quarta-feira, 11 de agosto de 2010

FOMOS VISITAR O FUTURO MERCADO E TIVEMOS SORTE

Fomos visitar a futura tenda-mercado e tivemos sorte. O nosso amigo Casimiro Serra estava por ali e fez-nos uma visita guiada, com amplas e claras explicações. Aqui ficam registados os nossos agradecimentos. Amigos amigos, opções partidárias à parte. Somos todos cidadãos tomarenses e queremos o melhor para a nossa terra, com a ajuda de cada um. Amen!
Começou por nos informar que tem visitado alguns mercados em condições semelhantes e que por enquanto não há nada em definitivo sobre o ar condicionado. Acrescentou que a presente cobertura se destina apenas a facultar um pouco de sombra, o que refresca sensivelmente o ambiente, aos empregados que estão a montar os diversos equipamentos. A lona definitiva, branca, virá amanhã.

Houve aqui uma troca de fotografias, uma vez que esta de cima devia ser a segunda. Os leitores farão o obséquio de desculpar. Temos assim um aspecto interior da tenda, já com as divisórias do lado direito, no sentido de quem entra, por uma porta tipo dupla lingueta, automática, ainda a instalar. Estas divisórias destinam-se aos talhos e outras carnes, excepto a última, lá ao fundo, que será o café-bar. Do lado oposto, haverá divisórias iguais. Cada uma terá mais ou menos 2 metros de frente por 4 de fundo, excepto a do café, que é maiorzinha, dentro do possível. Ao meio serão instaladas as bancas para venda de frutas e hortícolas. Haverá um total geral (peixe+carne+fruta+hortícolas+café-bar) de 51 bancas, para outros tantos comerciantes que arrendaram locais à autarquia há vários anos. Eram 53, mas dois já foram à vida. É a crise!

Aqui temos o actual aspecto exterior da tenda, que devia ter sido a primeira foto. A tal porta de correr automática será instalada nesta fachada da esquerda. Ao meio, naturalmente.

Aspectos de algumas bancas para exposição e venda de peixes e crustáceos. Ao fundo as bancas para amanhar. Só falta montar a rede de águas, a instalação eléctrica e a rede de esgotos, as respectivas canalizações serão à vista dentro da tenda, e enterradas no exterior.

Aqui temos os novos recipientes para recolha de detritos. Em conformidade com as normas europeias, as respectivas tampas são accionadas por pedal.

Vista geral das onze bancadas para amanhar peixe, com a água comandada por pedal. Ficam encostadas ao lado sul, logo atrás das bancas do peixe. Em frente, ao fundo, para quem entra na tenda.

A máquina para fazer gelo, que a autarquia achou útil comprar. Veio de Itália e ainda está embalada. Em princípio será montada no local em que se encontra: ao fundo, do lado esquerdo das 11 bancas do peixe.
Além da porta de entrada, a tenda será equipada com mais quatro "portas de pânico", duas em cada lado da tenda, no sentido do comprimento. Abrirão para fora, mediante simples empurrão. Do lado de fora só se conseguem abrir com uma chave.
De acordo com o nosso guia, à excepção das divisórias de aglomerado, todos os outros equipamentos poderão vir a ser reutilizados no futuro mercado, caso se entenda que a recuperação e modernização interior do agora encerrado compulsivamente pela ASAE, é a melhor solução.

19 comentários:

Anónimo disse...

Não adianta escamotear a realidade. Quanto custam estas aquisições e sua instalação e quanto cuatariam as obras "recomendadas" há 2 anos pela asae?Como foi garantido o financiamento e a que taxas de juro? Quanto custa a solução definitiva?Quem assume a responsabilidade por tudo isto?Já se está na fase de assobiar para o ar?Ou já se entrou na "questão estética da tenda" e se esqueceu o fundamental?
Pedro Miguel,Contribuinte

Anónimo disse...

Como se vê, solução provisória capaz de ser reutilizada na também provisória recuperação do actual mercado, até à construção do novo.

E agora? Onde estão os críticos?

Anónimo disse...

UM BOM EXEMPLO DE MÁ CIDADANIA

O sr. Agusto Barros, presidente da Junta de S.João Baptista, vem a público dizer que admite tomar uma atitude em relacção ao pó causado pela obra da Rotunda Pimba II.
É lamentável que venha dizer que admite, o que significa que não está ainda preparado para actuar efectivamente, e por isso vamos continuar à espera da actuação de tão douta criatura.
A obra, como é do conhecimento geral, já vai em fase adiantada, pelo que se impunha e mandaria o bom senso que o sr. presidente de junta, a pretender "botar faladura e fazer figura", o tivesse feito há mais tempo. Não é a meio da procissão que se vem limpar a rua.

Mais valia estar quieto e calado do que prestar-se ao ridículo!

Anónimo disse...

Ao que Tomar chegou: um mercado-barraca!!!
Tudo obra do Paulino, o Paiva da Trofa, e seus sucessores, uns perfeitos ineptos, corruptos, os maiores inimigos do concelho!

Mas para o ano de 2011 tudo muda! Vai ser um vê se te avias de procissões de vaidades, todos engravatadinhos a olhar as varandas e a receber palminhas e outros mimos! E vão ser todos muito bons, muito simpáticos, muito competentes...

Tomar tem o que merece enquanto não os expusermos ao ridículo...

Anónimo disse...

As obras fazem e sempre fizerem ruído e pó. Mas no final tidos gostam delas. Assim vai ser em Tomar também.

Anónimo disse...

Onde estão os críticos ?

Os críticos andan pelas ruas de Tomar, e encontram-se no Mercado Municipal, entre os vendedores e o povo, que têm vergonha da situação a que se chegou.

A barraca é um gasto. O seu custo podia ter sido aplicado em investimento no Mercado Municipal. Alguns equipamentos poderão vir a ser reutilizados no futuro Mercado, como as bancas de lavagem de peixe com pedal, que já deviam ter sido instalados há muito tempo. Só foram adquiridos agora por imposição externa ao Concelho e não por política de desenvolvimento no Concelho.

Como diz o comentador das 1:54, tudo é provisório, o que reflete a cultura e a política do provisório dominante em Tomar, e que continuará no futuro.

Anuncia o comentador um novo mercado, ou seja, anuncia a morte de um equipamento que reflecte a arquitectura de uma época em que por esse País se construíram Mercados Municipais, ainda hoje a funcionarem com todas as condições da vida moderna, que não foram impostas de fora mas sim construídas por decisões de política dos seus autarcas.

É um facto que a política tomarense é, desde há muitos anos, dominada pelo provisório. São os WC provisórios, etc. Esperemos que a reconstrução do Convento de Stª Iria também seja imposta de fora, porque senão nunca mais haverá Convento, e dirão que teremos uma lixeira provisória de material reutilizável.

Dantes havia duas marcas de tabaco os Provisórios e os Definitivos, o que exigia escolha, os actuais políticos, filhos e netos do Salazar, esbanjam a herança da família e optam sempre pelos Provisórios.

Anónimo disse...

É um perfeito disparate pensar que aquele espaço ocupado pelo mercado tem alguma valia arquitectonica.

O que Tomar precisa é de um mercado em condições de higiene e dignidade, para naompassar por estas vergonhas, em resultado do desleixou de câmaras durante mais de vinte anos.

Pedro Marques primeiro e Antonio Paiva depois nada fizeram para Tomar ter um mercado em condições enquanto nas terras vizinhas, Entroncamento, Ourem e Torres Novas, se iam fazendo novos e modernos mercados.

Deviam ser eles agora a pagar a factura da despesa que se vai ter com as soluções provisórias, que vai estar por ali anos.

Anónimo disse...

Uma verdadeira vergonha o que se passa em Tomar, com os nossos autarcas.
Completamente a assobiar para o ar, tomando não só medidas provisórias e caras, mas estragando a cidade e afundando o concelho.
Nem temos na CM, uma oposição decente e com projecto sólido de alternativa.
Muito grave o que aconteceu com o mercado e ainda mais com o que se prevê venham a fazer com a tenda montada em local, onde se deveria era construir obra nova. Mas onde andam as ideias e os projectos. Cada cavadela cada nova minhoca, já ganhou raízes o muro da vergonha da rotunda, sem que alguém na CM ou mesmo na AM tivesse os ditos de propor e aprovar a sua demolição, uma vergonha que fica na história, como o pior tempo do poder local em Tomar.
Como dizia aqui alguém, vem ai a festa das vaidades e das palmas a estes autarcas e o povinho lá irá atrás da banda, em nome de Tomar. Uma vergonha esta total incompetência, do psd e do ps. Mas os eleitores assim querem, o povo é sereno e os nossos assalariados autarcas, já contam com isso.

Anónimo disse...

Mais uma Palhaçada da CMT e de quem pretensamente a dirige. O encerramento estava anunciado: bastava ter presente o que aconteceu há meses, aqui ao lado, em Abrantes....
Nada foi feito pelos bananas.
Agora, desperdiçam recursos que são escassos, ou que nem sequer existem: aumentem a água então, que as bestas pagam.

Anónimo disse...

Remendos...
Os nossos políticos não têm tido visão para priorizar os investimentos, andam atrás dos subsídios sem atenderem às necessidades do concelho e da população de Tomar e depois temos estas obras provisórias. Num país civilizado esta incompetência seria penalizada, por cá ainda há quem venha defender esta mediocridade.
AA

Anónimo disse...

"
As obras fazem e sempre fizerem ruído e pó. Mas no final tidos gostam delas. Assim vai ser em Tomar também.
"

O problema é quando as obras prosseguem destinando-se, sempre e sempre, a dar trabalho a alguns amigos empreiteiros. Única e exclusivamente.

Hoje, Município que se preze tem de apresentar obras como sinal de progresso. Quanto mais gruas levantadas melhor. Se muitos estaleiros montados óptimo. A economia também agradece.

Pobres somos nós que temos que suportar toda este desperdício de dinheiros públicos.

Anónimo disse...

A propósito de "onde estão os críticos?", a construção do novo mercado e a recuperação do actual já estão decididos? Onde e com que financiamento?Sobre "os críticos", se a vereação de tomar tivesse vergonha tinha-se demitido ou, pelo menos, posto os lugares à disposição. Eventualmente responsabilizava publicamente o anterior presidente (se foi o caso)e informavam que estavam a trabalhar no assunto. Mas não: calados, trataram de comprar logo de seguida carros novos para os vereadores.Isto já nem na América Latina, só em Africa e na sub-sahriana!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

"
... se a vereação de Tomar tivesse vergonha tinha-se demitido ou, pelo menos, posto os lugares à disposição. Eventualmente responsabilizava publicamente o anterior presidente (se foi o caso)e informavam que estavam a trabalhar no assunto. Mas não: calados, trataram de comprar logo de seguida carros novos para os vereadores.Isto já nem na América Latina, só em Africa e na sub-sahriana!
"

Já não honra. Hoje todos roubam todos. Mente-se com todos os dentes da boca e gananciosamente deita-se a mão a tudo o que se consegue alcançar. Como se não houvesse amanhã. E por este andar, não irá mesmo haver...

PM

Anónimo disse...

DESCULPE, JÁ ESTÃO A CRITICAR? AINDA NÃO VIRAM O RESULTADO? ERA MELHOR CONFOR-ME ESTAVA? A LAVAR O PEIXE NUM BALDE? EU GOSTO DOS EQUIPAMENTOS. SOU TOMARESSE NÃO TENHO CORES POLITICAS. SIMPLESMENTE A MINHA CIDADE ONDE NASCI E TINHA UM MERCADO QUE NÃO MERECI-A. E QUANDO SE FAZ MAL DEVE-SE DIZER MAS, QUANDO SE GOSTA DO QUE SE VÊ, ASSIM SÃO OS BONS CIDADÕES.

Anónimo disse...

Como alguém disse o mercado não tem qualquer importância significativa a nível arquitectónico, concordo! E também acredito que a tenda vai estar ali muitooo tempo!! Como é que as pessoas votaram nestes pseudos qualquer coisa!!! Mas também digo aqui são todos iguais!!
Tomarenses vocês tem medo de evoluir?
Acham-se melhores que os outros "pueblos"?
Acham que a evolução das outras urbes não serve para vocês?
Já pensaram na malta nova, quantas pessoas depois do secundário ficam nesta vila?? A sério?
Porque é que não pressionam os governos centrais para adiantar a ligação ao litoral? Não será importante?
Acham esta cidade mais segura que que as cidades medias e grandes? Esta respondo eu, com certeza absoluta!! NÃO!! desde quando é que uma cidade é dominada por ciganos!!
Quando eu conto isto as pessoas pensam que estou a gozar ou simplesmente não entendem...
Também estou farto da atitude lírica deste povo, que se reflecte muitas vezes neste blogue com uma linguagem arcaica e cheia de floriados e que ficou no passado, ou não?!

Acham que as gerações futuras não vão querer os tais centros comerciais, estar em 40 min na praia, bares cosmopolitas, parques tecnológicos, tornar a zona de castelo de bode numa verdadeira zona balnear,ciclovias, cultura para todos e não só para alguns,etc,etc. E Isto tudo é compatível com as heranças históricas, não tenham medo...

Desculpem todos aqueles que não pensam assim, eu sei que há muitos, mas ainda não são suficientes

Respect!!

Anónimo disse...

CONFOR-ME...TOMARENSSE...MERECI-A...

E em maiúsculas? Ai, ai, pelos vistos está a apanhar demasiado sol!

Anónimo disse...

O Mercado Municipal tem o mesmo significado arquitectónico que os restantes mercados da época por esse País fora (olhem bem para o estilo de Torres Novas), bem como as Escolas Primárias a serem preservadas para outros fins, ou o estilo da Escola Jácome Ratton. As gravuras de Foz Côa não têm valor arquitectónico ? Só os centros comerciais o têm ? É esta a cultura para todos ?
Dizer que se queria o peixe a ser lavado em baldes é desonestidade intelectual. Há muito que já deviam ter instalado as bancadas para lavarem o peixe que agora vão instalar. Há muito. Até antes da exigência da ASAE.
A política autárquica em Tomar é que tem falhado desde há muitos anos a esta parte, e vai continuar a falhar.
Cultura para todos e não só para alguns ? E os todos querem cultura ? De copo de três ? De futebol ?
O Castelo do Bode como zona de veraneio ? Há anos que o apregoam, mas nada é feito nem será feito. Promessas e sonhos de uma noite de verão. O Castelo do Bode não consegue competir com as prais, e o povo quer é praia, é a sua cultura.
Os novos querem zonas tecnológicas ? Para onde é que elas estão projectadas ? Para Braga, Aveiro e outros Concelhos.
Em Tomar nem se fica a ver passar navios...

Anónimo disse...

Companheiro(a) das 22:21, adorei o punchline! Não podia ser mais verdade!
Bom em relação a cultura, acho que não me entendeu... quando refiro cultura para todos, não me refiro a facção popular que idolatra o cristiano ronaldo,Tv 7 dias, etc. Refiro me sim a uma pluriculturiedade das diversas formas da mesma cultura.
Em relação ao Castelo de Bode, nunca eu pensei, nem disse que podia competir com a praia. Eu próprio faço surf à mais de 15 anos, e sei o que é nascer e viver a 300 metros da praia, isto é cultura de praia! ;)
Em tomar cultura de praia??!! N leves a mal mas duvido muito disso,pq já cá estou à uns aninhos... Dessa forma já estaria o ic9 concluído, não?? Ja haveria o lobby como aconteceu por exemplo, aquando da A1 passar por Leiria.

Respect

Anónimo disse...

Mas está tudo tonto ou quê? O IC9 já está em obra à meses e é para estar concluído no Outono de 2011, ligando Tomar à Nazaré.

E o IC3 que liga Tomar a Coimbra entra em obra no inicio de 2011.

Anda por aí muito inveja mal arrumada.