segunda-feira, 2 de agosto de 2010

UM DOENTE TERMINAL

Na sua reunião de hoje (normalmente é às quintas-feiras, mas resolveram antecipar...), a Câmara de Tomar aprovou um subsídio de 20 mil euros ao Sporting Clube de Tomar, por ter ascendido à 1ª divisão nacional de Hoquei em Patins, e outra ajuda a fundo perdido, de igual montante, ao Clube da Sabacheira, para edificação de um recinto de Futebol de Sete. Decidiu igualmente proceder à adjudicação da 3ª fase das Obras do Flecheiro, com um valor global superior a dois milhões de euros, e que vai implicar o realojamento das famílias ciganas. Vai ser interessante de seguir...
Tendo em conta o já aqui referido anteriormente, designadamente a dívida global do município, superior a 29 milhões de euros, o que corresponde a cerca de 740 euros por cada eleitor do concelho, quando se soube que os dois subsídios supra foram votados por unanimidade dos presentes, tínhamos resolvido deixar de escrever sobre a autarquia, por a considerarmos um doente político em estado terminal. Todavia, uma vez que a problemática do Flecheiro foi aprovada apenas pelo PSD, com a abstenção dos IpT e do PS (!!!), decidimos retomar o tema, por nos parecer que ainda nem tudo está perdido. Pode ser que com o tempo...
Temos portanto que, com os museus da Levada e os arranjos do Flecheiro, a autarquia terá de desembolsar pelo menos 25% de mais de 8 milhões de euros, ou seja + ou - 2 milhões de euros = 400 mil contos = cerca de 11 contos por eleitor. A juntar aos 148 referidos mais acima. Onde os irão buscar? Certamente à banca, com juros de engelhar o nariz. Enfim, eles é que têm os livros. Ou deviam ter...
Já quanto a subsídios, horas extraordinárias, automóveis, telemóveis e outras facilidades, bastou procurar um pouco para identificar a vaca leiteira, no que aos SMAS diz respeito. A Câmara fica para ocasião mais oportuna.
A ilustração abaixo é de uma factura do ano passado. Nela podemos constatar que, num custo global de 95,63 euros, apenas 62,69 se referem ao consumo de água. Os restantes 32, 94 -mais de 33% do total- são impostos disfarçados, sob os mais diversos nomes. Não se referem a qualquer consumo concreto, seja do que for. A prova disso reside no facto de qualquer munícipe deixar de os pagar, a partir do momento em que manda retirar o contador da água.
De modo que, para não nos acusarem mais uma vez de má-língua, apenas pedimos licença para acrescentar o seguinte: Continuem a dar subsídios a fundo perdido e a adjudicar obras de milhões, mas lembrem-se daquele agricultor que, deslumbrado com as facilidades da Europa, cada vez ordenhava mais as vacas, ao mesmo tempo que lhes ia diminuindo a comida à disposição. Até que um dia, ligou a ordenha automática, e nada! Fartas de serem maltratadas, as rezes tinham dado corda aos canelos, em busca de vacarias mais generosas e menos exploradoras...
Já nos íamos a esquecer de um detalhe importante: Na mesma reunião os senhores autarcas aprovaram o aumento da água e das concomitantes taxas indexadas ao seu preço. Estavam à espera de quê? Deus nosso senhor, quando faz uma panela, faz igualmente a tampa para ela. E lá diz o nosso povo -Uma desgraça nunca vem só!


10 comentários:

Anónimo disse...

Os Independentes por Tomar a levantarem a questão do início das obras... ainda com as famílias de etnia cigana a residir nos terrenos em causa:

«A nossa posição sobre isto não tem a ver com o projecto em si, mas sim com as famílias de etnia cigana que estão nos terrenos. Adjudicarmos uma obra nesta altura, sem esse problema resolvido, estamos sujeitos a que essas pessoas ainda estejam lá quando as obras começarem e em vez de termos um problema temos dois. Por isso, julgamos esta decisão como extemporânea. Com estas limitações, vamos abster-nos para que não digam que estamos a inviabilizar»

Anónimo disse...

Essa malta vive no mundo da lua. Mas o povo votou neles, que se aguentem!

Anónimo disse...

Curiosa a posição do vereador do PS presente, que afirmando que era favorável à implementação dos necessários arranjos exteriores do Flecheiro, não deixava de fazer notar a sua divergência, com a solução encontrada para a alojamento das famílias que aí vivem em situação precária.

Já deve ser o reflexo da clarificação política produzida pela direcção local dos socialistas, com o aviso feito alto e bom som ao colega de coligação: ACABARAM as borlas e a partir de agora tomam as decisões polemicas sozinhos.

Anónimo disse...

Clarificação política?!
Antes poeira para os olhos dos campónios.
Porque o tacho e as mordomias dos dois vereadores (ditos) socialistas (dos secretários, da Estanqueiro e outros similares e afins) são para manter.
Continuam casados de direito, mas com facadas constantes no matrimónio.
A mamar é que eles se entendem!!! E bem!!!!
Pudera!

Anónimo disse...

O que me parece importante que seja tornado público é que posição adoptariam os vereadores dos Independentes, Pedro a Graça, caso a coligação do PSD e PS fosse desfeita. Estão dispostos a ocuparem os lugares que hoje são ocupados pelo PS? Os vereadores Independentes ainda não esclareceram que atitude é que tomariam. O que se especula, e não há fumo sem fogo, é que andam a tentar minar quer o PS quer o PSD para romperem com a coligação e simultaneamente a oferecerem os seus serviços/préstimo para fazerem eles a coligação. Isso é que corre por aí, o resto é folclore...

Anónimo disse...

Qual é a política que os Independentes têm para o concelho? Eles nem conseguem alinhavar uma posição claro, unida e coerente para a bancada da Assembleia Municipal quanto mais para o concelho. Aqui só há parvos quem quizer sê-lo. O PSD sabe, e bem, quais os verdadeiros objectivos do lider dos Independenbtes. Lá isso sabem. A questão é, estão interessados em executar a estratégia que não é deles e servir os interesses que são de outros? Aí é que eu duvido. O PSD tem gente muito melhor do que o Pedro Marques. Já o provaram. O Luís Graça, o To Paposeco, o João Tenreiro e muito mais. O Paiva, apesar dos muitos erros que cometeu, é muito melhor como autarca que o Pedro Marques. E eu até nem gosto do Paiva.

Anónimo disse...

"A mamar é que eles se entendem"

- Parece um anúncio de chocolate !

Anónimo disse...

O próximo combate - João Tenreiro pelo PSD contra Hugo Cristóvão pelo PS.

Ambos querem ser Presidente da Câmara Municipal de Tomar!

E o resto são cantigas!!!!!!

Anónimo disse...

Gosto dessa do To Paposeco...e que tal o Manel da Petingas ou o João dos Tremoços...nasceram as novas estrelas da política tomarense. Estamos bem tramados.

Anónimo disse...

E ainda há o Manel Cavalo de Pau, o Nunes (Saraiva) e o Sousa da retrete!!!!!

Infelizmente o Néné Cebola, o Feijão - Ministro do Trabalho já foram para Marmelais.... senão também eram candidatáveis!!!!!!!!!!!!