sábado, 28 de agosto de 2010

IMAGENS TOMARENSES DE FIM DE SEMANA

A nossa conhecida beldroega está bem e recomenda-se. Cresce a tal ritmo que, caso a autarquia a poupe e o próximo inverno não a queime, no verão de 2011 já dará para uma sopa colectiva, a distribuir aos séniores, quando estiverem na fila para a próxima passeata tudo incluído, paga pelos contribuintes. Será Sopa de beldroega urbana, à moda dos templários, em honra do Espírito Santo.

Há umas semanas atrás, o senhor vereador do turismo, reconhecendo implicitamente que não são muito distintos, nem primam pelo bom gosto, os cartazes atados às árvores, garantiu que ia providenciar. Vai-se a ver, agora até temos direito a publicidade do Motorfestival, a realizar no Caramulo que, como se sabe, fica logo ali ao fundo da rua, à esquerda.
Mesmo à ilharga da sede do turismo municipal. Se não é para gozar com o pessoal, pelo menos parece...

Na Mata, a velha Cerca do Convento, as obras supérfluas e prematuras lá se vão arrastando. Agora apareceram os previstos candeeiros de iluminação pública, que ninguém entende para que possam servir. A Mata fecha às 18 no verão e às 17 no inverno. Mesmo que venham a resolver, excepcionalmente, abri-la à noite, a iluminação continua a não ter qualquer utilidade, uma vez que acaba antes da escadaria da Torre da Condessa, e no Castelo não há. Inúteis por enquanto e nos tempos mais próximos, pelas razões apontadas, será que vão resistir muito tempo operacionais?

Entretanto, a título de simples curiosidade, repare no perfil de cada um destes moais da Ilha da Páscoa, e depois compare-o com os modernos candeeiros acabados de instalar na Mata. São ou não muito parecidos? Em mais reduzido, claro. Há cada coincidência!

Um novo aspecto da urbe, agora que foram removidos os restos do esqueleto da antiga messe de oficiais. Parece uma cidade deserta, abandonada, em vias de desmantelamento, evanescente...

Outro aspecto recente da cidade nabantina, que causa confusão a alguns espíritos mais sensíveis. Em frente ao multicentenário hospital da Misericórdia, agora transformado em centro de cuidados continuados de rectaguarda, um prédio novo em estilo século XVII. Falso velho de boa qualidade. Dá que pensar, lá isso dá. Porque uma terra sempre a olhar e a tentar imitar o passado, não me parece que possa vir a ter grande futuro. Oxalá esteja enganado!

19 comentários:

Anónimo disse...

E, se atentar bem na lixeira em que se tranformou o espaço que vai da antiga messe até ao convento de S. Francisco, pode constatar que, pela quantidade de papel higiénico e toalhetes por ali espalhados, há mesmo falta de retretes em Tomar. E, se se dirigir até à escadaria do tribunal, vomita. Lembro-me daquele espaço fazer as delícias das crianças, pela frescura e pelos peixes vermelhos existentes no seu tanque interior. Ir lá agora só se for para apanhar alguma doença.

Anónimo disse...

Quanto ao prédio em frente ao antigo hospital até nem desmerece. Susto a sério foi o edificado no lugar do antigo Estoril-Sol, na marginal Lisboa-Cascais. Diziam ser este antigo hotel horroroso. Agora trata-se de projecto Gonçalo Byrne/António Capucho (PSD), com apartamentos a 400 mil euros, mínimo. Não é só em Tomar que querem fazer dos cidadãos lorpas!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Dizer que parece uma cidade em vias de desmantelamento não julgo ser correcto. É-o de facto. Veja-se a própria messe cujo serviço desapareceu. E o Hospital Militar. E outros serviços... Alguem referiu num comentário anterior que o sr. Paiva "foi o único com visão" em Tomar. Visão? Talvez por causa destas opiniôes se têem instalado na cidade várias empresas de óptica e oculistas. Realmente os tomarenses bem precisados estão!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

O Ti Rodrigues da Junta não anda aflito para arranjar um parque de comes-e-bebes com as respectivas cagadeiras? Ora aqui está um espaço mesmo a jeito...

Funiculin disse...

Com que então o perfil dos moais da Ilha da Páscoa no Chile serem comparados aos modernos candeeiros acabados de instalar na Mata está de facto bem visto. São na realidade parecidos. Mas confesso que quando vi a fotografia mais pareciam as estátuas mortas, inoperacionais dos sete magníficos políticos da Câmara Municipal de Tomar.

Luis Ferreira disse...

Naturalmente que uma das utilizações, provisórias pois a propriedade do terreno continua a ser do Ministerio da Defesa, deverá ver a ser o suporte e apoio ao "visitante", procurando tirar partido da acessibilidade fácil à zona.

Estamos a elaborar os necessários estudos, capazes de compatibilizar um local de parqueamento de autocarros, ajardinamento e colocação de mesas e cadeiras, bem como dos necessários sanitários de apoio.

A oportunidade de o fazermos é agora e não em qualquer outro momento, uma vez que a consolidação do espaço está em marcha.

A Varzea Grande será sempre um local "óptimo" para se iniciar ima visita ao nosso Centro histórico, faltando um pequeno pormenor: retirar do Convento de S.Francisco os serviços estranhos ao município (Comunidade e Astaq), de forma a que a seus espaços possam servir para as inúmeras coleções museologicas existentes e a valorizar.

Anónimo disse...

Já cá faltava este aventaleiro com um discurso de est(r)adista saloio!

Ele está sempre a fazer estudos para criar condções, é assim uma espécie de topogigio, sempre à coca de pretextos para se promover!

Mais um como o Barão da trofa, com a diferença de não ser inginheiro especialista em pdm, mas pós graduado em propaganda barata e banha de cobra!!!!

uto farinha do mesmo saco!

Não há pachorra para aturar esta foleirada!

Anónimo disse...

Verdadeiramente (para começar, tal qual, com um advérbio de modo), se alguém tinha dúvidas sobre o rasgo, a astúcia, a visão, a inteligência e a sabedoria autárquica do senhor, deixou de as ter! Elas estão gatafunhadas no post que deixou em cima…

É que,finalmente, a Várzea Grande, vai ser arrumada!... Faltava-lhe (no seu alto dizer), para o poder ser, o terreno que anteriormente ocupado por uma messe de oficiais – se bem que (ainda) propriedade do domínio privado do estado português (a câmara vai expropriar digmo. eleito? e paga com quê…) –, agora aumentou o terreiro, de pó no verão e lama no inverno, porque sempre , desde os marchantes, foi identificado aquele espaço nobre e eternamente desarrumado (porque é essa a sua sina…) da cidade!

É-nos dito assim, (por ele) sem mais aquelas, o que espera esta cidade, o que espera este concelho, se tristes mentes, tristes pensares, que não se medem nem medem o que dizem, mui menos o que pensam, um dia, mais ainda do que hoje, tivermos a infeliz desdita de lhes ficarmos entregues!

Abrenúncio, te arrenego Satanás!...

Pensamentos soltos disse...

Realmente as imagens de fim de semana até estão ilariantes.
Quanto ao edificio que a ultima foto documenta, tem muito a ver com a estética dos edificios daquela época em Tomar, se tiver atento verá que os edificios da Santa casa da Mesericórdia tem por sinal quase todos a mesma estética, cor e acabamentos similares nunca fugindo a traça da sua origem.
Não temos aqui um centro de emprego quase junto a uma igrja com centenas de anos ( a mais antiga da peninsula ibérica ), vejam a diferença de paisagem e estética de construção.
É, não tem nada a ver!

Anónimo disse...

A mim faz-me uma confusão o vereador luís ferreira falar de tudo, do que "sabe" e do que não sabe.
Se alguém fala de batatas lá está ele a falar de agricultura; se alguém fala de do calor lá está ele a falar de meteorologia; se um escritor fala lá está ele a dizer que é cbardolas e pedante e por aí fora.
Oh homem, cale-se! A ânsia de querer falar de tudo acaba por o matar.
Aprenda uma coisa básica que é inerente aos grandes Homens e aos grandes Políticos: aprenda a ouvir, a reflectir e a estudar e só depois se disponha a falar.
Ei sei que é difícil porque você é um produto do que de pior os partidos têm hoje em dia: que é gente sem vergonha e que pensam que pelo facto de serem eleitos (os que são) passam a ser umas sumidades endeusadas, quando de facto não passam de uns tristes pacóvios.

Anónimo disse...

O que me preocupa é ele falar em nome da Câmara e todos (Presidente e 6 Vereadores) comerem e calar...

Luis Ferreira disse...

Pelo menos há uma coisa de que não me podem acusar: de não ter opinião ou de a esconder, com o objectivo de que achem que pense sempre o que o outro pensa.

E, como tal não vou pedir desculpa, por informar e por opiniar, sobre o meu desejo de ver o Convento de S.franciso liberto daquelas "duas ocupações" da comunidade e da astaq.

Um município que paga aluguer de instalações para ter serviços a funcionar pode dar-se ao luxo de amplas zonas "ocupadas", sem pagarem qq renda?
Eu acho que não!

E quanto à área ocupada pela ex-messe de oficiais, não vos parece quase óbvia a sua utilização para parquear autocarros e ter algum ajardinamento, com as mínimas condições para que os visitantes possam descansar um pouco, antes de iniciar uma frutífera visita à nossa cidade?

E porque razão não poderia um Vereador falar em nome do Municipio, especialmente quando tem responsabilidades em áreas de execução corrente da autarquia?

Elegemos as pessoas para que elas sejam mudas? Não decidam? Não opinem?

Comigo, desenganem-se, que não contem com isso.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Valente vereador, quem manda ... pode!
Ponham-se a pau com ele, que não dá abêbeas a ninguém!
É um ditador demacratico!
Olarilas!

Anónimo disse...

Pois!
Continuo a estar preocupado!
O meu caro Vereador ainda diz alguma coisa! Umas bem outras mal, no meu entender, claro!
Então e o Presidente? E o Vice Presidente? E o primeiro vereador eleito pelo PS? E os outros Vereadores? Parece-me que estão todos a jogar à defesa, se é que estão no jogo!
Olhe, por mim até deve continuar a fazer os seus esclarecimentos, pois é a maneira de ir sabendo de alguma coisa...

Anónimo disse...

Cada cavadela...cada minhoca...

Anónimo disse...

Ó senhor Rebelo, não acha que o seu amigo de galaduras Ferreira das Farturas, dado o adiantado da hora a que vomitou o comentário, devia ser chamado à atenção para mudar de pomada escocesa...???

Luis Ferreira disse...

Saiba meu caro anónimo que, na sua tentativa de difamar a minha pessoa, comete um pequeno equivoco, que qq das pessoas que comigo trabalha ou priva em proximidade sabe: que não consumo qq bebidas alcoólicas, infelizmente, por estritas razões de saúde.

Deverá pois escolher outro registo.

Anónimo disse...

É verdade, sim senhor!
Porque destila veneno ... do mais puro e duro!
Ai de quem não for da sua corrente, está lixado, tem-no sempre à perna, parece um cão sarnento!!!!!
Força luis á Presidência ... da Câmara!
Luis amigo o Rebelo está contigo! Sempre!

Anónimo disse...

É cirrose?