, na última página e na pagina 56 e seguintes, respectivamente, que ilustram bem o loudaçal em que estamos metidos tanto a nível nacional, quanto local...

Unknown disse...

Voltamos à mesma música! O problema essencial não é o preço da água + as taxas obrigatórias. É a falta de competitividade que pouco a pouco nos vai transformando numa cidade que já foi. Até à derrocada final. Nessa altura, os actuais abutres irão banquetar-se para outros lados, como se nada tivesse acontecido...

Anónimo disse...

Querem ver que nos outros concelhos vendem água podre e não tratada aos consumidores...Mas é calro que não tem a ver com o preço do metro cúbico, tem é que ver com a roubalheira a céu aberto em que o SMAS se tranformou...

O MMP não comenta aqui, estranho. MUITO ESTRANHO.

Anónimo disse...

Demagogias...eis a palavra do sucesso modernaço. Tal como outras do tipo sustentabilidade, operacionalização, rentabilidade, projectos, qualificação...estão muito em voga na falta de argumentos e de ideias.
Um conselho, substituam-nas por iliteracia política e polvo à Largo do Rato e à Largo do Caldas. Vão ver que os discursos ficam todos menos ocultos e mais inteligíveis.
Bem sei que não interessa muito que os discursos sejam compreensíveis, tal como não interessa investir na educação e na formação - apenas do ponto de vista dos discursos. A qualificação Novas Oportunidades, ilustra bem. É que, quanto menos culto e menos capaz for a gentinha, mais inteligentes e expert parecerão as elites. Depois basta atirar-lhes com uns subsidiozitos, limpar umas valetas, pintar de alcatrão uns buracos e é voto garantido...ele falou bem, não falou? Foi ele que me deu o subsídio, não foi? Se eu não votar nele ele tira-me a reforma, não tira?

Anónimo disse...

Para o anónimo das 11:52...

O último Expresso só tem 40 páginas (o corpo do jornal)

Anónimo disse...

Peço desculpa, esqueci-me de referir que é na revista, não no corpo do Jornal.

Anónimo disse...

oh sr. dr., o sr não tareia a zon tvcabo e restantes prestadores de tão imprescindiveis serviços ,porquê?(edp, tagusgas, pt, etc, etc,)!

desculpe lá, mas no meu modesto saber de quarta classe, a isto chama-se malhar já em ferro frio!

se "eles" até parece terem razão!

dá cá mas é a ideia que o sr dr. anadará a querer montar cavalo alheio em busca de favas frescas!
será?

que haja água e com esta brasa de preferência fresca!

o chuveiro

Unknown disse...

Para o chuveiro:

Nunca padeci de mania das grandezas. Sei por isso muito bem que não teria qualquer impacto uma eventual crítica a uma dessas empresas que menciona. Sou cliente de apenas duas, EDP e PT, podendo garantir-lhe que quando tenho de reclamar, o que ocorre raramente, não sou mesmo nada meigo.
Pode crer que cavalo velho já não procura fava fresca. Trata-se apenas de honrar o dever de cidadania activa.Para memória futura.

Anónimo disse...

1ª página do Diário de Notícias de 12 de agosto:

"
Regulador da água (ERSAR) quer subir preços e impor taxa fixa
"

O organismo regulador tem uma proposta de recomendação que pretende aumentar de uma forma geral as tarifas praticadas e prevê uma componente fixa de 2,4 euros e quatro escalões variáveis consoante o consumo. Esta recomendação pretende acabar com a situação actual em que cada Assembleia Municipal é que decide sobre o preço da água na sua área e donde resulta um leque tarifário enorme entre os vários concelhos do país.

PM

Anónimo disse...

E quando for o ERSAR a mandar e mandar mais caro, caro amigo e Dr. Rebelo, como será? Contra quem, o Sr., se vai insurgir!
Claro, vai pagar e não bufar, como se diz em boa gíria popular! E, nessa altura, já não tem nem a má nem a boa gestão dos seus tão apetecidos alvos autárquicos!
Piu!

PS: Coitados desses seus Concelhos de referência, os de tarifas depauperadas, o que não irão sofrer, de uma vez só, os seus munícipes….

Anónimo disse...

Oh Senhor Doutor Rebelo, o senhor viu já o novo tarifário dos SAMAS?
Até acho que está muito bem! E o Senhor?