terça-feira, 1 de março de 2011

RECORTES DA IMPRENSA DE HOJE


O leitor já teve a ocasião de ler nestas colunas o posição do EXPRESSO e do EL PAÍS, sobre o alegado convite feito pela chancelerina Ângela Merkel a José Sócrates, que para o periódico espanhol mais não foi afinal que uma convocatória de aceitação obrigatória. Entretanto o jornal EL MUNDO, igualmente espanhol mas mais à direita, também referiu o projectado encontro, na sua edição de ontem.  Aqui vai a tradução integral.

"MERKEL CHAMA SÓCRATES A CAPÍTULO"

"Na quarta-feira fará exame ao dirigente luso sobre a implementação das medidas de austeridade"

"O primeiro-ministro português José Sócrates vai prestar contas à chancelerina Merkel, quarta-feira às cinco da tarde, hora taurina por excelência. Tudo indica que será convenientemente bandarilhado, de forma a permitir à Alemanha aperfeiçoar a faena em Bruxelas. Muito simplesmente, em Berlim não estão dispostos a permitir que o BCE continue a comprar dívida tóxica dos países da zona euro, pelo que Merkel tenta activar um mecanismo para o evitar. Para isso tem de conseguir que Portugal baixe a cabeça, corra para a capa e solicite quanto antes a ajuda europeia.
O governo alemão continua a negar publicamente que queira pressionar Portugal. A frase que vão repetindo é que os portugueses "estão a fazer o trabalho de casa". No entanto, as intervenções pontuais do BCE no mercado da dívida, para evitar que o país entre em incumprimento, tem causado insónias em Berlim. Os mesmos funcionários germânicos, nunca se esquecem de acrescentar um lamento: "embora todos saibamos que o problema da dívida não se resolve com mais dívida".
No passado dia 21, a dívida portuguesa esteve uma vez mais na eminência de sofrer uma paragem cardíaca, o que foi evitado pelo BCE  com um choque de 771 milhões de euros, o que eleva para 77 mil milhões o volume de títulos adquiridos desde o início do programa de compras. O excesso de liquidez no sistema, provocado por tais operações, ronda já os 45 mil milhões de euros, o que levou a revista alemã de economia Wirtschafts Woche a sair esta semana com uma capa alarmante: "SOS Inflação!"
Com os analistas alemães à beira de um ataque de nervos, os títulos portugueses a 7,5% e após ter conversado na passada semana com o primeiro-ministro grego George Papandreu, a quem prometeu ter  em consideração o alongamento do prazo para a devolução do empréstimo internacional à Grécia, Merkel decidiu chamar para consulta o primeiro-ministro português, que apenas algumas horas depois respondeu, dizendo ter tudo pronto para a deslocação a Berlim. Enquanto em Espanha a imprensa se refere a Merkel como "a professora", em Portugal são mais directos e chamam-lhe "a chefa".
Na ordem do dia oficial para o encontro constam como temas a abordar o Conselho Europeu Extraordinário de 11 de Março, o Conselho Europeu Ordinário de 24 e 25 de Março, bem como a utilização do Fundo Europeu de Estabilização Financeira para ajudar de forma mais profícua os países com dificuldades. Todavia, conforme confirmava recentemente à Reuters uma fonte bem colocada em Bruxelas, "a Alemanha está preocupada com a capacidade de Portugal para se financiar, pelo que participou aos seus parceiros a necessidade de que Lisboa solicite a ajuda internacional em Abril".
Apesar disso, Sócrates continua a resistir, argumentando que o défice português já passou de 9,3% para 7,3% em 2010, o que torna possível o objectivo de 4,6% em 2011, de forma a alcançar os 3%, estabelecidos pela Comissão Europeia, em 2012. Acontece porém que quanto a argumentos, os de Merkel são  muitos claros e certamente que os vai explicar a Sócrates com a mesma frieza com que soube ir impondo as suas reformas precisas à Grécia e à Espanha. O objectivo é que em 11 de Março os chefes de governo cheguem a Bruxelas com a caneta na mão e prontos a fazer a sua assinatura numa nova arquitectura económica europeia, desenhada à alemã. E é se querem dinheiro de Berlim!"

Como o leitor decerto já terá concluído, o fosso entre a versão do nosso primeiro-ministro e a realidade, é mais largo que o estuário de Tejo. O costume.
Descendo do nivel europeu e nacional para o regional e local, esta notícia do i  de hoje mostra que há cidadãos eleitores com muito mais sorte do que outros. Em Leiria, pelo menos, sempre vão sabendo o que se pretende fazer, com a antecedência necessária para que haja participação dos cidadãos, apoiando ou discordando. Aqui pelas margens do Nabão, além das obras faraónicas e inúteis, continua tudo no segredo dos deuses. O que não admira. Quem na cidade antiga mandou suprimir os passeios onde os havia, colocando-os onde nunca os houve, ou acabar com o trânsito e com o estacionamento  na Corredoura, que é larga, mas não nas ruas mais estreitas, só pode dormir mal, que os pesadelos não perdoam.
Também a nivel regional e local, parece-me que este cidadão abrantino tem toda a razão, com especial incidência nos candidatos a próximas eleições, sobretudo autárquicas. Para procurar evitar a vergonha das últimas, com todos a garantirem que tinham projectos para Tomar, quando afinal... era só paleio de ocasião. E ganância quanto baste para lutar por um lugarzito à beira da gamela alimentada pelos contribuintes, mesmo que para tanto seja necessário vender a alma ao diabo...ou associar-se com os adversários, mesmo sem qualquer base escrita minimamente séria e coerente. Ou facilitando com atitudes ínvias votações lamentáveis.

9 comentários:

Anónimo disse...

"A Nersant atribuiu a medalha de ouro a Miguel Relvas como forma de homenagear o trabalho enquanto secretário de estado da Administração Local, nomeadamente em defesa dos interesses da região de Santarém. A cerimónia decorreu no pavilhão da Nersant, em Torres Novas, e contou com a presença de diversas individualidades, tal como António Paiva, ex-presidente da Câmara Municipal de Tomar, Carlos Carrão, actual vice, sem esquecer, ainda, o Padre Mário Duarte."
http://www.radiohertz.pt/?pagina=noticias&id=5384

Para memória futura, convem fixar esta quadratura em especial a presença do padre político.

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

Ò Dr. Rebelo, talvez fosse melhor não tomarmos como sérias e merecedoras de atenção essas análises dos jornais castelhanos, especialmente do EL PAIS, permanentemente em provocação a Portugal e ao nosso povo com a velha aspiração da união ibérica?

O melhor é eles preocuparem-se com a situação do seu sistema bancário, especialmente com as suas "Cajas", que andam a mendigar 50 mil milhões de euros para evitar a ruptura total e a socorrerem-se do Qatar, que meteu lá recentemente 300 milhões de euros. E o resto? As suas "cajas" estão falidas. Estão mesmo falidas.

E os 20 por cento de desempregados, como vão resolver se a crise continuar? Para eles o que é urgente é que Portugal, Grécia, Irlanda e Itália sejam sacrificados para serem salvos pelas outras potências europeias.

No meu modo de ver, a Espanha que se cuide, não vãos os ventos agitados do norte de África entrar pelas suas fronteiras e retirar-lhes a sesta, e após a sua passagem,depararem, não com o actual Estado a que chamam Espanha, mas com uma data deles.

Esperemos para ver.

Nada de maus agoiros. Vai ver que vamos sair desta tempestade com grande dignidade. Somos o povo mais ponderado e sábio da Europa, acredite nisto.

Portugal continua a ser credor das grandes potências europeias. E vai ver que estes juros impostos por porcos especuladores vão ser todos revistos, bem como os prazos de pagamento.

Vai uma aposta?

Eu tenho muita confiança no meu Zézito.

Santos Sousa disse...

Dr. Rebelo


Há anos que estou em Lisboa e raramente acompanho as comemorações do Dia da Cidade de Tomar. Agora que estou reformado, dado ter trabalhado na CASA CIVIL DO PRESIDENTE DA REPÙBLICA durante 20 anos, assisti às comemorações.

Fiquei estupefacto, na nossa cidade não seguirem as normas protocolares e o que está consagrado em lei, a nível de protocolo, já que como todos sabem, mas a Câmara de Tomar desconhece, a sociedade é laica, o país é laico e devem ser diferenciados os símbolos religiosos dos brasões das autarquias.

Vi as dezasseis freguesias do concelho, ostentando bandeiras do Espírito Santo, logo o símbolo máximo da Igreja Católica, transportado por autarcas, que ocupam cargos laicos, numa cerimónia civil/ militar.

Disseram-me que tal de devia a estes autarcas transportarem estas bandeiras do Divino Espírito Santo, na Festa dos Tabuleiros. Porque razão não o fazem as paróquias nessa grande festa?
Agora numa cerimónia civil de um dia de um concelho ou dia da cidade, está mal, é ilegal, estes símbolos estarem ali, transportados por autarcas, quando os mesmos só tem um distintivo que devem usar e transportar e que os identifica - O brasão da sua freguesia.
Portanto esta cerimónia feita em Tomar é à margem da lei ilegal e ferida de ilegalidade, que ofende os símbolos religiosos ( pois não estava ali o padre em funções de bênção) e deve ser já corrigida, pois segundo sei, todos os anos é a mesma coisa e ninguém alerta quem deve saber e usar o protocolo de Estado ou da Câmara em actos civis.

Leio atentamente todos os dias o se blog, concordo em 80% daquilo que alerta e gostaria de ter a sua avalizada OPINIÃO


S. Sousa

Unknown disse...

Para Santos Sousa:

Entendo que tem toda a razão naquilo que escreveu. Se tenho mantido silêncio sobre tal matéria é apenas porque considero não ser conveniente perseguir várias lebres, dispersas, ao mesmo tempo. O assunto é delicado e, conhecendo os tomarenses, estou convencido de que se tivesse a ousadia de escrever o seu comentário, choviam imediatamente os insultos pessoais aqui no blogue. Somos assim e também por isso estamos como estamos.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

E Sócrates irá capitular?...

Anónimo disse...

Os alemães não querem ser obrigados a pagar os desmandos consumistas e outros,dos potugueses. E têm toda a razão.

Mas estiveram calados quando esse desmando lhes enchia a conta das exportações,sobretudo de automóveis - novos e usados - submarinos e outros brinquedos caros.

A Alemanha quer mandar na pequenada e não pagar nada...

Os problemas financeiros,económicos e todos os outros da UE só poderão ter solução real e estável no quadro da transformação urgente da UE nos Estados Unidos da Europa.

No dia em que isso aontecer,deixaremos de ter uma manta de retalhos e passaremos a construir um Estado poderoso em todos os planos,uma moeda realmente forte e influente no Mundo,uma única voz política com grande influência na cena internacional.

Enquanto isso não acontecer,somos o que está à vista.

Anónimo disse...

Mas o sr SOusa tem toda a razão.
E além da questão religiosa, toda aquela cerimónia parece uma parada do antigo regime, com beija mão e tudo.

Tomar é assim, e o senhor que vem alertar padre Mário tem razão, ainda vamos ver mais novidades.

PF

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

Estou de acordo: uma união política, uma Europa Federativa, sem perda de identidade da nossa história e cultura, na qual a Espanha dará lugar a uma dúzia de estados com os quais Portugal se relacionará em condições iguais com todos eles ao contrário do que actualmente acontece.

Ferreira da Silva disse...

CUNHADO HOMENAGEIA O CUNHADO

DE ARTISTA