terça-feira, 24 de agosto de 2010

MAIS IMAGENS INFELIZMENTE TOMARENSES

Esta pernada de uma das olaias da Cerrada dos Cães, caiu há quase dois meses. Observadores no local garantiram-nos que já lá foram pelo menos dois responsáveis autárquicos. Por enquanto sem resultado. Se calhar terão ouvido falar do multi-secular direito de pernada. Vai daí, aguardam que a dita pernada se endireite e volte ao seu lugar primitivo. Ele há gente capaz de tudo...

Anunciada com pompa e circunstância, que até incluiu fotografia de grupo, com o respectivo maioral, o vereador da cultura e o autarca-mor, a Brigada de Sapadores Florestais começou com coragem e até fez um trabalho meritório.

Infelizmente, como de resto já se está a tornar habitual, algo terá falhado. De tal forma que os detritos e ramagens se acumulam um pouco por todo o lado, na encosta entre a cidade e o castelo, zona intensamente frequentada por quem nos visita.

Neste caso, por exemplo, o excelente trabalho de consolidação do murete à direita, que levou meses e meses a ser decidido, mas ficou óptimo, perde logo muito do seu efeito, devido ao lixo que ali ficou abandonado, como se não houvesse serviços municipais de limpeza. Ou será uma consequência da tão falada falta de operários?

Até este terreno, que em tempos foi doado à edilidade, serve agora de depósito de ramagens ao abandono. O mais curioso é que os ramos mais grossos, sobretudo os de oliveira, desapareceram logo. Porque terá sido? Haverá alguma relação com lareiras?

Não se poderá dizer que os senhores da cultura mostrem muito respeito pelo património. Um cartaz pendurado numa barra de alumínio, por cima da Porta de S. Tiago, será tudo menos uma prova de bom senso e bom gosto. Ainda por cima, lê-se o texto todo e fica-se sem saber onde terá lugar a anunciada exposição de estátuas vivas.
Um malicioso nabantino de gema até nos veio confidenciar que baril mesmo seria que, nesse dia, tanto o executivo como a assembleia municipal se reunissem em plena Praça da República, naturalmente uns de um lado, outros do outro. Sempre seriam mais 40 estátuas vivas, o que não é brincadeira nenhuma! Vamos pensar nisso?

13 comentários:

Anónimo disse...

A questão das limpezas, retirada de lixos e sobrantes de obras, já por diversas vezes foi aqui abordado.

Decididamente ou rapidamene alguém põe mão na orientação daquele sector da Câmara, ou temos de ir colocar o lixo todo a casa do vereador Carrão.

Uma vergonha ao estado lastimável a que ele deixou chegar aquilo. A encosta do Castelo, as ruas da Cidade e os contentores das aldeias estão cada vez piores. Os jardins é o que se vê.

Esse vereador já devia ter vergonha. Mas não tem.

Anónimo disse...

A imagens de Tomar são cada vez melhores.
Leia-se no Diário de Notícias de hoje a prestigiada coluna de Ferreira Fernandes, na última página, intitulada "Bardamerda para a cobardia", a propósito de António Lobo Antunes e da sua não vinda a Tomar.
Naquela coluna faz-se um inventário dos locais onde Lobo Antunes esteve, de cara descoberta, desde há um ano a esta parte, onde se afirma que o escritor sabia das ameaças públicas de que era alvo, concluindo-se que no último Sábado "ele ia a um encontro em Tomar. Por razões que ele já explicou, não foi. Mas juntaram a não ida ao medo de ser agredido! Lobo Antunes disse, ontem, ao DN: "Querem fazer-me passar por aquilo que não sou: um cobarde." Remata Ferreira Fernandes: "É o que diz o rol que aqui deixo. Não é ".
O rol pretende provar o contrário.
Em Tomar quando as coisas não são como os tomarenses querem ou é má língua ou medo.
A imagem de Tomar é cada vez melhor, em termos locais, nacionais e internacionais.
A promoção turística de Tomar está cada vez melhor. Nos últimos dias não tem saído das páginas dos grandes jornais e das notas de rodapé televisivas. E isto não vai ficar por aqui.
Quem é que amanhã quer vir a Tomar fazer o que quer que seja em prol do Concelho ?
Lancelot du Temple

Anónimo disse...

O Manuel Faria e a Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, fizeram pior ao Turismo de Tomar num único dia, do que os dez anos de gestão de Antonio Paiva.

Isto bateu no fundo e o que é espantoso é o facto de pessoas como Faria, Paiva e Corvelo, ainda poderem andar por aí de cabeça levantada.

Anónimo disse...

De cabeça bem levantada e com todo o salário ao fim do mês, de valor substancial (+-3 mil euros), com carro, telemóvel, alguns pequenos almoços, almoços, lanches e jantares pagos e mais alcavalas.
Pois é, o povinho que se aguente no arame, que estes governam-se bem!
E viva o rega bofe!
Vivó!

Anónimo disse...

Não. Tomar ainda não bateu no fundo.
Isto é um pântanao, e como tal ainda se afundará mais, sem fundo à vista.
A juntar ao que afirmei anteriormente vejam o Google Notícias para constatarem que, desde há dias, Tomar mantem-se presente pelo pior. Hoje, o Google Notícias, citando O Mirante, diz que o Vereador da Cultura de Tomar chamou "cobardolas" a Lobo Antunes.
Também o Vereador, ou sómente o Vice-Presidente (!?) da Região de Turismo ? Esclareçam !
Grande promoção para a terra do Nabão.
Nabão não significará grande nabo ?
Lancelot du Temple

Luis Ferreira disse...

Estimado Prof.Rebelo

Tenho todo o gosto em o informar que, no quadro das competências que me estão confiadas, irei substituir através dos serviços de Proteccao civil a dificuldade, que espero temporária, do sector municipal da higiene urbana na resolução de algumas situações emergentes.

Estão naturalmente nessas situações, as descritas nesta sua peça.

Procuramos dia a dia contribuir para um melhor e mais adequado serviço, corrigindo as dificuldades que se vão colocando.
Já o fizemos na garantia, provisória, de instalações sanitárias junto à entrada do Castelo e vamos agora fazê-lo com algumas limpezas, absolutamente necessárias sob o ponto de vista "estético" e funcional.

Mais uma vez obrigado pela atenção e pelo reconhecimento do nosso papel na autarquia

O vereador Luis Ferreira

Anónimo disse...

O que é que este grunho do Luis Ferreira quer dizer com o "...irei substituir através dos Serviços de Protecção Civil a dificuldade..."?
Palavra que não percebo!

Anónimo disse...

Com o Carrão de férias e o Presidente quase imóvel o ferreira das farturas aproveita a ocasião e dá asas à propaganda no melhor estilo.
Portanto Sr. Dr. Rebelo, agora Tomar vai ter lindas imagens a quatro (ou cinco ou mesmo seis!) dimensões, a brilhar, a brilhar!
O ferreira do avental é um autêntico melhoral!
Vivó!

Anónimo disse...

Estou certa de que se aguarda que a chuva possa devolver à terra o que a terra gerou. Todos sabemos que quando as matas são desmatadas raramente se recolhem os resíduos. Os montes acumulam-se e vêm os incêndios e...morrem as árvores mata-se a pessonha. Por cá é o mesmo, a demasiada especialização das funções faz com que quem corta, não saiba apanhar. Se a minha avó fosse viva diria, "por cima tudo são folhos, por baixo nem fraldas têm".
Laura Rocha

Anónimo disse...

Era suprir, meu caro...o rapaz tinha a palavra mesmo, mesmo debaixo da língua. Será que o pessoal da protecção civil vai ser promovida a varredores?

Anónimo disse...

Desculpem lá, mais ainda a semana passada, e não sei se ainda lá esta, deixaram mas um colção de uma cama na beira da estrada, na zona industrial. Quando mais uns metros e deixavam nas instalações da camara para esse efeito. Eu fico com os meus pensamentos, deixo-vos os vossos pensamentos, ao do vosso critério .

Anónimo disse...

Mais uma razão para porem lá os ciganos! Eles aproveitam tudo!

Anónimo disse...

O DANADO MEDO PELOS FACTOS

«Posso?... Desculpem, posso?... POSSO?! Assim está melhor. Lembrei eu, aqui e ontem, que António Lobo Antunes dissera umas coisas sobre a Guerra Colonial. Mas não me demorei nas palavras dele. Talvez tivessem sido sábias, talvez erradas, mas não me interessaram para a crónica. Lembrei também que houve gente que prometeu umas bofetadas ao escritor. Mas também não foi isso que me trouxe à crónica. Nem dei razão para alguém se indignar, nem que a indignação era despropositada. Nem, até, me pronunciei sobre o ameaçar com porrada quem se limitou a palavras. Está claro? Resumindo: nem aquela opinião de Lobo Antunes, nem o direito à indignação de antigos combatentes, nem a tareia como método - não escrevi sobre isso. Ponto. Falei de outra coisa. Um homem que, nas últimas décadas, conheci (de fora, tal como o leitor talvez o conheça) a expor-se, a não recear polémicas, a oferecer-se ao julgamento público de quem com ele não priva nem é amigo, esse tal Lobo Antunes, foi acusado de cobarde no passado fim-de-semana. Foi acusado de ter fugido a um encontro por receio de "levar no focinho", como se disse e escreveu. Gente solta, jornais, televisões, rádios e blogues chamaram-lhe cobarde. Eu chamei factos. Há meses que as ameaças existem e há meses que Lobo Antunes (demonstrei) faz vida pública sem fugir. Foi disso que falei, e não foi pouco. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O JUMENTO