quarta-feira, 18 de agosto de 2010

QUANDO A CABEÇA NÃO TEM JUÍZO...




As quatro fotografias supra são mais uma pequena ilustração do drama tomarense -Não há dinheiro para o essencial, mas não faltam verbas para o supérfluo. Dos casos aqui documentados, um é rural, o outro urbano.
Comecemos pelo rural. A estrada entre Asseiceira e Linhaceira levou uma camada de asfalto (o mais fina possível, para gastar menos massa). As tampas das caixas de visita dos colectores e as das caixas das torneiras de segurança, ficaram tapadas. Veio o pessoal da autarquia, com planta e picareta e vá de pôr as tampas novamente à vista. Em qualquer outro país europeu, ou em qualquer autarquia bem organizada e respeitadora dos direitos elementares dos eleitores, logo a seguir teriam vindo os pedreiros, para colocar as tampas ao nível do novo pavimento. Aqui, porém, o tempo passa e nem sinalização adequada e obrigatória, nem ditos nem modos. Sempre o mesmo desprezo pelos cidadãos, excepto quando se trata de lhes sacar os votos. As populações lá se vão queixando, como neste caso, pois Tomar a dianteira não adivinha, mas a resposta é sempre a mesma: dentro em breve, logo que possível, no momento oportuno. Tudo = a "estamos aflitos com falta de verbas disponíveis, os encargos cada vez são mais e as receitas cada vez menos."
Sendo assim, o mais racional seria procurar poupar o mais possível, sobretudo naqueles sectores não fundamentais (cultura, desporto, assessorias, horas extraordinárias, outsourcing, leasing, renting,etc). Pois não senhor. As outras duas fotos, tiradas às 8 da manhã, mostram a fila de cidadãos séniores que se pretendem inscrever para mais uma passeata/comezaina/tintol/bailarico, à custa dos contribuintes, como habitualmente. Desta vez parece qe o destino é Alcobaça e estão previstos 16 autocarros = 800 e tantas pessoas. Vai ser uma alegria! E depois já houve ou ainda vai haver mais outra função igual, também à custa dos contribuintes, mas organizada pelas respectivas juntas de freguesia. É a chamada caça ao voto, sem vergonha nem um mínimo de decoro.
Alguns dos que estavam na fila até foram dizendo que é tudo gente doida, que não têm dinheiro para obras, para o pavilhão da Linhaceira ou para acabar o Largo do Pelourinho, mas têm para estes passeios. Perante o nosso espanto, logo foram acrescentando: "A gente não tem culpa nenhuma. Eles oferecem e a gente vai, porque é de borla. Se não vamos vão outros."
Outra vez a milenar lógica dos ladrões -Se não roubo eu, roubam os outros, por isso o melhor é despachar-me enquanto há. Parafraseando o saudoso António Variações: Quando a cabeça não tem juízo, o povo é que paga. E depois queixem-se!

32 comentários:

Anónimo disse...

"
Em qualquer outro país europeu, ou em qualquer autarquia bem organizada e respeitadora dos direitos elementares dos eleitores, logo a seguir teriam vindo os pedreiros, para colocar as tampas ao nível do novo pavimento.
"

Diria mesmo mais, em qualquer outro país europeu, teriam raspado o alcatrão velho e colocado o novo por sima, na exacta proporção do que tinham retirado evitando ter de mexer nas tampas das caixas de vista do saneamento, nos lancis de passeio, nas valas de escoamento dos pluviais, etc, etc.

AA

Anónimo disse...

"
As outras duas fotos, tiradas às 8 da manhã, mostram a fila de cidadãos séniores que se pretendem inscrever para mais uma passeata/comezaina/tintol/bailarico, à custa dos contribuintes, como habitualmente. Desta vez parece qe o destino é Alcobaça e estão previstos 16 autocarros = 800 e tantas pessoas. Vai ser uma alegria! E depois já houve ou ainda vai haver mais outra função igual, também à custa dos contribuintes, mas organizada pelas respectivas juntas de freguesia.
"

Outros desdenham de barriga cheia. Se calhar se não fossem habitués de viagens ao estrangeiro, nomeadamente ao extremo oriente, também não se importariam de alinhar netes passios a Alcobaça...
P.M.

Anónimo disse...

Tomar é ou não é um concelho geriátrico? Pois se os novos estão todas a abandonar a terra...

Anónimo disse...

É esta a política de desenvolvimento para Tomar?
Passeios e mais passeios ?
Onde está a política de emprego ?
Miguel Relvas, presidente da AM de Tomar, afirmou, como porta-voz do PSD, a propósito do desemprego que vai continuar a subir:" Só é possível ultrapassarmos esta tragédia social que é o desemprego, se Portugal for capaz de reformas profundas na economia".
Muito bem. E Tomar ? Não faz parte de Portugal ? Não tem de fazer reformas profundas na economis e tudo o mais ?
Lancelot du Temple

Unknown disse...

Para PM:

Antes de mais, queria dizer-lhe que a história nunca se fez nem se faz com SE. Dou-lhe um exemplo: SE a minha avó tivesse um motor Ferrari, não é certo que vencesse o campeonato de Fórmula 1. Depois, também não consigo perceber qual a relação que você vê entre viagens seja para onde for, pagas exclusivamente por cidadãos pagantes de impostos, e essas comezainas com tintol e bailarico, pagas pelos contribuintes todos os anos, mesmo nesta altura de crise.
Finalmente, trate de arranjar outra justificação mais plausível para semelhante palermice. Essa de que os outros SE não...SE calhar também, é demasiado infantil e ridícula. E estalinista, que ele é que gostava muito dos chamados "processos de intenção". Quando lhe diziam que o cidadão que estava a mandar prender para depois ser fuzilado, não era contra o partido comunista, retorquia: Se não é, prepara-se para ser; tem a intençao de vir a ser. Vai dar ao mesmo. Como pode ver, o uso do SE como argumento já vem de longe. E sempre tem servido para as acções mais porcas, para não escrever outra coisa pior.

Cordialmente

António Rebelo

Anónimo disse...

PARA LANCELOT DU TEMPLE

Nos últimos tempos viu criadas em Tomar algumas infraestruturas ou espaços para o trabalho? Não!!! É tudo para o lazer...

Anónimo disse...

PARA ANTÓNIO REBELO

São votos, senhor! São votos!!!

Anónimo disse...

Meu caro Rebelo!
Os meus parabéns!
Aceitou o desafio e veio tirar as fotos do inqualificável trabalho que os SMAS fizeram nas ruas de Asseiceira e da Linhaceira (foi pena não ter registado as que se encontram no meio das faixas de rodagem na parte sul da Linhaceira)!
O que o senhor fez já o deviam ter feito os autarcas municipais (vivem do nosso dinheiro)! Quanto ao Presidente da Junta a sua obrigação era ter denunciado esta aberração e exigido a sua correcção junto da Câmara! Se o fez não consta e como qundo faz alguma coisa publicita alto e em bom som, decerto que não o fez e mais uma vez se portou como um cachorrinho a lamber os pés ao dono (neste caso leia-se Corvêlo e Carrão) como sempre vem fazendo!
Quanto ao passeio... o pessoal quer é festas e barriga cheia... Quando acordarem é capaz de ser tarde!
Conte comigo para mais umas dicas!

Anónimo disse...

Percebe-se a idéia.
AMs será mesmo que em "qualquer outro país europeu" dos mais ricos e bem organizados até, viriam pôr as tampas ao nível numa estrada municipal?
Eu acho que não.
Mas em Protugal, tal como em qualquer outro país europeu, os cidadãos lezados pela incúria de obras autárquicas podem recorrer aos tribunais e ganhar as causas pela justiça. Em Portugal há mesmo - algo que noutros países não conheço - os chamados Julgados de Paz, para causas de valor reduzido (até 5.000,00€). Desde que não sejam do Direito da Família, do Trabalho e das Sucessões.

Anónimo disse...

Não tenho dado pelo Ferreira da cara destapada!
Esteve de férias, veio cá de fujida e nunca mais deixou nenhum escrito!
Parece que até faltou a uma reunião de Protecção Civil no Governo Civil, sobre a vaga de calor...
Tenho saudades do grande educador das massas!

Bravura Lusitana disse...

Mais uma vez será preciso comentar que com o PNR isto não aconteceria ?

Tudo por Tomar, nada contra Tomar.

Já agora, quem, da actual composição camarária, é que me paga as lavagens do carro sempre que passo na imundície da rotunda(?) ?

Cambada de incompetentes que só olham para o próprio umbigo, isso sim.

Se os Tomarenses tiverem estômago para isso, nas próximas eleições correm com esta gentalha !

Por Tomar, Por Portugal, PNR SEMPRE PRESENTE !

Anónimo disse...

Ouvir a voz da ignorância, antes irrita, depois incita.
Incita a continuar, a fazer, a melhorar e, a pensar:
Se não soubessem dizer mal o que saberiam dizer?
Se os ignorantes palram, porque não há-de avançar a caravana?

(Quem de tudo quer saber, nada acaba por bem saber!)


fillos

Anónimo disse...

Em Tomar ainda não há Julgado de Paz porque o Sr. Presidente da Câmara, Curvelo de Sousa, nada fez para dar seguimento a duas deliberações da Assembleia Municipal (a propostas dos Independentes) para que o processo avançasse.
Aliás, nos finais do mandato anterior e principalmente neste os requerimentos dos membros da Assembleia à Câmara e as decisões do plenário não obtém qualquer resposta ou seguimento.
Tudo na linha do propositado imobilismo da mesa da Assembleia e da sua maioria PS/PSD, que tem paralisado a acção deste órgão.
Compreende-se!
Os coligados não querem grandes discussões, nem debates. Nada!
Tudo quieto e caladinho, nada de ondas!
Pelo que a Assembleia não tem quaisquer Comissões eleitas e a funcionar, só reúne o mínimo legalmente exigido, a Mesa não dá quaisquer aos inúmeros requerimentos dos membros.
Assembleia e Câmara Municipal a mesma luta pelo imobilismp e pela paralisia do nosso Concelho!
Relvas/Ferreira/Curvelo/Hugo/Gil todos unidos a bem do arranjinho de Outubro de 2009.
Ó Abreu .....!!!!!
Paga Zé Tomarense ... e não bufes!!!!!

Anónimo disse...

Meu caro AR, através do seu blog vou lançar um desfio aos tomarenses.

Façam um abaixo assinado para enviarem ao Primeiro Ministro, Ministro das Finanças, a todos os partidos na Assembleia da República, ao Tribunal de Contas e a outros, a protestarem contra estes abusos dos passeios.
Proponham que nas transferências do Estado e da União Europeia para Tomar venham a ser descontados os gastos nos passeios.

Vai ver os tomarenses a assobiarem para o lado, e a dizerem que não vale a pena lutar pela sua terra.

Anónimo disse...

Não há dinheiro para manter as extensões de saúde abertas, mas há dinheiro para passeios ? Os séniores alinham nisto ? Por que não cortar-lhes nos apoios nas despesas de saúde ?

Só a Serra é que está a protestar contra o encerramento das extensões de saúde, e as outras freguesias ? Por que não há uma manifestação em Tomar com a Câmara à frente ?

Não há dinheiro para manter escolas abertas e há-o para passeiso ? Então cortem no apoio às escolas e aos alunos, porque parece que em Tomar não há necessidade de tais apoios.

Como o dinheiro não estica, façam os passeios e cortem nos subsídios sociais, nos de apoio às colectividades e outros.

Anónimo disse...

Senhor Professor António Rebelo,
Antes de mais, aproveito para felicitar Vossa Excelência por manter viva esta tribuna que é Tomar a dianteira, espaço aberto à crítica que poderia ser melhor aproveitado, nalguns casos, por quem o utiliza. Poderemos não estar sempre de acordo com o Professor, mas numa terra onde a comunicação social tradicional parece cada vez mais acomodada, a sua voz, incómoda para alguns, assenta no conhecimento e é reconhecida como importante por todos aqueles que se interessam verdadeiramente pelo futuro desta terra.
O futuro desta terra, como o futuro do país, não se adivinha animador. Não sou fã de Santana Lopes, mas o antigo primeiro-ministro, demitido pelo dr. Jorge Sampaio, então presidente da República, prendeu ontem a minha atenção na entrevista que deu na Sic Notícias. O país, disse, está sem rumo. Apontou casos que são de arrepiar, sem que sejam tomadas medidas para evitar o desastre. O futuro é preocupante. Parece que as pessoas andam distraídas. Não desista, Professor,
do ‘combate’ que vem travando. Admiro, também, o seu orgulho como oficial miliciano que cumpriu, sem medo, uma missão que era obrigatória ao tempo.
Um tomarense preocupando

Anónimo disse...

Os sucessores de A.Paiva, acantonados na autarquia, agora já sem a maioria de outrora, resistem duramente ao descalabro que instalaram em Tomar.

Triste terra que apenas em 10 anos conseguiram baixar a posição de riqueza relativa de Tomar de 59 para 91, a nível dos 308 Municipios do pais.

Anónimo disse...

Ó Casimiro, o vereador Ferreira não precisa de ir ao Governo Civil ouvir umas balelas sobre uma vaga de calor, porque para esse peditório ele já deu durante 4 anos.

Ele está a fazer o que vocês do PPD estiveram anos para fazer e não fizeram e é isso que te doi.

Anónimo disse...

PARA BRAVURA LUSITANA

Então agora já não escreves Tomar com "H"?
Estalou-se-te o verniz?

Anónimo disse...

"Ó Casimiro, o vereador Ferreira não precisa de ir ao Governo Civil ouvir umas balelas sobre uma vaga de calor, porque para esse peditório ele já deu durante 4 anos.

Ele está a fazer o que vocês do PPD estiveram anos para fazer e não fizeram e é isso que te doi."

Grupo de Apoio ao Vereador da Coltura, Bombeiral e Avental = himself

Anónimo disse...

Neste post surgem ideias assaz curiosas. A primeira, considera a cultura e o desporto com áreas não fundamentais. A segunda, elege as reformas na economia como a única forma de ultrapassar o flagelo do desemprego. Podendo concordar em parte, pergunto: Será um povo inculto e amorfo capaz de compreender e investir em tais postulados? Tendo como sabemos uma das maiores taxas de baixa qualificação e cultura do empresariado, serão estes capazes de desenvolver uma economia que produza a longo prazo? Ou será que estamos condenados a produzir o suficiente para o "papel higiénico" e "com pouco mundo" a nunca passarmos de Alcobaça?

Laura Rocha

Unknown disse...

Para Laura Rocha:

Olá colega Laura!

Sabe muito bem que não defendemos de modo algum um povo inculto e amorfo. Trata-se apenas de não confundir cultura com quaisquer espectáculos, ou desporto com futebol de 5ª categoria e campos de ténis sem praticantes. Partindo daí, será possível, com o dinheiro entretanto poupado em subsídios com o mesmo destino da chuva nas areias do deserto, começar a fazer algumas reorientações. Designadamnente procurar fontes de receita em vez de obras onde gastar as verbas disponíveis. Vai-me dizer que aqui em Tomar... Concordo. Mas por algum lado se terá de começar.

Cordialmente,

AR

Anónimo disse...

Caro Rebelo
Inteiramente de acordo. O que realmente temos é mesmo de 5ª categoria e talvez se pudessem poupar alguns euros. Mas não esqueço que em Tomar já existiu verdadeira cultura e que teria pernas para andar, bons motivos e melhores estratégias,para nos darmos a conhecer: O Festival de Cinema para a Infância e Juventude, O Festival de Jazz, o Fringe - Festival de Dança, que me proporcionou "ver mundo" e outras culturas, música excelente na Igreja de S. João Baptista e Stª Maria (...) Não fora achar-se que saía caro, era areia demais para alguns, ou permitia que sobressaíssem outros, que não os donos da coutada e escusavamos de ver estes eventos torcados por frango assado e cerveja com tremoços, ao som dos pimbalhões nacionais, como característica nabantina. No entretanto, presto aqui a minha homenagem a Cem Soldos, uma comunidade que tem sabido ultrapassar a venda do copo e os matraquilhos. Saudosismo, talvez, mas de bons exemplos e boas iniciativas. O desinvestimento na cultura paga-se muito caro, como vemos.
Laura Rocha

Anónimo disse...

O manel entretem turistas, a facturar agora ali para os lados do ido banco de Portugal ( vejam bem onde o homem foi parar, qual raposa em galinheiro), a vender vinhos, e a fazer que faz coisas de interesse cá para a terra, pago a peso de oiro e de compadrios partido-políticos – quiçá a condizer com quem, hoje tem vergonha de assumir que em tempos interpretou a esquerda revolucionária e espalhou panfletos da defunta FEC-ML – esse é que, em tempos, fez que fez festivais de cinema no falecido cine-esplanada à contas dos gordos subsídios, favorecidos a preceito, do erário de todos nós, cidadãos pagantes; não admira assim que, recentemente, tenha engendrado aquela cena fantasma de se querer auto aclamar futuro mordomo daquela que, as visionárias mentes do burgo, apelidam também de grande festa (grande em quê? Só se for no cortejo e nas alindadas ruas do casco velho; de resto, uma penúria á antiga! Mas isto é outra conversa!)- dava para um livro…
Este é um pequeno exemplo, de um gérmen aflitivo que onda e transborda por todos os cantos desta tão criticada, mas por alguns ainda, estimada cidade!
É assim, cada terra tem os seus; não pensem que é só cá…

Anónimo disse...

anónimo das 19:43, está a ver a falta que faz a cultura?

Anónimo disse...

Tenha calma...qual foi o problema de espalhar panfletos da FEC-ML. Eu também colaborei, viajando em carros da tropa, na dinamização desportiva, no pós 25 de Abril. Tinha 16 anos e achei que era preciso fazer alguma coisa. Durão Barroso também foi um notável UDP e Sócrates começou as lides políticas na Juventude Social Democrata...O Manel não fingiu que fez um Festival, fez mesmo e sabe que 10 depois de acabar ainda se recebiam contactos para inscrição de filmes a concurso, vindos de países por esse mundo fora. Deve ter andado distraído ou nem sequer tinha idade para guardar memória do que foi o Festival. Ouça quem deve e deixe-se de conversas da treta.
Laura Rocha

Unknown disse...

Ó Laura! Tenha lá paciência mas tanto o Manel do cinema como o Zé Manel de Bruxelas foram na verdade camaradas de luta no MRPP.

Anónimo disse...

O F.I.C.I.J. foi um dos mais importantes festivais do mundo e, certamente, o maior (e único) no País.

A luta partidária e a "cabeça dura" de uns e de outros num diálogo de surdos, deram cabo dele.

Quem ficou a perder?

É claro, Tomar! como sempre!!!!!

Mas, atenção!

O Festival de Cinema não era do MRPP!

Nele colaboraram criaturas de todas as etiquetas políticas da altura!

Foi mais uma das oportunidades perdidas de Tomar!!!!!!!!

Anónimo disse...

Oi pessoal:

agarrem nessa tralha ideológica toda, arrumem bem no porta bagagem do 2cv e vão até ao Festival Bons Sons que com um Luis Ferreira na organização e outro como vereador da koltura, aquilo vai ser de arromba.

Anónimo disse...

E que se saiba o Festival de Cinema nunca deu carros novos como a antiga Comissão de carnaval...

Anónimo disse...

Caro Rebelo. Obrigada pela correcção...tive dúvidas no momento e acabei por escolher a hipótese errada. MRPP, será então
cumprimentos
Laura Rocha

Anónimo disse...

Mandem a Laura p'ra Escola. Please!
Os panfletos da FEC-ml fizeram-lhe mal.

Está na Assembleia Municipal há um ano e não é conhecida qualquer intervenção de melhoria da vida tomarense.

Ommesmo fez durante os quatro anos em que esteve na Assenbelia de Freguesia de S.Joao Baptista.

Deve ter sido das leituras das ml's todas em que andou metida. Um caso a des-considerar!