sexta-feira, 20 de agosto de 2010

AS OBRAS DO LARGO DO PÒZINHO

Além das obras da rotunda, do paredão do Flecheiro, do Mouchão, do ex-estádio, da placa central da Várzea Pequena, que acabou com o estacionamento para autocarros, e da colorida ligação pedonal cidade/castelo através da Mata, outro empreendimento camarário que correu assaz bem foram as infra-estruturas do Largo do Pelourinho, a que alguns moradores próximos chamam agora "Largo do Pòzinho". Parece que faz muito bem à pele do rosto, tal como o antigo pó de arroz. E nós acreditamos piamente. Basta reparar com calma naquela espécie de névoa, nas traseiras da carrinha, para disso ficar convencido. Deixa na pele uma aveludada película protectora, superior a qualquer outro creme de rosto. Tem, porém, um inconveniente: Suja tudo -automóveis, sapatos, roupas a secar, cortinas, tapetes, móveis, plantas, telhados, etc. etc. Mas é bem capaz de vir a ficar muito bonito, quando tudo estiver concluído. E quando será isso? Logo que possível, segundo a frase usual de certo autarca. Que também se serve de "Na altura certa", "No momento oportuno" ou "Está a ser tratado, não se preocupe".

Para já, temos excelentes imagens de tipo rural, que dificilmente se conseguem obter em qualquer outra terra portuguesa mesmo ao lado do pelourinho, símbolo das liberdades locais. Até as mais remotas aldeias das berças já têm tudo bem pavimentado desde o tempo da Cachucha.

Este troço da Calçada dos Cavaleiros, ( que não se sabe por que carga de água foi rebaptizada "Calçada de Santo André" nos projectos da autarquia), ficou muito à moda da Idade Média, desde as obras. Emparceira muito bem com a parte superior da Calçada de S. Tiago, igualmente a aguardar calceteiros, mas há mais de 300 anos. E constitui um excelente cartão de visita para todos os que por ali passam.

Digam lá que esta vista da esplanada do restaurante A Grelha não é susceptível de cativar turistas, mesmo os mais exigentes. Isto é que é típico. Coisas calcetadas, cuidadas e sem pó têm eles nas respectivas origens. Por aí não nos governamos. O melhor é continuar a pagar mais uns "passeios-compra-votos", que as verbas para concluir o arranjo do largo de algum lado hão-de aparecer. É capaz é de levar o seu tempo. Mas enfim, Roma e Pavia não se fizeram num dia. Sejamos pacientes e benevolentes.

O chamado "passeio das senhoras Mouzinhas", datado de 1875 (está lá escrito a pedra preta, na calçada), depois das obras ficou mauzinho. Todavia, igualmente digno de registo e susceptível de ser aproveitado para rodar um filme sobre a decadência das cidades portuguesas do interior, onde já nem há dinheiro disponível para acabar obras começadas e interrompidas sem mais nem menos. A tal falta de planeamento a médio e longo prazo...

O mais curioso é que, cumprindo as directivas europeias, colocaram no local este painel, no qual se pode ler que a empreitada foi concluída ou inaugurada em 31/12/2009. Terá sido unicamente para informar a população? Ou para não perderem direito aos fundos europeus consignados para 2009?

5 comentários:

Anónimo disse...

O Alcalde Don Curvelo já disse:

Descansem moradores e visitantes que as necessárias obras no Largo do Pelourinho e na Calçada de Santo André vão ter execução.

Podem esperar (sentados de preferência) que, logo amanhã, a empreitada vai andar!

E que diabo, agora há pó, mas chegada a época das chuvas (e já não falta muito) deixa de haver e passa a lama, a qual faz bem à pele!

Portanto ..... calma, o homem pensa e a obra nasce!

Vivó!

Anónimo disse...

Isto é o retrato da Tomar templeira, terra cigana!!!

Anónimo disse...

O Presidente não precisava de dizer o que já é sabido. O arranjo do Largo do Pelourinho irá ser executado no contexto do arranjo da calçada, pela obra dos acessos ao Castelo.

É obra com financiamento comunitário e ir-se-á iniciar no inicio do ano 2011.

A vergonha foi estar por arranjar desde a Festa dos Tabuleiros de 2003.

O legado do engenheiro Paiva é de facto persistente.
E teve de ser uma câmara gerida por um seu seguidor coligada com os seus maiores críticos a limpar as ruas e os buracos deixados.

Anónimo disse...

Só no início de 2011? Com um bocadinho de sorte e a costumeira boa organização tomarense, ainda acabamos por ter aquilo tudo em obras durante a Festa dos Tabuleiros. Vai uma aposta?

Incrédulo

Anónimo disse...

O Anónimo de 21 de Agosto de 2010 15:17

só se esqueceu de escrever: VOTA PS! O VOTO QUE ARREFECE! (NO VERÃO) E QUE AQUECE (NO INVERNO)!

e de colocar o remetente: Comité de Apoio aos Vereadores da Coltura/Avental/ Bombeiral e das Obras Próprias!