terça-feira, 3 de agosto de 2010

A FALTA QUE FAZ A INFORMAÇÃO !

MATEMÁTICO FRANCÊS DESAPARECIDO HÁ TRÊS ANOS, ENCONTRADO NUM MANICÓMIO ITALIANO

"Após três anos a vaguear pela Europa, aparentemente sem saber quem era e de onde vinha, ou remetendo-se ao silêncio quando alguém o interrogava, um matemático francês, Michel DOUMESCHE, de 61 anos, foi finalmente identificado pela polícia italiana no hospital psiquiátrico de Pescara - Itália, onde se encontrava internado há já algum tempo.
A comparação das impressões digitais, bem como a colaboração da Interpol, da polícia de Roma e da embaixada de França, permitiram à Secretaria de Segurança de Pescara concluir que, afinal, o francês desaparecido em 2007 e o homem de cabelo branco, barba branca e olhos claros, internado no hospital psiquiátrico local, eram a mesma pessoa.
"Pareceu-nos, desde logo, uma pessoa muito culta. Observámos que falava perfeitamente quatro línguas e escrevia com frequência complicadas fórmulas matemáticas", disse à BBC o vice-secretário da segurança de Pescara, Giuseppe Ravenda." (Expresso on line, citado por ojumento).

A falta que faz a informação adequada no momento oportuno! Este matemático francês, agora identificado, se tem sido devida e atempadamente informado, teria vindo sem dúvida para Tomar, onde poderia alojar-se gratuitamente, por exemplo nas retretes municipais junto à Estação da CP. Não teria tantos monumentos como em Pescara, mas também ninguém o iria incomodar. Nem seria internado, por não haver hospital psiquiátrico nas margens nabantinas. Por enquanto?
Basta pensar que o nosso conterrâneo José Carlos Sousa, antigo combatente em Moçambique (Cabo Delgado), "aloja" há mais de três anos nas sentinas de S. Gregório, (ver foto), até já ocupa em permanência uma parte do alpendre da capela do mesmo nome, e mesmo assim, a autarquia nunca tentou sequer tirá-lo de lá. Ofereceram-lhe uma casa na cidade, da qual ele não gostou, pelo que também não voltaram a insistir. É o que se chama respeito pela liberdade de cada cidadão!
Assim sendo, o matemático em questão poderia por aqui ficar uns bons anos, sem que alguém o identificasse. Poderia até dar uma ajudinha aos senhores autarcas, ensinando-lhes umas noções de gestão, com as quais manifestamente não atinam, apesar de um deles ser contabilista de profissão. Dizemos isto, porquanto continuam a atribuir lautos subsídios e a adjudicar dispendiosas empreitadas, como se nada fosse, enquanto a dívida global do município vai inchando a bom ritmo. Segundo o blogue vamosporaqui.blogspot.com, do vereador Luís Ferreira, o calote total era de 29 milhões e picos no final de Maio e de 30 milhões e picos no final de Junho. Com tal ritmo de endividamento, -mais ou menos um milhão de euros por mês- não há dúvida nenhuma: vamos pelo bom caminho. Só falta saber para onde, com quem e para quê. A falta que faz a informação! E quem a perceba a tempo e a horas...

3 comentários:

Anónimo disse...

O nosso conterrâneo José Carlos tem a infelicidade de ser um dos abandonados pela sorte.

Se ele não fosse um dos abandonados pela sorte e até estivesse bem na vida, teria certamente um lugar na Administração dos SMAS.

Se ele não fosse um dos abandonados pela sorte e até estivesse bem na vida, teria certamente um lugar como assessor ou mesmo como chefe de gabinete de qualquer um dos vereadores da maioria em ecercício.

Que Terra que Cidade é esta que cujos responsáveis políticos convivem bem, sem problemas de consciência, sim! Porque já lá vão muitos anos e a situação deste infeliz cidadão mantêm-se inalterável.

Este é um caso paradigmático da total apatia e inoperância dos nossos autarcas. Sendo a vereadora Rosário a responsável pelo pelouro social, sendo o presidente da câmara o 1º responsável por tudo o que por cá se passa, sendo os vereadores com pelouros co-responsáveis por tudo o que vai acontecendo, ESTE É O ESPELHO DO ESTADO A QUE CHEGOU A AUTARQUIA DE TOMAR.

Bem podem "mugir" para o lado que quiserem, mesmo com discursos de falácia política de meio tostão, a verdade é que não temos ninguém com visão e os políticos locais são a melhor prova disso mesmo.

E os Partidos? Os dirigentes partidários não têm nada a dizer sobre esta situação escandalosa do cidadão José Carlos? Olham para o lado e fazem, de conta que não é nada com eles? E as almas iluminadas co Concelho choram lágrimas de crocodilo sobre a situação e nada fazem? Onde estão os protestos que deveriam ser públicos dos vereadores da oposição? EStão numa redoma para choro das carpideiras? Assim não vamos lá...

Tomar está mesmo muito mal.

José Soares

Anónimo disse...

Só os vereadores Pedro Marques, Rosa Dias (no mandato anterior) e Graça Costa (neste mandato) é que se têm preocupado em exigir que a Câmara resolvesse o problema do Sousa.
A vereadora Maria do Rosário prometeu que o assunto iria ter uma solução.
Não teve e só terá quando o Presidente Curvelo e a vereadora Maria do Rosário tiverem VONTADE POLÍTICA de encontrar a solução de alojamento deste cidadão.
Já agora, seria desejável que se averiguasse o porquê da saída do Sousa da sua casa na R. de Leiria (que foi abaixo!).
E de salientar que uma das retretes que o Paiva deixou ao abandono teve esta utilização, infelizmente a menos adequada.
Ó Sr. Dr. Rebelo, a preversidade desta situação é que a 500 metros, na calçada do Pelourinho para o Convento, há uma casa fechada e abandonada que poderia ser recuperada e permitiria alojar o Sousa e outros carentes.

Anónimo disse...

A situaçao do José Carlos não dá votos.Ponto final.

Um cidadão viver numa casa de banho pública é normal. Ponto final.

Situação de um cidadão que vive há vários anos numa degração aviltante é encarada como algo de banal. Ponto final.

Lembram-se da obra da Senhora D. Cecília, a mão do General Fernando Oliveira e do Senhor Jaime Oliveira? Foi a grande impulsionadora da Casa que dava apoio aos pobres que passavam por Tomar. Ali tinham uma tigela de sopa quente e uma cama com cobertor para fazer frente à fome e ao frio.

Foi no tempo da outra senhora. Foi sim senhor!

Foi no tempo de Salazar. Foi sim senhor!

E hoje? Onde páram as pessoas de bom coração? A Senhora D. Cecília era uma Servita dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Era sim senhor!

A Câmara Municipal presidida pelo Senhor Capitão Fernando Oliveira nunca teria permitido uma situação destas. Jamais o cidadão José Carlos era abandonado à sua sorte. Sem dúvida!

Que azar não termos Homens como nesse tempo! Azar mesmo! Não estou a falar do regime mas sim de um Homem que tinha Tomar e os tomarenses no seu coração. É verdade!

O quê?...Não querem falar deste assunto?...Não vos agrada?...Não têm as consciências tranquilas?...Mas os senhores autarcas foram de férias de consciência tranquila, mesmo sabendo que o cidadão José Carlos se encontra a viver numa casa de banho pública há vários anos na cidade de Tomar.

Ah...já percebi!

José Soares