terça-feira, 15 de março de 2011

ERA PREVISÍVEL...

Foto O TEMPLÁRIO, com os agradecimentos de Tomar a dianteira

Tal como aqui foi previsto no post "Finalmente encerrado o "Hotel urinol", de ontem, José Carlos Sousa regressou ao local para pernoitar. Segundo noticia O TEMPLÁRIO no seu site, dado que as portas dos sanitários foram entaipadas a tijolo, o anterior ocupante resolveu instalar um colchão debaixo do alpendre da capela e ali passou a noite. Uma vez que aquele nosso infeliz conterrâneo não tem computador não sabe usar a internet, nem eu contactei com ele, ninguém de boa-fé poderá acusar Tomar a dianteira de ter influenciado a sua decisão. O que não impediu algumas reacções curiosas de pessoas que durante 53 meses nada disseram sobre o referido drama, mas agora julgaram útil acusar o autor destas linhas de, por exemplo, ter usado um tom jocoso, de falta de respeito pelo José Carlos. Somos assim. Especialistas a disparar fora de tempo e sempre muito longe do alvo.
Porque a realidade é esta: ao longo dos últimos quase três anos tive a preocupação de alertar todos os jornais nacionais e todos os canais de televisão sobre aquela vergonha social. Mandei fotos, notícias já prontas e tudo. Sem qualquer resultado. Nunca ninguém publicou uma linha sequer sobre tal coisa. Devem ter considerado que sendo longe de Lisboa e do Porto, não tinha qualquer interesse. Mas nestas tristes e lamentáveis condições, se disser aqui, com todas a letras, que temos neste país uma comunicação social de caca, os censores encapotados do costume vão-me acusar uma vez mais de má educação. E depois queixam-se que o país está cada vez pior e/ou que a cidade nunca mais sai da cepa torta. Não se dão conta, por falta de "utensilhagem" mental, que isto anda tudo ligado.
Regressando ao caso do José Carlos, que serviu no mesmo exército que eu, sendo por isso para o bem e para o mal meu camarada de armas, agora a situação é bem mais complicada. Em virtude dos direitos, liberdades e garantias consignados na Constituição, será extremamente difícil expulsá-lo do alpendre da capela, que é um local público, respeitando ao mesmo tempo o espírito e a letra das leis em vigor. Evitam, porém, as almas mais sensíveis de ficarem já sobressaltadas, tarde e a más horas como sempre. Em Washington, capital federal do país mais poderoso e rico do planeta, são aos milhares os sem abrigo. Geralmente antigos combatentes da Coreia, do Vietnam, do Iraque ou do Afganistão. A principal diferença em relação ao José Carlos, ex-combatente no norte de Moçambique, é que têm telemóveis, computadores portáteis e pensões sociais adequadas.
Quem fez a guerra sabe bem que ela continua na cabeça de cada um de nós... As e os que dela escaparam nem sequer conseguem perceber a figura que fazem quando se põem a julgar os antigos combatentes.

Sem comentários: