terça-feira, 1 de março de 2011

CRISE ECONÓMICA E CRISE DE MENTALIDADES


MAIS POR MENOS/MENOS POR MAIS

Sabem todos os que se interessam, de forma mais aprofundada, por estas coisas da economia que a instabilidade e a crise são situações normais no modo de produção capitalista. Neste momento em que praticamente por todo o mundo avultam sinais de mudanças fundamentais irreversíveis, em Portugal e em Tomar quase tudo como dantes. Alguém há-de providenciar soluções para os problemas que nos afligem. Que problemas? Sobretudo os apontados ontem, de forma vibrante, documentada e certeira, por Hugo Cristóvão, na Assembleia Municipal, onde coordena a bancada do PS. (Ler texto integral da intervenção em alguresaqui.blogspot.com). E logo a seguir o mesmo areópago municipal votou favoralmente, por 19 votos PS/IpT/CDU/BE, contra 13 PSD e duas abstenções, um não inscrito e um CDS, uma moção de censura ao executivo.
Tanto a corajosa mais inconsequente catilinária de Cristóvão, quanto a igualmente corajosa, oportuna mais inofensiva moção de censura, culminam o demasiado longo reinado dos "mais por menos/menos por mais". Com efeito, desde o 25 de Abril que sobretudo aqui pelo vale do Nabão se vem tornando cada vez mais evidente o comportamento  oposto, mas simétrico, de eleitores e eleitos.
Os primeiros, procuram obter sempre Mais, quer se trate de espectáculos gratuitos, de facilidades diversas, de subsídios ou de passeios. Em contrapartida, dão de si o menos possível. Regra geral, votam quando votam e chega. O resto (obrigações cívicas, solidariedade, deveres de cidadania...), quem quiser que trate disso. São portanto os partidários do mais por menos. 
Do lado dos eleitos, dado que a mentalidade é a mesma, pois resulta da mesma educação e da mesma vivência, a atitude é simétrica, mas oposta: procuram dar o menos possível em troca das benesses conseguidas. Por isso, ao longo dos anos, os encargos do munícipes com taxas, impostos e preços são cada vez mais gravosos, enquanto que os serviços facultados pela autarquia são cada vez menos e de menor qualidade. Basta pensar, por exemplo, na recolha do lixo. Apesar de os respectivos contentores serem cada vez mais raros e situados mais longe, os cidadãos são obrigados a liquidar uma taxa de resíduos sólidos que neste momento é praticamente o dobro da do Entroncamento. São portanto os eleitos do menos por mais.
Tudo isto seria bem menos grave, não fora o caso de a presente crise ser das mais profundas e longas desde há pelo menos 80 anos. Trata-se, segundo tudo indica, do desmoronar de princípios que julgávamos eternos, ninguém sabendo ainda o que aí virá. Face a tanta incerteza, há duas grandes posições dominantes. Fazer frente, procurar soluções, debater ideias, implementar remédios; ou deixar correr o marfim, confiar nos milagres, no destino, na acção dos outros. Aqui em Tomar continuamos a adorar esta última. "Entre mortos e feridos escapa sempre muita gente e alguém vai arranjar soluções".
Outras cidades, com outra envergadura, outras tradições e outras responsabilidades, têm a sorte de ter habitantes activos, que gostam de liderar e detestam ser rebocados pelos acontecimentos. Barcelona é um excelente exemplo. Muitíssimo maior do que Tomar? É sim senhor. Sem quaisquer soluções que nos possam interessar? Pelo contrário. Além dos "operadores de salubridade urbana", cada um com a sua alcofa e a sua vassoura, ou com as vespas verdes, com pequenos reboques para recolha e lavagem a alta pressão dos "bolos de cão", no recente debate "Barcelona faz frente à crise" (ver foto), foram ditas coisas importantes, que deveriam interessar sobremaneira aos tomarenses. Sobretudo aos eleitos, se...
Aqui vai um pequeno condensado. 
"Não há uma via única das cidades rumo ao êxito. Cada uma tem de fazer as suas próprias apostas. Mas penso que há um elemento comum. As cidades prósperas são as que fazem sonhar a juventude e lhe constroem ninhos para para que os jovens possam transformar esses sonhos em realidades." (Antón Costas, professor catedrático da Universidade de Barcelona)
 "São as empresas que têm de mudar a realidade. Mas as empresas catalãs ainda não efectuaram a indispensável mudança de mentalidade. Ainda não se deram conta de que agora já não é o produto que manda, mas sim o consumidor. No modelo actual, são as cidades que rebocam o resto do país; não o contrário." (Maria Reig, presidente de REIG CAPITAL, investidores).
"Gastámos como se as receitas fossem durar para sempre. Agora somos forçados a conseguir muita eficiência no sector público, porque não há recursos para continuar a assegurar muitos dos serviços actualmente gratuitos..." (Xavier Vives, IESE)
"Gostaria de ver uma cidade limpa, alegre e acolhedora, com eleitos actuando sempre a pensar na excelência, tal como se deve exigir aos empresários privados." (Josep Maria Pujol, presidente de uma grande empresa privada)

Assim vamos nós; assim vai  o mundo.

Foto e excertos de ELPAÍS, 27/02/11, suplemento Negócios, página 18

16 comentários:

Anónimo disse...

A Moção foi corajosa e oportuna mas não refere quem a apresentou e quanto ao inofensiva, a ver vamos.
Até porque já houve outra Moção nesta legislatura que acarretou consequências.
De qualquer forma pela primeira vez em Tomar uma Moção de Censura contra os responsáveis pelo descalabro da governação aurtarquica dos últimos anos foi APROVADA e só isso já é histórico.

Anónimo disse...

A Nersant atribuiu a medalha de ouro a Miguel Relvas como forma de homenagear o trabalho enquanto secretário de estado da Administração Local, nomeadamente em defesa dos interesses da região de Santarém. A cerimónia decorreu no pavilhão da Nersant, em Torres Novas, e contou com a presença de diversas individualidades, tal como António Paiva, ex-presidente da Câmara Municipal de Tomar, Carlos Carrão, actual vice, sem esquecer, ainda, o Padre Mário Duarte.


.
A Hertz esteve em reportagem e falou com Miguel Relvas que, como é óbvio, se mostrou sensibilizado com esta homenagem: «A Nersant já tinha tomado esta decisão em 2005 e eu disse sempre que não queria receber aquilo a que não tinha direito porque não fiz favor algum, apenas cumpri a minha obrigação enquanto deputado e membro do Governo. Actualmente não tenho qualquer mandato político e, além disso, o doutor José Eduardo Carvalho (ndr: ex-presidente da Nersant) cessou as funções, pelo que eu cedi. Sabe bem quando são simpáticos connosco e quando se reconhece o nosso trabalho, mas não tinham que me agradecer pois só cumpri a minha obrigação».

TANTA HIPOCRISIA. A NERSANT COMEÇA A EXERCER A SUA POLÍTICA DE TRÁFICO DE INFLUENCIAS A FUTUROS MEMBROS GOVERNAMENTAIS VULGO RELVAS E PAIVA. SINCERAMENTE ACHO ISTO TUDO UM NOJO ATÉ PORQUE A HUMILDADE DAS PESSOAS MOSTRA-SE QUANTO REJEITAM MEDALHAS QUE DE MÉRITO NÃO TÊM NADA.
GENTE QUE DESTRUIU TOMAR E O DISTRITO. GENTE QUE NÃO PERCEBE NADA DE GESTÃO ODS DINHEIROS PÚBLICOS. GENTE QUE NÃO PRESTA PARA NADA. GENTE SEM VALOR A QUEM SE LHES RECONHECE O MÉRITO? O MÉRITO QUE LHES RECONHECO FOI NUNCA TEREM SAÍDO DO PSD. PARA MIM PAIVA É PSD. O PS RECONHECE-LHE MÉRITO? COM CERTEZA QUE NÃO.

MEGA MASSA PRO!

Anónimo disse...

É preciso denunciar o que se está geminar para TOMAR. Nas próximas autárquicas vai ser o Padre Mário Duarte o candidato pelo PSD à Câmara, já que os que andam a reboque não tem candidato, o Carrão vai lá agora em substituição e depois é preciso alguém que seja conhecido no concelho e nisso o padre que gosta mais de dinheiro do que da religião, dá o salto e vai candidatar-se.

Vi isso na entrega de prémios do NERSANT onde estive, e onde foi galardoado o ex-deputado e futuro ministro que muito deu a TOMAR e aos tomarenses, especialistas em criar empresas em Portugal, pois é consultor e que graças a Tomar voou alto e quer a Câmara controlada. Lá estava o padre e foi elogiado em palco pelo Miguel RELVAS, o galardoado da noite, por uma Associação que é anti- TOMAR e que até levou daqui empresas

Sou do PSD, fui convidado mas não vejo bem esta premiscuidade entre o Padre e o nosso partido, numa sociedade laica e não pactuo bem com jogadas de bastidores e arranjo de candidatos à margem do nosso Presidente José Delgado, a quem o padre bate nas costas, mas que passa a perna enquanto do diabo esfrega um olho.

Conde da Mata dos Sete Montes

PASSOS COELHO disse...

IN MIRANTE

Miguel Relvas distinguido com medalha de ouro da Nersant





“Só aceitei receber a distinção porque actualmente não ocupo qualquer cargo público e também por este ser o último acto público de José Eduardo Carvalho à frente da Nersant”, disse Miguel Relvas, secretário-geral do PSD e presidente da assembleia municipal de Tomar, momentos após ter recebido a medalha de ouro da Nersant, na noite de segunda-feira, 28 de Fevereiro.

Uma cerimónia presenciada por muitos convidados, entre os quais Mira Amaral e Nuno Morais Sarmento.A medalha de ouro da Nersant foi entregue a Miguel Relvas pelo presidente cessante da Nersant, José Eduardo Carvalho. O ainda presidente da Associação Empresarial destacou o papel de Miguel Relvas no “período negro” que o distrito de Santarém viveu quando, por estar na região de Lisboa e Vale do Tejo, viu cortado o acesso a fundos comunitários, conseguindo que o distrito integrasse as comissões de coordenação e desenvolvimento regional do Centro e do Alentejo.

Anónimo disse...

IM MIRANTE


Assembleia municipal de Tomar aprova moção de censura contra executivo camarário




A Assembleia Municipal de Tomar aprovou na segunda-feira, dia 28, uma moção de censura contra o executivo municipal. A moção foi apresentada pelo Bloco de Esquerda que critica “a política camarária iniciada pelo PSD nos mandatos do engenheiro António Paiva” com “recurso sistemático ao betão muitas vezes em profundo desrespeito pela memória colectiva”.

Os bloquistas criticaram ainda o acordo que a Câmara Municipal estabeleceu com a Bragaparques, na sequência do processo Parq T, tendo que pagar cerca de 8 milhões de euros, com juros, para reaver a exploração do parque de estacionamento subterrâneo e poder avançar com a tarifação de lugares. Em relação a este aspecto, o líder da bancada socialista, Hugo Cristóvão, foi peremptório ao afirmar a posição do PS. “Nós não mais votaremos favoravelmente qualquer pedido de empréstimo bancário no decurso deste mandato, salvo situações excepcionais que tenham que ver por exemplo com o saneamento financeiro do município”, disse. A moção de censura foi aprovada com 19 votos a favor (BE, PS, Independentes por Tomar e CDU), 13 contra (PSD) e duas abstenções (CDS-PP e António Cruz, deputado não inscrito).


O que é que este membro da Assembleia - este Cruz anda á procura

CUIDADO

Anónimo disse...

O moço ainda não entendeu que está a falar sozinho...

Anónimo disse...

É incrível como o senhor não diz nadinha de jeito. É pior que uma cassete riscada, diz sempre, sempre, sempre a mesma coisa. Irra...

Carlos Pinheiro.

Anónimo disse...

ZÉ SOARES MEU AMIGO,
QUANTO TE VI NOS INDEPENDENTES PENSEI: JÁ FOSTE!
QUANDO CONHECI O PROJECTO DOS IPT E DO SEU ESTRATEGA E ISTO EM 2005 PENSEI: MUITO BEM ASSIM SIM.
QUANDO ME CHEGUEI PARA DAR O MEU CONTRIBUTO IMEDIATAMENTE VI QUE A DUPLA ROSA DIAS/PEDRO MARQUES ERA UMA LINDA EQUIPA DE INTERESSEIROS COM MUITO AMOR-PRÓPRIO. TENHO OUTROS ADJECTIVOS: ALFRABÕES E HIPÓCRITAS.
ASSIM AFASTEI-ME. COMO VÊS PEDRO MARQUES É UM VENDIDO E INTERESSEIRO E FEZ TUDO AO CONTRÁRIO DO QUE COMBINARAM CERTO? CERTO E POR ISSO TE CHATEASTE. ENTÃO É ASSIM: VAI À TUA VIDA POIS AQUILO QUE PENSASTE QUE ERA BOM PARA TI AFINAL NÃO PASSA DE UM PESADELO. DEIXA O ADVOGADO SIMÕES QUE FAZ DA CASA VIEIRA GUIMARÃES O SEU ESCRITÓRIO SE BEM QUE NÃO HÁ NECESSIDADE POIS O HOMEM NÃO TEM CLIENTES LOL. AS CHAMADINHAS TELEFÓNICAS E NÃO SÓ PAGAMOS NÓS
ABRAÇO ZÉ E FAZ COMO EU: QUEM NÃO SE SENTE NÃO É FILHO DE BOA GENTE.

MEGA MASSA PRO!

Anónimo disse...

QUEM ESTÁ INTERESSADO EM DESVALORIZAR A APROVAÇÃO DA MOÇÃO DE CENSURA À CÂMARA?

E PORQUÊ?

António Rebelo,como dono do blogue,deveria ser o primeiro a dar-lhe ênfase.
Não percebo porque o não fez e apenas se limitou a uma referência políticamente inócua,no meio de um post.

Mesmo não havendo na Lei a figura da moção de censura aos executivos camarários,o que acaba de acontecer em Tomar é da maior relevância política.

Tanto mais que a moção foi votada favorávelmente por um dos membros da coligação (des)governante - o PS.

Basta esse facto para que o PSD,o PS e o Presidente da Câmara atentem nas graves consequências políticas da censura aprovada.

Se estivemos perante pessoas e instituições com um mínimo de carácter e de vergonha,não poderão deixar de concluir que A COLIGAÇÃO MORREU. Formal e informalmente.

Imaginemos o que seria um Governo de Coligação ser censurado na Assembleia da República,com o voto favorável de um dos partidos da coligação.

IMAGINEM!

Só podia significar a QUEDA DO GOVERNO.

Em Tomar,A SENHORA CÂMARA AINDA NÃO CAÍU.

Com que legitimidade se sentem para continuar?

PORQUE NÃO SE DEMITEM TODOS?

Que interesses os prendem aos lugares depois de censurados.

O Presidente da Câmara apeou,e bem,um vereador labrosta,na sequência de uma moção de censura ao mesmo,aprovada com o voto de qualidade de Miguel Relvas.

Sentiu e bem,legitimidade e obrigação moral e cívica para o fazer.

E agora,que são ele e toda a Câmara a que preside,os censurados?

Está à espera de quê?

Onde está a coerência e a verticalidade?

Que abjectos interesses políticos e materiais se lhes sobrepõem?

E porquê o silêncio daqueles que votaram favorávelmente a censura?

Têm medo de ir a votos?

Têm medo de assumir o ónus do derrube de um órgão podre,minado,inútil,autêntico coveiro dos direitos e das aspirações dos Tomarenses?

Onde é que estão os políticos sérios e a sério?

Onde estão os líderes para a mudança?

JP

Anónimo disse...

António.

Porque não publica os meus comentários?

JP

Unknown disse...

Para JP:

Os seus comentários só agora foram publicados porque o computador e/ou a conta a partir da qual foram enviados está referenciado/a como fonte de spam. E foi mesmo aí, ao spam, que tive de os ir repescar.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Mas o que têm os vereadores do PS que ver com a moção aprovada? Quem faz comentários ligando a moção à coligação só pode não ter lido a moção ou estar a tentar confundir as pessoas!

socialista com orgulho!

Anónimo disse...

ÓH Zarolhanónimo das 16:51,

Tás grosso,chutas pá veia ou queres gozo?

Quem governa(???)a Câmara de Tomar?

Algum dos parceiros já desfez a coligação?

Vai à votação uma moção de censura à Câmara. A oposição - IpT,CDU e BE - como era expectável,votou a favor.

O PS,parceiro de coligação do PSD,em vez de votar contra,fazendo ombro com os parceiros,votou a favor.

Assim sendo,em coerência,PSD e PS deviam demitir-se em bloco,logo seguidos pelos IpT.

Isto no caso de estarmos perante gente de bem e de vergonha.

Ouviste ó palerma?

Anónimo disse...

A Moção de censura aprovada visou censurar as Camaras PSD de Antonio Paiva e quem aprovou e continua a dar suporte ao acordo com a parqueT, que como sabemos são os vereadores do PSD.

Anónimo disse...

Sim o que fazem lá os vereadores do PS. Num acordo/coligação de uma câmara reconhecidamente a pior de sempre, nada ou pior suportam o nada da gestão dos interesses do concelho. Só tem explicação no manterem os tempos inteiros, mais os outros assalariados e a vogal dos SMAS, tudo só explicado nos interesses pessoais.
Esta câmara será muito pior ainda que a tal gestão Paiva, que a maioria dos partidos criticou na Assembleia Municipal. O PSD e o PS estão a prestar um mau serviço ao concelho e nisso são muito iguais mais uma vez.

Unknown disse...

Para comentário das 09H12

É inútil procurar sacudir a água do capote. A oposição são, ou deviam ser, 2PS + 2IpT = 4. O PSD é = a 3. Portanto, o PSD só faz aquilo que os da oposição querem e/ou consentem. De forma mais ou menos disfarçada? Claro! Mas isso muda alguma coisa de substancial?
Dizem os eleitores e têm razão: Estão todos a comer da mesma gamela.
Bom proveito lhes faça, mas cuidado com as indigestões e congestões.